domingo, 14 de julho de 2019

A necessária autocrítica ao Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores fez coisas relevantes no Brasil nos mandatos do ex-presidente Dilma e no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rouseff.Sim: Há de se reconhecer que os governos do PT fizeram avanços sociais importantes no Brasil,como a ampliação do FIES,a criação do bolsa família,e também a criação das cotas raciais em universidades públicas,que abriram as portas da universidades públicas a pessoas menos favorecidas economicamente.
Também há se de dar o mérito aos governos petistas de terem mantido o real e ao mesmo tempo ter fortalecido a moeda, o que foi fundamental na criação e ampliação de programas sociais no Brasil. No entanto, apesar de ser identificado com pautas progressistas, não posso ser condescendente com erros cometidos por correligionários do Partido dos Trabalhadores no governo.
No PSDB e MDB, as estruturas da corrupção foram montadas visando o enriquecimento pessoal de correligionários. A corrupção do PT foi montada visando à articulação de pautas no congresso nacional, ou seja, a mesma compra de votos que aprovou a emenda da reeleição em 1998 no governo tucano.
Os erros cometidos pelo partido nesse sentido sepultaram candidaturas petistas, como por exemplo,as candidaturas do ex prefeito Fernando Haddad para a prefeitura de São Paulo e para a presidência da república no ano passado.Mesmo o ex senador Eduardo Suplicy também sofreu muito com o antipetismo na disputa pelo senado.
Claro que temos que considerar a força política que o Partido dos Trabalhadores tem no Brasil. Sim leitor (a): O Partido dos Trabalhadores elegeu quatro governadores e a maior bancada na camara dos deputados. Entretanto, também é inegável que o antipetismo totalmente atípico na sociedade, fez com que o partido encolhesse em relação ao capital político que tinha nos dois mandatos do ex-presidente Lula e no primeiro mandato da ex-presidente Dilma.
É necessário que o PT supere a barreira do antipetismo, e para isso, é necessário que a direção do partido faça uma certa autocrítica em relação aos últimos fatos.O Partido dos Trabalhadores precisa se oxigenar para se reconectar com a sociedade,apesar da capacidade orgânica do partido,o presidente Jair Bolsonaro representa exatamente o antipetismo que sepultou as chances do ex prefeito Fernando Haddad na ultima eleição. Presidencial.
A depender dos desenrolar dos fatos, o Partido dos Trabalhadores terá que cortar na própria carne para começar a superar a barreira do antipetismo de uma considerável  parte do eleitorado. Hoje o Partido dos Trabalhadores não é mais vidraça, como nos tempos em que esteve no palácio do planalto, portanto, o partido tem uma oportunidade de ouro se reorganizar e tentar recuperar parte do terreno perdido.
Os acertos nos governos do Partido dos Trabalhadores no Palácio do Planalto simplesmente evaporaram pelos tristes fatos dos últimos anos. A direção do partido precisa entender que ao antipetismo hoje é uma realidade no Brasil,isso foi fundamental para que Jair Bolsonaro fosse eleito presidente da república,sendo assim,não há mais espaço para ser condescendente com erros cometidos por correligionários.
Mais uma vez eu digo. Sou identificado com pautas progressistas. Mas como cidadão e como jornalista não pode ser condescendente com os erros do partido.
E assim caminha a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário