domingo, 23 de junho de 2019

Os tempos da polarização política no Brasil.


Como eu já abordei em outras postagens,o pan-óptico é um termo utilizado para desginar uma penitenciária ideal,que foi originalmente concebida pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Benthan em 1785,que de acordo com a concepção da obra,permite á um único vigilante observar todos os prisioneiros,sem que os mesmos saibam se estão ou não sendo observados.O medo e o receio da punição por não terem certeza se estão ou não sendo observados,os leva a adotar o comportamento desejado pelo vigilante.
O pan-óptico foi um dos conceitos que eu pude estudar dentro e fora da sala de aula durante o curso de Jornalismo na FIAM-FAAM durante os quatro anos e meio de bacharelado. Nas ultimas décadas,a polícia federal investigou casos de corrupção como eu nunca tinha visto na minha vida.Os três maiores partidos da Social Democracia brasileira,PT,PSDB e MDB foram totalmente dizimados pela Operação-Lava-Jato e isso levou o país uma forte polarização política devido ao fato de parte dos brasileiros terem rompido com a Social Democracia.
É bem verdade que o Partido dos Trabalhadores conseguiu chegar ao segundo turno da eleição presidencial, mas, entretanto, mesmo a capacidade orgânica do PT acabou não sendo pareô para ao antipetismo totalmente atípico em parte do Brasil.  Os brasileiros a favor e contra a Social Democracia passaram a adotar o pan-óptico como suas verdades absolutas e passaram a querer que seus opositores políticos adotassem o comportamento desejado pelos vigilantes de ambos os lados da discussão.
O Pan-óptico passou a ser um objeto de disputa política no Brasil em que ambos os carcereiros queriam impor que seus respectivos presos adotassem o comportamento que era imposto pelos seus vigilantes. Pessoas passaram a perder totalmente a capacidade de se sentar a mesa para conversar, relações de amizade e relações familiares ficaram estremecidas pelo pan-óptico alimentado pelo acirramento político nas pessoas.
O que é um objeto de estudo nos cursos de jornalismo e comunicação social passou a ser objeito de disputas insanas entre as pessoas.A democracia que prega que se deve respeitar as liberdades e diferenças individuais foi rompida pelo pan-óptico existente em cada um de nós.As pessoas tem seus próprios conceitos de vigilância absoluta e são incapazes de se sentar com o outro para conversar civilizadamente,o pan-óptico intimo das pessoas nos conduziram aos tempos insanos que vivemos hoje no Brasil.
As mensagens atribuídas ao ex-juiz Sérgio Moro e a procuradores da Lava Jato alimentaram ainda mais os pan-ópticos íntimos de cada pessoa,ânimos ficam cada vez mais acirrados por disputas políticas, os conceitos de vigilância fez com que rompêssemos as praticas civilizadas no Brasil. E assim segue um país cada vez mais polarizado pelas vigilâncias intimas dos filhos da pátria.
E hoje se encerra mais um capitulo dos tempos confusos vividos no país. E segue a vida com o pan-óptico intimo dos brasileiros e as relações humanas ainda mais conflitantes.


E assim caminha a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário