terça-feira, 23 de abril de 2019

A negociação do governo federal com os caminhoneiros.


A negociação do governo federal com os caminhoneiros.



Segundo a matéria do Portal G1 da Rede Globo,o Ministério da Infraestrutura divulgou uma nota nesta segunda feira (22) na qual anunciou compromisso com os caminhoneiros  de repassar o custo do diesel para a tabela dos fretes. A reportagem do G1 cita que a nota foi divulgada após o ministro Tarcísio Gomes de Freitas se reunir com integrantes da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) de outras entidades,além de caminhoneiros autônomos.
“Após ouvir as reivindicações, foram firmados os seguintes compromissos: estudar a eliminação de multas desnecessárias aos caminhoneiros: transferência do custo do diesel para a tabela do frete: a fiscalização efetiva da referencia de custo do piso mínimo do frete: a celebração de um termo de compromisso com as entidades representantes da categoria para tornar mais efetiva a fiscalização” informou a pasta de acordo com o G1.
Ainda de acordo com o G1,a tabela de fretes foi criada no ano passado pelo governo Michel Temer após a greve dos caminhoneiros que bloqueou estradas e comprometeu o abastecimento de combustível,de medicamentos de alimentos em todo o Brasil .A criação era uma das reivindicações da categoria segundo o G1.

Á você que está me lendo eu digo: O reajuste de 5,74% anunciado pela Petrobrás no preço do óleo diesel não depende da vontade do governo federal. Como eu já havia dito leitor (a),a organização dos países exportadores de petróleo (OPEP) é quem determina a política petrolífera dos países membros, de modo a restringir a oferta de petróleo no mercado internacional,impulsionando os preços. Ou seja o Brasil como um país emergente não pode escapar da variação dos preços do petróleo no mercado mundial determinados pelos países membros da OPEP,aliás,nem mesmo os países mais ricos como os Estados Unidos escapam do reajuste no preço do diesel.
O que acontece é que nos países desenvolvidos se investe em logística para que essas nações não fiquem tão dependentes  do transporte rodoviário,sendo assim,os países mais ricos sofrem menos com as políticas da OPEP  do que o Brasil que é um país totalmente dependente do transporte rodoviário. Falta aos governantes brasileiros de uma maneira geral uma visão mais moderna de investimento em logística para o transporte de cargas,não custa lembrar que o Brasil praticamente não investe em transporte ferroviário,por exemplo.
Chamar os caminhoneiros autônomos de vagabundos é injusto. Sim leitor (a),com o aumento no preço do diesel,a atividade dos caminhoneiros autônomos se torna inviável devido ao auto custo que os caminhoneiros já tem com a manutenção dos seus caminhões.No caso do Brasil,o problema é a dependência do país em relação ao transporte rodoviário. Para um país que tem tido dificuldades em fechar suas contas, uma nova paralisação dos caminhoneiros seria um verdadeiro caos para o Brasil com uma economia já  combalida.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


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