domingo, 31 de março de 2019

A capacidade da política brasileira em se deteriorar.


A capacidade da política brasileira em se deteriorar.



Como eu já disse em outras postagens, a corrupção generalizada mostrada pela Operação-Lava-Jato,fez com que parte dos brasileiros rompessem com a corrente da social democracia e elegessem Jair Bolsonaro para a Presidencia da República.No entanto,como eu já disse em outra postagem,a política brasileira adquiriu a capacidade de se deteriorar desde o descobrimento do país em 1500.
Sim leitor(a),a corrupção política no Brasil se tornou orgânica ao longo da história e dos diferentes períodos governamentais pelos quais passamos. A política brasileira sempre teve uma capacidade impar de se auto deteriorar, sim leitor (a),em um país que é considerado a oitava economia do mundo,o sistema político não acompanha a grandeza do país (embora caiba ressaltar que não existe governo corrupto com um povo honesto). Entretanto, nunca a podridão da política brasileira foi tão escancarada como nos últimos anos.Sim caro (a) leitor (a),a corrupção sempre existiu na política nacional,mas entretanto,a policia federal adquiriu autonomia com nunca antes e lado mais sujo dos parlamentares passou a ser jogado na cara dos brasileiros pela Televisão.
Uma corrupção generalizada envolveu políticos de todos os grandes partidos,PT,MDB e PSDB que foram os partidos que sempre governaram o país desde a sua redemocratização em 1985,foram totalmente desmoralizados por Sergio Moro e seus pares.Petistas e Tucanos que sempre pregaram a bandeira da ética na política caíram em clara contradição.A capacidade da política brasileira em se auto deteriorar fez com que nascesse uma direita que parecia estar morta no Brasil desde a ultima gestão de Paulo Maluf á frente da Prefeitura de São Paulo.
A podridão no sistema político fez com que parte dos brasileiros rompesse com a Social Democracia e elegesse Jair Bolsonaro na ultima eleição presidencial. O ex militar foi alçado a condição de “mito” por seus eleitores prometendo exterminar com os governos de coalizão em todo o país.Mas no entanto,o discurso radical do atual Presidente da República fez com que se tivesse a certeza de que negociação significa negociata.
Á policia federal desmoralizou  como nunca antes a elite da política nacional gerando um sentimento de incredulidade e revolta em parte da população.A capacidade da política brasileira em se deteriorar fez com que passamos a viver tempos insanos no Brasil,pessoas perderam a empatia de se sentar a mesa para conversar e passaram a se odiar por diferenças de opinião política.
O pan-óptico passou a estar presente da forma mais negativa possível na vida dos brasileiros. Sim leitor (a),pessoas passaram a ter como inimigos aqueles que não adotassem o comportamento desejado por seus respectivos vigilantes.A capacidade da política nacional em se auto deteriorar levou ao rompimento radical com a Social Democracia,sim leitor (a),a articulação política que é um dos pilares de um governo democrático passou á ser vista como corrupção e negociata.
A capacidade da política nacional em se deteriorar nos conduziu os tempos de ódio em que vivemos hoje. E isso leva a seguinte pergunta: Á que pontos a capacidade de deterioração da política brasileira nos levou?


E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7

sábado, 30 de março de 2019

É hora de o Presidente começar a governar.


É hora de o Presidente começar a governar.



Como eu sempre digo leitor (a),Jair Bolsonaro foi eleito por parte do eleitorado insatisfeita com a corrupção generalizada envolvendo os partidos mais tradicionais da nossa política.Dou á você que está me lendo o direito de discordar,eu não acho que a crise econômica tenha sido o principal motivo para uma ruptura tão radical.O capital político do ex militar nasceu do apodrecimento do sistema político,o eleitorado bolsonarista expressou nas urnas seu sentimento de incredulidade e revolta com a capacidade que o sistema político tem de se auto deteriorar.
Além disso,durante a campanha presidencial,Jair Bolsonaro prometeu aos seus eleitores que iria “exterminar” completamente os governos de coalizão em todo o Brasil,e exatamente por causa disso,foi chamado de “mito” pelos seus apoiadores. No entanto,isso deu a ideia de que negociação significa  negociata. Veja bem leitor(a),o parlamento é composto por senadores e deputados que representam a pluralidade de opiniões na sociedade,sim pois cada pessoa vota naquele candidato que representa melhor á sua visão de sociedade e de mundo.
O que eu quero dizer com isso,é que como a política é composta pela pluralidade de opiniões na sociedade representada pelos parlamentares ali eleitos,a arte da negociação é extremamente necessária.Em uma sociedade pluralizada é inviável qualquer chefe de estado conseguir governar sem capacidade de articulação política,veja bem caro leitor (a),como eu disse em outras postagens,todos nós somos adultos e inteligentes para saber diferenciar negociação de negociata. A política é composta pela arte da negociação como forma de minimizar diferenças em nome de um denominador comum, o discurso de qualquer político contra a coalizão é populista e inviável em qualquer país democrático.
Eu estive na Suíça e na Itália em 2013, o primeiro ministro não governa sozinho mesmo tendo o poder central. Sim os governos nesses dois países funcionam por que o primeiro ministro tem a arte da negociação no parlamento (o que não necessariamente tem a ver com negociata).Portanto,é hora do presidente Jair Bolsonaro abandonar o discurso de campanha e começar a governar de fato.Como chefe de estado,ele tem que dar o exemplo aos eleitores que negociação é oposto de negociata,um Presidente sem capacidade de articulação não tem governabilidade e isso se reflete negativamente na economia brasileira. Com a crise entre Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia,o dólar disparou e o desemprego aumentou.E não custa lembrar que o exercício do poder traz o desgaste natural com o passar dos anos.
O eleitorado que colocou Jair Bolsonaro na cadeira presidencial é extremamente critico e espera a retomada imediata do crescimento econômico, certamente esse eleitorado não vai perdoar escorregões de um chefe de estado sem capacidade de governabilidade no país. Veja bem leitor (a),não estou fazendo juízo político,pois eu já fiz criticas aos partidos da política tradicional aqui no blog. Sempre fui um critico á falta de autocrítica dos grandes partidos com seus caciques envolvidos na corrupção generalizada mostrada pela Operação Lava-Jato que nos levou aos tempos insanos que vivemos hoje com a ruptura com a Social Democracia no Brasil .

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7



quinta-feira, 28 de março de 2019

Uma triste noticia para a Social Democracia no Brasil.


Uma triste noticia para a Social Democracia no Brasil.



De acordo com portal G1 da Rede Globo,a policia federal prendeu nesta quinta feira (28) cinco pessoas e cumpriu oito mandatos de busca e apreensão na Operação Decantação 2,que investiga fraude em licitações e desvio de dinheiro na Companhia de Saneamento de Goiás (Sanego).Segundo o G1,o ex governador José Eliton (PSDB) é alvo de mandatos de busca .O G1 cita que a Policia Federal apreendeu  R$ 1,8 milhões com dois suspeitos.
O G1 também cita na matéria que de acordo com a Policia Federal,empresários,dirigentes da empresa e agentes públicos são investigados pelos desvios.O G1 cita na reportagem que as buscas são feitas,conforme a policia,em endereços de investigados e pessoas ligadas ao ex governador,em Goiânia,na região Metropolitana da Capital.

Á você que está me lendo eu digo: Bom leitor (a),você já deve estar chateado comigo,pois o discurso é sempre o mesmo. No entanto, a podridão na política tradicional elegeu Jair Bolsonaro á presidência da República.Sim,pois parte da população se sentiu incrédula e indignada com a corrupção generalizada envolvendo os grandes partidos que sempre governaram o país desde a sua redemocratização.
É claro que cabe sempre ressaltar que até o momento o ex-governador tucano não é réu ou foi indiciado pelos fatos citados,entretanto,essa é mais uma má  noticia para aqueles favoráveis a corrente da Social Democracia no Brasil.Assim como o PT,o PSDB sempre pregou a ética na política,no entanto,foi pego em contradição pelo fato de ter tido seus caciques sangrados pela Operação-Lava-Jato.
A capacidade da própria política em se deteriorar foi o que deu ao ex militar o capital político que o levou a vencer as eleições presidenciais,pois esse eleitorado votou em Jair Bolsonaro como uma forma radical de protesto contra as negociatas na política tradicional. A capacidade impressionante da política brasileira em sem deteriorar nos levou aos tempos insanos em que vivemos hoje no Brasil.


E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7

quarta-feira, 27 de março de 2019

A Reforma da Previdência


A Reforma da Previdência.


O governo do Presidente Jair Bolsonaro tem sido um desgoverno total desde o seu inicio.Sim leitor (a),estamos misturando negociação e negociata e assim não há governabilidade no chefe de estado e isso se reflete na economia.Na reforma da previdência,o desgoverno presidencial pode cobrar um alto preço.Sim leitor (a),uma reforma aprofundada certamente vai encontrar muita resistência,tanto no senado quanto na camara. A reforma da previdência é um tema impopular que tira votos em época de eleição,Jair Bolsonaro com certeza sabe perfeitamente disso.
Nessa hora, tanto os parlamentares novatos quanto os veteranos,falam a mesma língua em torno da suas sobrevivência politicas. Além disso,o presidente Jair Bolsonaro parece ser refém do discurso radical da campanha eleitoral,quando prometeu aos seus eleitores “exterminar os governos de coalizão em todo o país”,no entanto,esse discurso é inviável politicamente.A política é feita com vários parlamentares representando diversas opiniões conflitantes na sociedade,portanto leitor(a),a arte da negociação para sanar as diferenças se faz necessária.
No entanto,o próprio Jair Bolsonaro contribuiu para dizer aos brasileiros que negociação é a mesma coisa que negociata.O discurso populista fez com que o ex militar fosse chamado de “mito” por seus apoiadores,mas aparentemente cobra um alto preço após Jair Bolsonaro ser eleito presidente.A aprovação do presidente teve uma queda e talvez Bolsonaro esteja temeroso em perder seu capital político,pois ele talvez ache que se negociar com o congresso,estará voltando a “velha política”.
 A negociação talvez pudesse até ser mais  viável se o governo federal tivesse um projeto claro de governo para compartilhar com os parlamentares, o que não é exatamente o caso.Além disso,o presidente nomeou militares para os cargos principais no governo,entretanto,os militares nomeados por Jair Bolsonaro,aparentemente não tem capacidade de articulação política o que talvez contribua para o desgaste entre o governo e o congresso. O eleitor que votou em Jair Bolsonaro foi uma parcela da população revoltada com o sistema político vigente no Brasil,esse eleitorado rompeu radicalmente com os governos de coalizão,pois associa a coalizão governamental aos escândalos de corrupção. No entanto,é necessário que Jair Bolsonaro apresente um projeito claro que gestão para organizar sua base ,pois dessa forma poderia ter alguma condição de tramitação no parlamento.O eleitorado do Presidente é altamente critico e com certeza não vai tolerar escorregões na retomada da economia.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7




segunda-feira, 25 de março de 2019

O reflexo do desgoverno federal na economia.


O reflexo do desgoverno federal na economia.



De acordo com a reportagem do Portal G1 da Rede Globo, o principal indicador da bolsa paulista, a B3,abriu em queda nesta segunda feira (25),com os investidores de olho no cenário político local e na tramitação da reforma da Previdência em meio á crise entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da camara Rodrigo Maia (DEM-RJ).
De acordo com o G1,o Ibovespa recuava 0,55% aos 93.222 pontos. O G1 cita na matéria que na sexta feira, o índice fechou em queda  de 3,10,aos 93.735 pontos-menor patamar de fechamento desde 11 de Janeiro (93.658 pontos).Ainda segundo o G1,na semana, a bolsa recuou 5,45 %.No entanto, ainda acumula alta de 6,65% em 2019.

Á você que está me lendo eu digo : Como eu disse aqui, o desgoverno do presidente Jair Bolsonaro traz consequências sérias na economia. Sim leitor (a),a incerteza governamental em qualquer país desequilibra a bolsa de valores e consequentemente o preço do dólar dispara, dificultando a retomada da economia e do emprego no Brasil.
 Como eu disse ontem, na política brasileira sempre se confundiu negociação com negociata. O próprio Jair Bolsonaro contribuiu para essa confusão, pois durante a campanha presidencial, o ex militar prometeu aos seus eleitores “exterminar” os governos de coalizão em todo o Brasil. No entanto, um governo não é viável sem capacidade de dialogo e articulação política. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013,e nesses dois países, assim como na Europa de maneira geral, o primeiro ministro não governa sozinho pois ele precisa de capacidade de articulação no parlamento para aprovar pautas de interesse governamental.
A confusão entre negociação e negociata dificulta a governabilidade no Brasil, e sem governabilidade, o preço do dólar dispara e a economia brasileira se retrai ainda mais. Definitivamente o Brasil não agradece o desgoverno federal causado pela mistura de conceito entre negociação e negociata .

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7



domingo, 24 de março de 2019

O desgoverno do presidente Jair Bolsonaro.


O desgoverno do presidente Jair Bolsonaro.



Antes de começar o texto, deixo claro que o meu objetivo não é fazer juízo político, pois de fato o Presidente Jair Bolsonaro foi eleito democraticamente em um pleito presidencial. Vamos começar pelo comportamento histórico no Brasil ,como já abordei em outra postagem,a corrupção existe no Brasil desde o seu descobrimento.Sim leitor (a),no Brasil sempre houve uma confusão muito grande entre negociação e negociata no estado brasileiro.
Historicamente a política brasileira é marcada por negociatas, como por exemplo, os votos de paizinho após a proclamação da República em 1889. A política brasileira nunca soube diferenciar os opostos entre negociação e negociatas,muitas vezes a negociata é base de sustentação do governo,como por exemplo,o mensalão e a compra de votos.
Mas, no entanto, a polícia federal passou á ter mais independência e mais força para investigar casos de corrupção. Sim leitor (a),as negociatas na política passaram á ser jogadas na cara dos brasileiros da pior forma possível.Um sentimento de revolta com o política tradicional começou a nascer em parte da população,a mistura nefasta entre negociação e negociata,fez com que parte dos brasileiros rompessem radicalmente com a Corrente da Social Democracia na ultima eleição.
Em 2013 eu viajei para a Suíça e para a Itália e nesses países o conceito entre negociação e negociata é bem claro.Nesses dois países,como na Europa de modo geral,a negociação é uma forma de dialogo que visa eliminar as diferenças visando o  interesse comum.Já a negociata é uma negociação suspeita que envolve trapaça. No Brasil sempre tivemos a negociata como uma forma de articulação governamental, e isso levou ao rompimento com a Social Democracia e aos tempos insanos que nós estamos vivendo hoje.
Então tivemos a eleição de Jair Bolsonaro que durante a campanha eleitoral  prometeu aos seus eleitores que iria “exterminar” os governos de coalizão em todo o Brasil.O discurso do ex militar cativou seus apoiadores que passaram a chama-lo de “mito”.Mas,entretanto,isso passou aos brasileiros á ideia que negociação é a mesma coisa que negociata.
Na Suíça e na Itália,o primeiro ministro não governa sozinho,ele negocia sua articulação política para tramitar reformas de interesse do governo (e vejam que isso não necessariamente significa negociata). No Brasil temos o desgoverno de um Presidente da República que talvez seja refém do discurso de campanha em que prometeu “exterminar” os governos de coalizão em todo o país.Mas,no entanto leitor (a),nenhum governo é viável sem capacidade de dialogar com o congresso.Como eu disse na postagem de ontem,somos adultos para entender a diferença entre negociação e negociata.
A falta de dialogo com o congresso leva o governo federal á ter um desgoverno justamente em período de lua de mel com os seus eleitores. Sim caro (a) leitor (a),um governo sem capacidade de dialogo não tem governabilidade e isso afeta ainda mais a economia do país e consequentemente a retomada dos empregos .Sim leitor (a),um chefe de estado sem governabilidade não tem condições de trazer resultados práticos para o país que governa.Um desgoverno presidencial somente prejudica a retomada da economia.


E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7

sábado, 23 de março de 2019

As crises do governo de Jair Bolsonaro.


As crises do governo de Jair Bolsonaro.

As crises do governo de Jair Bolsonaro.
Segundo a noticia de hoje do Portal Terra,as criticas do Presidente da Camara Rodrigo Maia (DEM-RJ),á articulação política do governo para a reforma da Previdência ganhou apoio dos líderes do Centrão,que já estavam irritados com o Palácio do Planalto.De acordo com o Terra,deputados disseram que vão recusar a oferta de cargos nos Estados e preparam novas derrotas para o Executivo semana que vem.
O Terra destaca na matéria,que nessa linha,o primeiro enfrentamento deve acontecer na próxima terça feira,durante a sabatina do ministro da economia,Paulo Guedes,na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Camara. Ainda de acordo com o Terra,deputados do bloco encabeçado por PP.PR,PTB e PRB avisaram a representantes do Governo na Casa que pretendem abandonar a sessão,abrindo espaço para a oposição sabatinar o ministro responsável pela proposta de reforma da previdência.
O Terra destaca na reportagem que a gota d água,segundo parlamentares,foi a declaração de Bolsonaro em uma live direto do Chile,em que atribuiu a prisão de Michel Temer á “sintonia fina” que o presidente mantinha com o Congresso.

Á você que está me lendo eu digo : O Presidente Jair Bolsonaro recebeu da Operação-Lava-Jato um cavalo totalmente arriado em que não está conseguindo montar pelas crises fabricadas em seu governo. Sim leitor (a),Bolsonaro foi eleito com o discurso em que iria exterminar de uma vez por todas os governos de coalizão no Brasil.
Acontece que todos os parlamentares e governadores foram eleitos por parte da população brasileira como um todo,o que eu quero dizer é que nenhum chefe de estado em lugar nenhum do mundo governa sem uma coalizão política minimamente  sustentável.Eu estive na Suíça e na Itália há alguns anos,nesses países como quase em toda a Europa,o primeiro ministro não governa sozinho,mesmo ele tendo o poder em mãos.
Na Suíça e na Itália o primeiro ministro constrói sua coalizão política para tramitar projetos de interesse do governo, o que não necessariamente quer dizer com a corrupção generalizada que vemos no Brasil. O que acontece na verdade é que Jair Bolsonaro está refém do seu discurso de campanha contra os governos de coalizão,a aprovação do governo caiu e talvez o ex militar tenha medo de perder o apoio do seu eleitorado,pois não custa lembrar que o caso das candidaturas laranjas já colocou Jair Bolsonaro em contradição com o discurso na campanha presidencial.
Veja bem caro (a) leitor (a),todos nós somos adultos para entender a clara diferença entre negociação e negociata. Negociar é buscar um acordo por meio do dialogo como forma para as pessoas eliminarem ou minimizar suas diferenças. Já a negociata é um negócio desonesto em que há trapaça,ou seja a negociata é algo suspeito.
O que acontece é que o discurso de Jair Bolsonaro contra os governos de coalizão durante a campanha cativou um eleitorado que rompeu com a Social Democracia devido as negociatas reveladas pela Lava-Jato. No entanto, negociação é totalmente diferente de negociata, sem coalizão política qualquer governo é inviável. Ou seja o discurso contra os governos de coalizão é totalmente demagogo leitor (a).

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7




quinta-feira, 21 de março de 2019

A prisão do ex Presidente Michel Temer.


A prisão do ex Presidente Michel Temer.



De acordo com a matéria que eu assisti agora no Telejornal Globo News,o ex  Presidente Michel Temer (MDB) foi preso na Operação Lava-Jato.No entanto,segundo o telejornal Globo News,o ex ministro do governo Temer Moreira Franco também é alvo do mandato de prisão pela Operação-Lava-Jato,entretanto,o Globo News cita na matéria que os motivos dos mandatos de prisão contra o ex Presidente Michel Temer e contra o ex ministro Moreira Franco não foram revelados.
O Globo News cita na reportagem que a prisão do ex Presidente Michel Temer (MDB) possa ser reflexo da Operação da Lava-Jato no Rio de Janeiro que resultou na prisão do ex-governador fluminense Sérgio Cabral (MDB). O

Á você que está me lendo eu digo : A prisão do ex presidente Michel Temer revela o apodrecimento do sistema político,foi o sentimento de incredulidade e revolta de parte da população com a corrupção generalizada que fez com que Jair Bolsonaro fosse eleito Presidente da República nas ultimas eleições.
PT.PSDB e MDB que são os partidos que representam a corrente da Social Democracia foram desmoralizados pela Operação-Lava-Jato e isso levou que esses eleitores rompessem com a Social Democracia como forma radical de protesto.A desmoralização dos partidos levou aos tempos insanos em que estamos vivendo hoje com pessoas se odiando por diferenças de pensamento político. A informação do Globo News mostra a triste realidade da política brasileira que nos levou a insanidade em que vivemos. A prisão de Michel Temer é uma noticia muito triste para a Social Democracia no Brasil.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


A busca em Inquérito sobre ofensas a Ministro da Corte.


A busca em Inquérito sobre ofensas a Ministro da Corte.



Segundo a reportagem de hoje do Portal G1 da Rede Globo,o ministro Alexandre Moraes,do Supremo Tribunal Federal (STF),autorizou as primeiras medidas no inquérito que investiga ofensas a ministros da Corte.O G1 destaca que as ações estão sendo cumpridas na manhã desta quinta feira (21) e incluem busca e apreensão nas casas de suspeitos em São Paulo e Alagoas.O G1 destaca na matéria que a investigação corre em sigilo.
Ainda de acordo com o G1,nesta quarta feira (20),o ministro,que é relator da investigação,indicou dois delegados para atuar no caso.O G1 cita na reportagem que foram designados para a investigação o delegado federal Alberto Ferreira Neto,chefe da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Fazendários,e o delegado Maurício Martins da Silva,do Departamento de Inteligência da Policia Civil de São Paulo.

Á você que está me lendo eu digo: As ofensas aos ministros do Supremo Tribunal Federal não podem ficar impunes. Sim leitor (a),o STF é um dos pilares fundamentais de uma democracia consolidada,se há irregularidades,que elas sejam apuradas,mas a Suprema Corte tem que ser respeitada.Nos tempos insanos em que estamos vivendo no Brasil,o Supremo Tribunal Federal é um dos pilares fundamentais da nossa democracia,portanto essas pessoas devem ser punidas.
Mas,entretanto,as ofensas aos ministros da corte,refletem a falta de empatia em que passamos a viver no Brasil. O apodrecimento da atividade parlamentar causou o rompimento de parte da sociedade com a Social Democracia,assim passamos a viver tempos tristes em que as pessoas já não são capazes de se sentar a mesa para conversar.Como eu sempre venho dizendo aqui no blog,passamos a ter a divisão entre os que são a favor e os que são a contra a Social Democracia. A democracia brasileira foi testada como nunca nãos últimos anos com a corrupção escancarada lançada aos brasileiros pela Operação-Lava-Jato,talvez as agressões aos ministros da Corte revela o rompimento com a Social Democracia no país.


E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7

quarta-feira, 20 de março de 2019

Uma péssima noticia para o MDB.


Uma péssima noticia para o MDB.



Segundo a reportagem do Portal G1 da Rede Globo,o Ministério Público Federal (MPF) denunciou  pela vigésima nona vez,nesta terça feira (19),o ex governador Sérgio Cabral (MDB),na operação Consiglere,uma das fases da Lava-Jato no estado. O G1 destaca que além dele,também foram denunciados Regis Fichtner.que foi secretário estadual da Casa Civil,e o coronel da Polícia Militar Fernando França.O G1 cita que eles são acusados pelos crimes de corrupção passiva,lavagem de dinheiro e organização criminosa. O G1 afirma que Fichtner e França foram presos preventivamente no mês passado na operação Consigliere,mas um desdobramento da Lava-Jato.

Á você que está me lendo eu digo : Essa é sem duvida uma péssima noticia para o MDB,que talvez tenha sido o partido mais atingido pela Operação-Lava-Jato.Sim leitor (a),assim como PT e PSDB,o MDB representa no espectro político a Corrente da Social Democracia,esses três partidos foram desmoralizados pela Operação-Lava-Jato e isso levou Jair Bolsonaro ao poder na ultima eleição.
O que temos que ter em mente é que o apodrecimento da política fez com que parte da população rompesse com a Corrente da Social Democracia,sim leitor(a),esse rompimento se deu pelo sentimento de incredulidade e revolta de parte dos brasileiros com a política tradicional.O voto em Jair Bolsonaro foi uma forma radical de protesto desses eleitores contra o sistema político,o eleitorado do atual presidente não nasceu do nada,o capital político do ex militar nasceu do descrédito de parte dos brasileiros com a Social Democracia.
E a prisão do ex-governador  Fluminense Sérgio Cabral é uma péssima noticia para aqueles que são adeptos aos partidos que representam a Corrente da Social Democracia. A corrupção generalizada apenas favorece o capital político de Bolsonaro.


E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7

terça-feira, 19 de março de 2019

Má noticia para o PSDB.


Má noticia para o PSDB.



Segundo a matéria de hoje do Portal G1 da Rede Globo,o ex governador Beto Richa (PSDB) voltou a ser preso,em Curitiba. O G1 destaca que a nova prisão ocorreu na manhã desta terça feira (19),e faz parte de uma operação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) que investiga desvio de recursos que deveriam ser usados na construção de escolas.O G1 afirma,que parte desse dinheiro,segundo as investigações,foi parar em campanha eleitoral do tucano.
Ainda de acordo com o G1,essa é a terceira vez que o tucano é detido.A reportagem cita que ele já havia sido preso em outra investigação do Ministério Público paranaense e em um desdobramento da Operação Lava –Jato,mas foi solto por ordem da Justiça. O G1 afirma que a prisão foi determinada pelo juiz Fernando Bardelli Silva Fischer,na nona  Vara Criminal de Curitiba.

Á você que está me lendo eu digo : Essa sem duvida é uma péssima noticia para um partido que perdeu sua identidade com a agenda policial de seus correligionários com a Operação-Lava-Jato. Sim leitor (a),é bem verdade que os tucanos elegeram três governadores na ultima eleição,entretanto,o ex governador paulista Geraldo Alckmin sequer chegou ao segundo turno na ultima eleição presidencial.
 Os efeitos da Operação-Lava-Jato foram devastadores para os tucanos que perderam o seu discurso sobre a ética na política que sempre pregaram historicamente. O PSDB foi fundado na Corrente da Social Democracia, no entanto, é um partido sem identidade que está dividido ao meio entre ser situação e oposição ao governo do Presidente Jair Bolsonaro. Sim leitor(a),essa é a realidade,pois o atual governador paulista João Doria não é considerado um tucano de raiz e sofre resistência dos seus próprios pares,aliás,segundo uma matéria do Jornal Agora São Paulo,o ex governador paulista Geraldo Alckmin declarou que o PSDB é um partido de centro e reformista e não de extremos.


E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7

segunda-feira, 18 de março de 2019

O dilema do Partido dos Trabalhadores.


O dilema do Partido dos Trabalhadores.



Nos seus 39 anos de existência o Partido dos Trabalhadores foi firmando um capital político respeitável no Brasil,com um espectro político voltado para a esquerda e centro esquerda,foi conquistando adeptos no país ao longo do tempo. Ao mesmo tempo,o partido sempre fez o discurso sobre a ética na política  nos anos em que era oposição nos dois mandatos do ex presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em 2002 o Partido dos Trabalhadores chegou ao seu auge com a votação expressiva do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva que foi eleito com quase 60 % dos votos.No entanto,ao mesmo tempo em que implantava programas sociais importantes  no pais,o Partido dos Trabalhadores começava a cair em contradição em relação ao discurso sobre a ética na política,sim leitor (a),caciques petistas começaram a ter agendas policiais com a policia federal.O Partido dos Trabalhadores que sempre pregava a ética na politica tinha seus caciques se portando como todos os governos e regimes sempre se portaram historicamente no Brasil.
Embora fosse mantendo seu capital político,o Partido dos Trabalhadores começava a cair de patamar ao longo dos anos. Embora tenha elegido quatro governadores, 56 deputados federais e 85 deputados estaduais, é nítido que o partido caiu de patamar se comparado aos números expressivos que teve nos dois mandatos de Lula e no primeiro mandato de Dilma. No primeiro turno Jair Bolsonaro venceu com o discurso antissistema, no entanto, as pessoas que votaram no ex militar o fizeram não por suas ideias,mas sim com o sentimento do antipetismo.
 A votação de Fernando Haddad e a eleição do maior número de deputados mostram sem duvida que o Partido dos Trabalhadores possui um capital político expressivo no país, no entanto, a  vitória de Jair Bolsonaro no segundo turno mostra que o antipetismo aumentou em parte da população. Se por um lado o Partido dos Trabalhadores implantou programas de desenvolvimento importantes no Brasil,por outro caiu em contradição em relação ao seu discurso sobre a ética na politica.Sim,infelizmente alguns caciques petistas se portaram como todos os demais e isso contaminou outras candidaturas no partido.
Hoje na oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro,o Partido dos Trabalhadores tem a chance de se reorganizar politicamente,hoje o Partido dos Trabalhadores  não é mais vidraça como nos tempos em que ocupou o Palácio do Planalto. No entanto, é chegada a hora da direção do partido fazer cortes dolorosos para a necessária oxigenação de novas lideranças nos seus quadros até 2022. Assim como também acontece com PSDB e MDB, o lado sombrio do Partido dos Trabalhadores representa o rompimento de parte dos brasileiros com a  Corrente da Social Democracia na ultima eleição presidencial. Hoje o Partido dos Trabalhadores está na oposição e tem uma chance de ouro de se oxigenar para 2022, e é necessário que o faça rapidamente pois o fenômeno Jair Bolsonaro é uma realidade concreta no Brasil,é hora da direção do Partido dos Trabalhadores  ser pragmática em relação a esse fato,mesmo que isso signifique cortar na própria carne.


E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


sexta-feira, 15 de março de 2019

A investigação do assassinato de Marielle Franco.


A investigação do assassinato de Marielle Franco.



Segundo a matéria de hoje do Portal G1 da Rede Globo, um relatório de Controle de Atividades Financeiras (Coaf),apontou um deposito de R$ 100 mil em dinheiro,na conta do policial reformado Ronnie Lessa, denunciado pelo assassinato de Marielle e Anderosn.O G1 diz que o Ministério Público  citou esse relatório em um pedido de bloqueio dos bens de Lessa e do ex PM Élcio Queiroz,também preso.
De acordo com o G1,o depósito foi feito na boca do caixa no dia 09 de Outubro de 2018,sete dias depois do crime. O G1 ainda cita na reportagem que o Ministério Público pediu o bloqueio para garantir a indenização por danos morais e materiais ás famílias da vereadora e do motorista. Ainda de acordo com o G1,além do relatório, o Ministério Público cita no pedido a lancha, aprendida em Angra dos Reis em nome de uma pessoa que seria “laranja” de Ronnie Lessa,os automóveis do Policial Militar reformado e a casa dele, localizada em um condomínio luxuoso na Barra da Tijuca.O G1 também cita, que tudo isso, segundo o Ministério Público, seria incompatível  com a renda de um policial militar reformado.

Á você que está me lendo eu digo: É sempre importante esperar o fim das investigações para tirar qualquer conclusão, o inquérito ainda não foi oficialmente concluído e os suspeitos do assassinato de Marielle também ainda não foram ouvidos. Entretanto, esses depósitos na conta dos suspeitos é algo que não cheira nada bem. Sim leitor (a),o assassinato de Marielle Franco foi covarde e brutal e seus carrascos não podem ficar impunes, caso contrário estamos atestando a volta do velho oeste no Brasil como uma forma legitima de resolver diferenças políticas.
Sim leitor (a),o assassinato da vereadora Marielle Franco fere o principio da democracia e do estado democrático no Brasil. Portanto, o inquérito deve ser concluído e os responsáveis pelo crime exemplarmente punidos. Volto á afirmar que não podemos tirar qualquer conclusão antes do encerramento das investigações, no entanto, os culpados não podem ficar impunes.


E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


quinta-feira, 14 de março de 2019

Governo de Jair Bolsonaro quer melhorar sua imagem


Governo de Jair Bolsonaro quer melhorar sua imagem.



De acordo com a matéria do Portal do Estado de São Paulo,o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta feira (13),que pretende trocar cerca de 15 representações diplomáticas do Brasil pelo mundo.O Estadão cita que segundo ele,as trocas serão feitas em postos chave,incluindo as embaixadas no Estados Unidos e na França,e tem como objetivo “melhorar sua imagem no exterior”.
O Estado de São Paulo cita quem café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto,Bolsonaro se queixou do trabalho dos atuais diplomatas.Segundo o Estadão,o presidente disse que é apresentado lá fora com uma imagem pessoal muito ruim e que os embaixadores tem como tarefa não só promover o Brasil no exterior,mas também “não apresentar o governo e o presidente como se fosse racista e homofóbico”. O Estado de São Paulo cita que foi a segunda vez que o presidente organizou esse tipo de encontro com jornalistas. O Estadão cita,que como da primeira,não foi convidado para a conversa desta quarta feira.

Á você que está me lendo eu digo : Talvez o presidente Jair Bolsonaro tenha se dado conta que seu governo é uma fabrica de crises justamente no período de lua de mel com seus eleitores,mas no entanto,o próprio Jair Bolsonaro sempre teve posicionamentos extremistas,tanto como deputado federal quanto na campanha eleitoral. Ele sempre declarou, por exemplo, que todo o trabalhador que faz greve é vagabundo, entretanto, o salário mínimo pago no Brasil é menor do que o salário mínimo pago na África do Sul e certamente Jair Bolsonaro nunca procurou  se informar  sobre isso.
O Presidente sempre teve posicionamentos extremistas contra as mulheres, os negros e os homossexuais e isso repercute sim na imagem do Brasil no exterior. Sim leitor (a),eu estive na Suíça e na Itália em 2013,e nesses países existe a igualdade de direitos entre homens e mulheres e os homens suíços e italianos tem uma percepção sobre o feminismo completamente distinta do homem brasileiro.Sim leitor (a),o próprio Jair Bolsonaro sempre declarou que as feministas são mulheres em guerra contra os homens.
Talvez seja a hora do presidente começar á ser mais bem assessorado pelos seus subordinados e entender a realidade complexa  do país que governa,que convenhamos  é uma realidade bem diferente dos Estados Unidos aonde a posse de arma é livre aos cidadãos. Ter posse de armas no Brasil é a criação do velho oeste no século 21.


E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7

quarta-feira, 13 de março de 2019

O triste tempo em que vivemos.


O triste tempo em que vivemos.



Segundo a reportagem do Portal G1 da Rede Globo,o Ministério Público disse na tarde desta terça feira (12),que a vereadora Marielle Franco foi morta por causa de uma “repulsa” do atirador Ronnie Lessa e sua atuação política em defesa de causas voltada para as minorias.Segundo o G1,o PM reformado Ronnie foi apontado pela força tarefa como o atirador.
Entretanto, de acordo com o G1,essa motivação não inviabiliza segundo as promotoras,um possível mando do crime.O G1 diz ainda que as  investigações seguem um sigilo justamente para identificar se alguém eventualmente tenha encomendado a morte de Marielle. Ainda de acordo com o G1,quando perguntada  sobre os elementos da investigação que demonstram a motivação torpe para o crime,a promotora afirmou que as pesquisas feitas por Ronnie Lessa “demonstram perfil absolutamente reativo a essas pessoas que se dedicam as causas das minorias”.

Á  você que está me lendo eu digo : Esse é o triste retrato de um país aonde será liberado a volta do velho oeste para resolver diferenças políticas.Sim leitor (a),em um país com baixos níveis culturais,o governo federal acha que temos condições de ter a posse de armas.
No entanto, o assassinato de Marielle foi bárbaro e covarde,essa gente não pode ficar  impune,não pode ficar mesmo.Esse caso serve para mostrar que o Brasil ainda tem algum resquício de um estado minimamente civilizado,não se pode admitir que o país tenha a volta do velho oeste em pleno século 21 como forma de debater diferenças políticas,isso é intolerável. A imagem brasileira no exterior já é manchada demais para que carreguemos na nossa bagagem o estigma  do velho oeste no Brasil.
 A vereadora Marielle Franco representa a força feminina na luta por um país melhor e mais humano, ela mostrou o quanto o exercício da política pode ser nobre quando dedicado a causas relevantes no país, portanto seu homicídio não pode ficar impune.



E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7



terça-feira, 12 de março de 2019

Os tristes tempos em que nós vivemos no Brasil.


Os tristes tempos em que nós vivemos no Brasil.



Segundo a matéria de hoje no Portal G1,Policiais da Divisão de Homicídios da Policia Civil e promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro prenderam por volta das 4:30 hs desta terça feira (12),o policial militar reformado Ronnie Lessa,de 48 anos,e o ex policial militar Élcio Vieira de Queiroz,de 46 anos. O G1 destaca que a força tarefa que levou á Operação Lume diz que eles participaram dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.O G1 cita que os crimes completam um ano nesta quinta feira (14).

Á você que está me lendo eu digo : Esse fato é lamentável e os executores de Marielle Franco devem ser exemplarmente punidos,é inadmissível que em pleno século 21 um ser humano seja executado cruelmente dessa forma.Entretanto,o assassinato de Marielle,revela os tempos insanos em que estamos vivendo no Brasil.Sim leitor (a),diferenças de pensamento político passaram á ser motivo de facadas e agressões,sinceramente eu nunca pensei em presenciar fatos tão tristes na minha vida.
O assassinato de Marielle revela os tempos tristes em que estamos vivendo no Brasil, sim leitor(a),e muitos ainda defendem a volta do  velho oeste no estado brasileiro. O apodrecimento do sistema político nos levou a tempos insanos aonde pessoas insanamente se agridem por diferenças políticas,não há mais a civilidade de sentar-se á mesa para conversar.No entanto,o país aguarda a solução do assassinato de Marielle e que seus carrascos sejam exemplarmente punidos.Mas,entretanto, mesmo a punição aos culpados do assassinato de Marielle não vai apagar as feridas na democracia brasileira com os tempos insanos em que nós vivemos.O apodrecimento da política nos levou aos tempos do velho oeste com o rompimento com a social democracia e vidas humanas se perdem na estrada.

E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


domingo, 10 de março de 2019

O fenômeno Jair Bolsonaro e o rompimento com a Social Democracia no Brasil.


O fenômeno Jair Bolsonaro e o rompimento com a Social Democracia no Brasil.



