A negociação do governo federal com os caminhoneiros.
Segundo a matéria do Portal G1 da Rede Globo,o Ministério da
Infraestrutura divulgou uma nota nesta segunda feira (22) na qual anunciou
compromisso com os caminhoneiros de
repassar o custo do diesel para a tabela dos fretes. A reportagem do G1 cita
que a nota foi divulgada após o ministro Tarcísio Gomes de Freitas se reunir
com integrantes da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA)
de outras entidades,além de caminhoneiros autônomos.
“Após ouvir as reivindicações, foram firmados os seguintes
compromissos: estudar a eliminação de multas desnecessárias aos caminhoneiros: transferência
do custo do diesel para a tabela do frete: a fiscalização efetiva da referencia
de custo do piso mínimo do frete: a celebração de um termo de compromisso com
as entidades representantes da categoria para tornar mais efetiva a
fiscalização” informou a pasta de acordo com o G1.
Ainda de acordo com o G1,a tabela de fretes foi criada no ano
passado pelo governo Michel Temer após a greve dos caminhoneiros que bloqueou
estradas e comprometeu o abastecimento de combustível,de medicamentos de
alimentos em todo o Brasil .A criação era uma das reivindicações da categoria
segundo o G1.
Á você que está me lendo eu digo: O reajuste de 5,74%
anunciado pela Petrobrás no preço do óleo diesel não depende da vontade do
governo federal. Como eu já havia dito leitor (a),a organização dos países
exportadores de petróleo (OPEP) é quem determina a política petrolífera dos
países membros, de modo a restringir a oferta de petróleo no mercado
internacional,impulsionando os preços. Ou seja o Brasil como um país emergente
não pode escapar da variação dos preços do petróleo no mercado mundial
determinados pelos países membros da OPEP,aliás,nem mesmo os países mais ricos
como os Estados Unidos escapam do reajuste no preço do diesel.
O que acontece é que nos países desenvolvidos se investe em
logística para que essas nações não fiquem tão dependentes do transporte rodoviário,sendo assim,os
países mais ricos sofrem menos com as políticas da OPEP do que o Brasil que é um país totalmente
dependente do transporte rodoviário. Falta aos governantes brasileiros de uma
maneira geral uma visão mais moderna de investimento em logística para o
transporte de cargas,não custa lembrar que o Brasil praticamente não investe em
transporte ferroviário,por exemplo.
Chamar os caminhoneiros autônomos de vagabundos é injusto. Sim
leitor (a),com o aumento no preço do diesel,a atividade dos caminhoneiros autônomos
se torna inviável devido ao auto custo que os caminhoneiros já tem com a
manutenção dos seus caminhões.No caso do Brasil,o problema é a dependência do
país em relação ao transporte rodoviário. Para um país que tem tido
dificuldades em fechar suas contas, uma nova paralisação dos caminhoneiros seria
um verdadeiro caos para o Brasil com uma economia já combalida.
E assim caminha a humanidade.
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