Na última eleição presidencial vimos nascer no Brasil uma direita que talvez não víssemos no país desde a gestão do ex-prefeito e ex-governador Paulo Maluf na prefeitura de São Paulo nos anos 1990, vejo muitos dos meus conhecidos incrédulos por ter nascido uma onda tão conservadora no Brasil, á ponto do ex-deputado Jean Willys ter se exilado no exterior.
Entretanto, temos que nos despir das nossas preferências para entender como surgiu o fenômeno Jair Bolsonaro no Brasil. É um equivoco atribuir a vitória do ex militar apenas á classe média,sim leitor (a),pessoas que trabalham comigo nas Lojas Riachuelo também votaram no ex militar na eleição presidencial.
Como eu já disse em outra postagem aqui no meu blog,a corrupção existe no Brasil desde o seu descobrimento, historicamente ela apenas foi se tornando orgânica em diferentes regimes governamentais. No entanto, historicamente falando a corrupção nunca foi tão escancarada como nos últimos anos com os fatos trazidos a tona pela Operação Lava-Jato. Claro que a crise econômica também contribuiu para isso, mas entretanto, outras crises econômicas no Brasil não foram motivos para uma ascensão de uma direita tão radical ao Palácio do Planalto.
Historicamente a corrupção nunca foi tão escancarada como nos últimos anos, sim leitor (a),com maior poder e autonomia de investigação a Policia Federal expôs toda a podridão do sistema político nacional na cara dos brasileiros da forma mais dolorosa possível.Conversando com alguns dos meus colegas de trabalhão eu via uma descrença total na política,muitos me disseram que Jair Bolsonaro era o único político ficha limpa no meio da podridão escancarada todos os dias na TV.
Sim caro (a) leitor (a),em uma analise profunda é possível entender que nessa década houve um sentimento de incredulidade de parte dos brasileiros com o sistema político, almoçando nos restaurantes do shopping aonde trabalho ouvi um homem dizer a sua esposa que tinha saudades da ditadura.Sim leitor (a),a corrupção na política de fato chegou a um nível realmente insuportável e muito provavelmente houve um rompimento de parte dos eleitores com a corrente da  social democracia.
E veja bem não adianta atribuir essa ruptura apenas á esse ou aquele partido,PT,PSDB e MDB que são  os partidos que em tese representam a tendencia da  social democracia que governaram o país desde a sua redemocratização foram completamente desmoralizados pelo ex juiz Sérgio Moro e seus pares.Petistas e Tucanos por exemplo,caíram em total contradição em relação ao discurso sobre a ética na política que sempre pregaram historicamente ao longo dos anos,a política brasileira apodreceu como nunca antes e o sentimento de revolta de parte da população com a política  causou um rompimento extremamente radical dessas pessoas com corrente da social democracia e assim se fortaleceu o capital político de Jair Bolsonaro.
 E o rompimento dos eleitores de Jair Bolsonaro com a social democracia foi tão radical que os mesmos sequer enxergam as controversas e criticas de juristas e advogados aos métodos de investigação utilizados pela Lava-Jato. O rompimento de parte dos brasileiros com a social democracia levou aos tempos insanos que vivemos hoje no Brasil,pessoas perderam a empatia para se sentar na mesa e conversar por diferenças de opinião política.
Agora o fenômeno Jair Bolsonaro fez o nascimento daqueles que são a favor e contra a social democracia  no Brasil,e convenhamos leitor (a),a podridão na política nacional chegou á um nível insuportável. O apodrecimento da política no Brasil causou o rompimento radical com a social democracia e o nascimento do eleitorado de Jair Bolsonaro no Brasil.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7



sábado, 9 de março de 2019

A corrupção generalizada no Brasil.


A corrupção generalizada no Brasil.



Segundo a matéria de hoje do Portal Folha de São Paulo, a empreiteira OAS usava como laranjas suas empresas prestadoras de serviço para disfarçar doações em campanhas eleitorais,segundo executivos do grupo que hoje são delatores. A Folha cita na matéria que a construtora orientou fornecedoras de suas obras a fazer doações oficiais nas campanhas de 2010 e 2014,á época legalizadas,para partidos ou candidaturas de seu interesse e compensava esses valores com contratos superfaturados em suas construções.
A Folha cita na reportagem que com isso,evitava que seu nome fosse associado a determinados candidatos e ficava livre para ultrapassar limites de repasses impostos pela lei eleitoral vigente naquelas eleições – que proibiam uma campanha de doar mais de 2% de seu faturamento bruto.Ainda de acordo com a Folha,essa prática ganhou o apelido de “caixa três” na delação da Odebrecht,que usou mecanismo parecido em eleições para Lava-Jato.A Folha  cita que a Odebrecht delatou em 2016 um acordo com a dona da marca de cerveja Itaipava,que custeava campanhas eleitorais a seu mando e,em troca,recebia desconto na construção de fábricas.
A Folha também diz na reportagem,que entre  essas candidaturas,de 12 partidos,há nomes de expressão nacional,como o atual ministro-chefe da Casa Cívil,Onyx Lorenzoni (DEM),que recebeu doação de R$ 50 mil da empresa Arcoenge em 2010,o hoje prefeito do Rio,Marcelo Crivella (PRB), e os ex governadores Sérgio Cabral (MDB) e Tarso Genro (PT).

Á você que está me lendo eu digo :É sempre importante ressaltar que até o momento não houve nenhum indiciamento ou condenação em relação aos fatos citados.Entretanto,essa é uma má noticia para a política brasileira que se afundou na lama nos últimos anos,com parlamentares de todos os grandes partidos citados em escândalos de corrupção.
 A reportagem da folha mostra que em uma analise mais profunda podemos entender o fenômeno Jair Bolsonaro na ultima eleição. Sim leitor (a),o eleitorado do atual Presidente não nasceu do nada,esse eleitorado nasceu do apodrecimento do sistema político nas entranhas do ex juiz Sergio Moro e da Operação-Lava-Jato.PT,MDB e PSDB foram totalmente desmoralizados e o apodrecimento da política gerou um sentimento de incredulidade e revolta em parte do eleitorado brasileiro.
A mar de lama na política tradicional alçou Jair Bolsonaro como “mito” por seus eleitores, que enxergaram no ex-militar uma forma radical de protestar contra a corrupção generalizada nos partidos tradicionais, o eleitorado do Presidente não enxerga sequer as controversas  e criticas de juristas e advogados aos métodos de investigação adotados pela Lava-Jato. Os eleitores de Jair Bolsonaro enxergam apenas seu “mito” em relação a podridão na política tradicional tão escancarada na Policia Federal nos últimos anos.
Assim segue a política tradicional que cada vez mais se afunda na lama e contribui a cada dia mais para os tempos insanos que vivemos hoje no Brasil.

Imagem : Site Elo 7




E assim infelizmente caminha a humanidade.

sexta-feira, 8 de março de 2019

O triste retrato da cultura machista do Brasil.


O triste retrato da cultura machista do Brasil.



Segundo a matéria de hoje do Portal da Folha de São Paulo, ao menos 119 mulheres foram mortas no Brasil em Janeiro por causa do seu gênero. Um dos relatos da matéria da Folha é da professora Rosângela da Silva (32),que foi surpreendida pelo ex namorado em uma noite de Janeiro.Segundo a Folha,o empresário Alexandro Lautenschalger (31),arrombara e invadira sua casa,inconformado com o fim da relação.
A Folha relata que ela registrou boletim de ocorrência por ameaça e conseguiu medida protetiva contra ele.Entretanto,de acordo com a reportagem,dias depois ela desapareceu. A Folha diz que ela foi encontrada morta,a beira de um rio,no interior de Mato Grosso. De acordo com a Folha,a professora é uma das 179 mulheres que,em Janeiro desse ano,foram vitimas de feminicidio ou sobreviveram a uma tentativa de femincidio noticiados no pais.Segundo a Folha é uma média de seis crimes por dia.
O levantamento feito pela Folha para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nessa sexta feira (8),mostra que 71 % dessas mulheres – as que morreram e as que sobreviveram-foram atacadas pelo atual ou ex companheiro. Segundo a reportagem,de cada 4 suspeitos,1 tinha histórico de violência ou antecedentes criminais.


Bom dia leitor (a): Hoje , vou voltar a falar sobre o feminismo, mais especificamente sobre seus mitos e verdades.Durante as aulas de atividades complementares no meu curso de Jornalismo na FIAM, foi exibido um documentário  sobre o tema. 
Segundo afirmou a professora e jornalista, o feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias que advogam pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses. 
De acordo com Maggie Humm e Rebecca Walker, a história do feminismo pode ser dividida em três fases A primeira teria ocorrido no século XIX e início do século XX, a segunda nas décadas de 1960 e 1970 e a terceira na década de 1990 até a atualidade. A teoria feminista surgiu destes movimentos femininos] e se manifesta em diversas disciplinas como a geografia feminista, a história feminista e a crítica literária feminista.
O feminismo alterou principalmente as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental, que vão da cultura ao direito. As ativistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro, pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença-maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação, segundo dizia o documentário  exibido nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Durante grande parte de sua história, a maioria dos movimentos e teorias feministas tiveram líderes que eram principalmente mulheres brancas de classe média, da Europa Ocidental e da América do Norte. No entanto, desde pelo menos o discurso de Sojourner Truth, feito em 1851, às feministas dos Estados Unidos, mulheres de outras etnias e origens sociais propuseram formas alternativas de feminismo. Esta tendência foi acelerada na década de 1960, com o movimento pelos direitos civis que surgiu nos Estados Unidos e o colapso do colonialismo europeu na África, no Caribe e em partes da América Latina e do Sudeste Asiático. Desde então as mulheres nas antigas colônias europeias e nos países em desenvolvimento propuseram feminismos "pós-coloniais" - nas quais algumas postulantes, como Chandra Talpade Mohanty, criticam o feminismo tradicional ocidental como sendo etnocêntrico. Feministas negras, como Angela Davis e Alice Walker, compartilham este ponto de vista, segundo relata o documentário 
Desde a década de 1980, as feministas argumentaram que o movimento deveria examinar como a experiência da mulher com a desigualdade se relaciona ao racismo, à homofobia, ao classismo e à colonização. No fim da década e início da década seguinte as feministas ditas pós-modernas argumentaram que os papéis sociais dos gêneros seriam construídos socialmente, e que seria impossível generalizar as experiências das mulheres por todas as suas culturas e histórias, segundo dizia o documentário.

De acordo com o documentário, as três fases do feminismo lutavam contra os conceitos patriarcais do "ter" e "possuir" em relação as mulheres. As três fases do feminismo lutavam pela reafirmação da mulher como uma pessoa de desejos e vontades, e não com um "objeto de posse"
A primeira fase do feminismo se refere a um período extenso de atividade feminista ocorrido durante o século XIX e início do século XX no Reino Unido e nos Estados Unidos, que tinha o foco originalmente na promoção da igualdade nos direitos contratuais e de propriedade para homens e mulheres, e na oposição de casamentos arranjados e da propriedade de mulheres casadas (e seus filhos) por seus maridos. No entanto, no fim do século XIX, o ativismo passou a se focar principalmente na conquista de poder político, especialmente o direito ao sufrágio por parte das mulheres. Ainda assim, feministas como Voltairine de Cleyre e Margaret Sanger já faziam campanhas pelos direitos sexuais, reprodutivos e econômicos das mulheres nesta época, segundo relatava o documentário 
No Reino Unido, as suffragettes e, talvez de maneira ainda mais eficiente, as sufragistas, fizeram campanha pelo sufrágio feminino. Em 1918, o Representation of the People Act foi aprovado, concedendo o direito ao voto às mulheres acima de 30 anos de idade que possuíssem uma ou mais casas. Em 1928, este direito foi estendido à todas as mulheres acima de vinte e um anos de idade. Nos Estados Unidos, líderes deste movimento incluíram Lucretia Mott, Lucy Stone, Elizabeth Cady Stanton e Susan B. Anthony, que haviam todas lutado pela abolição da escravidão antes de defender o direito das mulheres ao voto; todas eram influenciadas profundamente pelo pensamento quaker. A primeira onda do feminismo, nos Estados Unidos, envolveu uma ampla variedade de mulheres; algumas, como Frances Willard, pertenciam a grupos cristãos, como a Woman's Christian Temperance Union; outras, como Matilda Joslyn Gage, eram mais radicais e se expressavam dentro da National Woman Suffrage Association, ou de maneira independente. Considera-se que a primeira onda do feminismo nos Estados Unidos como tenha terminado com a aprovação da Décima Nona Emenda à Constituição dos Estados Unidos, em 1919, que concedeu às mulheres o direito ao voto em todos os estados,segundo reportagem do documentário
A primeira fase do feminismo lutava pela afirmação da mulher como uma pessoa independente, com desejos e vontades próprias, e não como um objeto de posse .
A fase do feminismo, ao contrário da segunda, preocupou-se muito pouco com a questão do aborto; no geral, eram contrárias ao conceito. Embora nunca tenha se casado, Anthony publicou seus pontos de vista sobre o casamento, sustentando que uma mulher deveria ter o direito de recusar-se a fazer sexo com seu marido; a mulher americana não tinha, até então, qualquer recurso legal contra o estupro por seu próprio marido. Primordial, em sua opinião, era conceder a mulher o direito ao seu próprio corpo, que ela via como um elemento essencial na prevenção de gravidezes indesejadas, através do uso de abstinência como método contraceptivo. Escreveu sobre o assunto em seu jornal, The Revolution, em 1869, argumentando que, em vez de meramente tentar aprovar uma lei contra o aborto, sua causa principal deveria também ser abordada. A simples aprovação de uma lei antiaborto seria "apenas cortar o topo da erva daninha, enquanto sua raiz permanece”, segundo relato documentário .
Já na segunda fase do feminimso,em alguns países europeus, as mulheres ainda não tinham alguns direitos importantes. As feministas nesses países continuaram a lutar pelo direito de voto. Na Suíça, as mulheres ganharam o direito de votar em eleições federais apenas em 1971[39] e no cantão de Appenzell Interior as mulheres obtiveram o direito de votar em questões locais só em 1991, quando o cantão foi forçado a fazê-lo pelo Supremo Tribunal Federal da Suíça. Em Liechtenstein, as mulheres conquistaram o direito de votar em 1984, depois de um referendo, segundo relatava o documentário  
.
As feministas continuaram a campanha para a reforma das leis de família que davam aos maridos controle sobre suas esposas. As leis em relação a isso foram abolidas no século XX no Reino Unido e nos Estados Unidos, mas em muitos países da Europa continental as mulheres casadas ainda tinham poucos direitos. Por exemplo, na França as mulheres casadas receberam o direito de trabalhar sem a permissão de seu marido apenas em 1965. As feministas também trabalharam para abolir a "isenção conjugal" nas leis de estupro, que impediam o julgamento dos maridos que estupravam suas próprias esposas. As tentativas anteriores das feministas da primeira onda, como Voltairine de Cleyre, Victoria Woodhull e Elizabeth Clarke Wolstenholme Elmy, para criminalizar a violação conjugal no final do século XIX não tiveram sucesso, sendo que isto foi apenas alcançado um século mais tarde na maioria dos países ocidentais, mas ainda não foi conquistado em muitas outras partes do mundo,segundo relato do documentário 
As feministas da segunda fase do feminismo, veem as desigualdades culturais e políticas das mulheres como intrinsecamente ligadas e incentivam as mulheres a entender os aspectos de suas vidas pessoais como profundamente politizados e como o reflexo de estruturas de poder sexistas. A ativista e autora feminista Carol Hanisch cunhou o slogan "o pessoal é político", que se tornou sinônimo da segunda fase,segundo relata do documentário .
á a terceira fase do feminismo, começou no início da década de 1990, como uma resposta às supostas falhas da segunda onda e também como uma retaliação a iniciativas e movimentos criados por esta. O feminismo da terceira onda visa desafiar ou evitar aquilo que vê como as definições essencialistas da feminilidade feitas pela segunda onda que colocaria ênfase demais nas experiências das mulheres brancas de classe média alta,segundo relata o documentário 
Uma interpretação pós-estruturalista do gênero e da sexualidade é central à maior parte da ideologia da terceira onda. As feministas da terceira onda frequentemente enfatizam a "micropolítica" e desafiam os paradigmas da segunda onda sobre o que é e o que não é bom para as mulheres. A terceira onda teve sua origem no meio da década de 1980; líderes feministas com raízes na segunda onda, como Gloria Anzaldua, bell hooks, Cherrie Moraga, Audre Lorde, Maxine Hong Kingston e diversas outras feministas negras, procuraram negociar um espaço dentro da esfera feminista para a consideração de subjetividades relacionadas à raça,segundo dizia o documentário  exibido na FIAM
A terceira fase do feminismo também apresenta debates internos. O chamado feminismo da diferença, cujo importante expoente é a psicóloga Carol Gillian, defende que há importantes diferenças entre os sexos, enquanto outras vertentes creem não haver diferenças inerentes entre homens e mulheres defendendo que os papéis atribuídos a cada gênero instauram socialmente a diferença, segundo relatava o documentário 
Talvez tenhamos alguns mitos e verdades sobre o que realmente é o feminismo. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013 e pude questionar suíços e italianos que falavam português sobre o que é o feminismo.
Todos os suíços e italianos me disseram que o feminismo é um movimento político que luta pela igualdade de gêneros por meio do empoderamento feminino. Já no Brasil, alguns me responderam que o feminismo é feito por mulheres mal amadas que estão em guerra com os homens.
A ideia de que as mulheres do feminismo estão em guerra com os homens é uma grande bobagem. Durante o meu curso de Comunicação Social  na FIAM, eu conheci mulheres adeptas do feminismo que tem namorado e filhos. O feminismo não está em guerra contra os homens, mas sim contra o fato da mulher ser um objeto de posse.
A ideia de que as feministas são mal amadas, é simplesmente um conceito machista do patriarcado que ainda vivemos aqui no Brasil. As mulheres adeptas do feminismo têm os mesmos desejos que qualquer mulher no mundo. Sim leitor (a): As mulheres adeptas do feminismo também querem ter família, filhos e um labrador, por exemplo. O que as mulheres adeptas do feminismo simplesmente não querem é ter se tornar o objeto de posse de alguém. O que convenhamos, é completamente diferente do conceito de que essas mulheres quererem entrar em guerra contra os homens.
Ao longo da história o feminismo sempre lutou contra os conceitos do "ter" e "possuir" em relação as mulheres. A luta do feminismo sempre foi contra o conceito de que a mulher é um objeto de posse, não necessariamente contra os homens. Por exemplo, muitas feministas que eu conheci, tem filhos (a) e namorado, por exemplo. Portanto, isso já rechaça completamente o conceito machista de que as mulheres adeptas do feminismo estão em guerra com os homens.


E assim caminham as mulheres. E assim lutam as filhas da pátria.

Imagem : Site Elo 7

quinta-feira, 7 de março de 2019

Jair Bolsonaro e sua fabrica de crises.


Jair Bolsonaro e sua fabrica de crises.


Como já era de se esperar, o vídeo obsceno postado pelo Presidente Jair Bolsonaro repercutiu negativamente até na sua base aliada. Sim leitor (a),o ex militar foi eleito como um voto de protesto radical de seus eleitores contra o apodrecimento do sistema político. PT,PSDB e MDB foram totalmente desmoralizados pela Operação-Lava-Jato e foram totalmente rejeitados por boa parte da população.
Petistas e Tucanos foram pulverizados por terem caído em contradição com o discurso que sempre pregaram sobre a ética na política, ou seja,o ex juiz Sergio Moro e a Policia Federal deram a Jair Bolsonaro um cavalo totalmente arriado no qual o presidente ainda não conseguiu montar pela fabrica de crises no seu governo.Primeiro com a crise das candidaturas laranjas do PSL e agora o vídeo indevido postado no Twitter.
Sim leitor (a), Bolsonaro vem entrando em contradições em relação ao discurso feito em campanha,e convenhamos isso não é nada bom para um governo que ainda está no período de lua de mel com seus eleitores. A política não perdoa erros dos chefes de estado e não custa lembrar que a ex-presidente Dilma Rouseff também caiu em desgraça pela contradição em relação ao seu discurso como candidata em campanha, sim leitor (a), também cabe ressaltar que o exercício do poder traz um desgaste natural com o passar do tempo, o eleitorado que colocou Jair Bolsonaro na Presidência da República espera resultados imediatos na retomada da economia e no combate a corrupção.
E assim segue o governo de Jair Bolsonaro fabricando suas próprias crises,uma falha que poderia ter custado muito caro ao presidente.Pois ao postar o vídeo obsceno no Twitter,ele cometeu crime de responsabilidade.Se eu não me engano está no item 7 da Constituição Federal “ Que são crimes de responsabilidade contra a probidade da administração proceder de modo incompatível  com a dignidade,a honra e o decoro do cargo”.,entretanto,eu não acredito no impeachment de Jair Bolsonaro.Mas,no entanto, isso não significa que as crises provocadas pelo seu governo não vão cobrar a conta mais adiante.A cadeira de Presidente da República não costuma perdoar falhas graves e cobra um preço caro por isso,a politica é cruel e historicamente não perdoa deslizes.
O bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita que eclodiu no Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente. A crise do petismo durante o governo Dilma Rousseff, precipitada e acelerada pela crise político-econômica de 2014, fortaleceu a ideologia bolsonarista e a nova direita brasileira, que se inserem no contexto da ascensão do populismo da Nova Direita em nível internacional.
O bolsonarismo foi a ideologia predominante do governo Bolsonaro e é associado à retórica de defesa da família, do patriotismo, do conservadorismo, do autoritarismo, de elementos neofascistas, do anticomunismo, do negacionismo científico, do porte de armas, da rejeição aos direitos humanos e da aversão à esquerda política, bem como pelo culto à figura de Bolsonaro, frequentemente chamado de "mito". O escritor Olavo de Carvalho é frequentemente citado como tendo sido o guru da ideologia bolsonarista.
O bolsonarismo é um fenômeno que surge como resposta da classe dominante a alguns fatores: o antipetismo direitista, o medo e a reação à insurgência esquerdista de 2013, assim como as crises econômicas de 2008 e 2014. A principal figura do bolsonarismo ficou por toda sua carreira na política institucional como um político sem expressão nacional. Foi somente com o acúmulo desses fatores que Jair Bolsonaro se tornou uma opção viável. Mesmo na época do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o bolsonarismo era um elemento ainda minoritário no cenário político. Bolsonaro conseguiu capitanear a imagem de um político capaz de corrigir a "velha política" e as mazelas do Brasil. Ele conseguiu associar à esquerda o vínculo do petismo e uma suposta degradação moral da sociedade.
O bolsonarismo tem sido associado por estudiosos a elementos do neofascismo,da necropolítica, do antifeminismo e do protestantismo, bem como à defesa da ditadura militar brasileira. Em um estudo que analisa a dimensão linguística da ideologia bolsonarista, Cris Guimarães Cirino da Silva diz que o "termo bolsonarismo tem sido amplamente utilizado para caracterizar práticas populistas que combinam ideias neoliberais e autoritárias embutidas nas falas do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro e seus seguidores". Desse modo, o bolsonarismo transcende a imagem do culto à imagem de Bolsonaro, encontrando repercussões também entre seus apoiadores e na formulação da política externa brasileira da gestão Bolsonaro, bem como na chamada "onda bolsonarista.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL), representa a mediocridade política. Não tenho o minímo respeito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que respresenta o que existe de mais arcaíco em um governante.
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), é mediocre. E por ele não tenho nenhum respeito. 

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Elo 7


quarta-feira, 6 de março de 2019

O gol contra de Jair Bolsonaro.


O gol contra de Jair Bolsonaro.



De acordo com a matéria de hoje do Portal Terra,os gastos corporativos da Presidência da República nos dois primeiros meses do governo Jair Bolsonaro aumentaram 16% em relação á média dos últimos quatro anos,já considerando a inflação do período.O Terra destaca também  que apesar de ter o seu fim definido durante a transição,a nova gestão não só manteve o uso dos cartões,como foi responsável pela fatura de R$ 1,1 milhão.
Segundo o Terra,o cálculo leva em consideração os pagamentos vinculados á Secretaria de Administração da Presidência da República-que incluíram as despesas relacionadas ao presidente.A reportagem cita que os valores foram divulgados apenas na semana passada,com atraso, após o Estado questionar a Controladoria Geral da União (CGU).O matéria cita que mesmo assim,a descrição da maioria dos pagamentos é sigilosa.Nem mesmo a data em que a despesa foi feita é divulgada.

Á você que está me lendo eu digo: É sempre importante ressaltar que a segurança do chefe de estado deve ser preservada, entretanto, esse é o retrato de um governo que fabrica suas próprias crises.  A Operação-Lava-Jato desmoralizou PT,PSDB e MDB e deu a Jair Bolsonaro um cavalo totalmente arriado no qual ele não consegue montar pelas crises provocadas pelos seus próprios pares.
Isso á começar pelo episódio das candidaturas laranjas e pelo fato dos filhos do presidente darem declarações totalmente desastrosas,essas não são noticias boas para um governo que ainda está em período de lua de mel com seus eleitores. Sim leitor (a),é como eu sempre venho dizendo aqui no meu blog,o atual Presidente da República foi eleito como uma forma radical de protesto contra a crise econômica e o apodrecimento do sistema político.
Os subordinados do presidente Jair Bolsonaro estão se mostrando hábeis em jogar contra o governo fabricando uma crise atrás da outra, não custa nada lembrar que o exercício do poder sempre traz o desgaste natural com o passar do tempo, o eleitorado do ex-militar espera o combate a corrupção e a retomada da economia como resultados inegociáveis e, portanto não é nada bom o próprio presidente fabricar as crises do seu governo.E não custa lembrar que o próprio Presidente Jair Bolsonaro prometeu exterminar a coalizão governamental e a corrupção durante a campanha presidencial.


E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7