segunda-feira, 29 de julho de 2019

As verdades humanas e do jornalismo na Teoria do Espelho.


A teoria do espelho foi a primeira a surgir no campo jornalístico. Essa teoria do jornalismo se inspira no fisiologismo  do filósofo francês Auguste Conte e se baseia na objetividade,que,apesar de atualmente ser posta frequentemente em causa,marcou durante muitos anos o conceito do jornalismo.
Na psicanálise da Comunicação, a teoria do espelho, de acordo com Nélson Traquina (2002),o jornalista é um comunicador desinteressado,ou seja,é um agente que não tem interesses específicos a defender,que o desviem da sua missão de informar,procurar a verdade,contando o que aconteceu,doa a quem doer. A psicanálise da Comunicação ainda diz que,segundo essa teoria jornalística,o exercício do jornalismo deve refletir exatamente e realidade, como um espelho.
Entretanto, caro leitor (a): Será que o conceito de verdade pode ser considerado algo tão objetivo assim ?.Vejam bem : A mesma psicanálise da Comunicação diz que o jornalismo tem a sua verdade individual,pois cada veículo de comunicação tem á sua própria verdade refletida na suas respectivas linhas editoriais.
A Comunicação Social em si talvez seja uma ciência em que cada comunicador ou veículo de imprensa tem as suas próprias verdades,e sendo assim,talvez cada comunicador na profissão jornalística acredita estar procurando a verdade,como se estivesse refletindo como um espelho.
O que inevitavelmente nos leva á seguinte pergunta.Será que de fato o jornalista é realmente um comunicador desinteressado e um agente sem interesses específicos a defender ? Sim caro (a) leitor (a): Pois segundo a própria psicologia da Comunicação,o público tem seus respectivos interesses quando procuram matérias de determinado veículo de comunicação,pois aquela linha editorial representa sua própria verdade.
Durante o meu curso de Jornalismo na FIAAM FAAM, estudei na biblioteca da universidade, as verdades da psicanálise da Comunicação, e segundo as essas teorias, o jornalismo e suas varias vertentes apenas refletem os interesses do público e dos comunicadores nas respectivas linhas editoriais.
Sendo assim: Fica a pergunta. Será que na psicanálise da Comunicação, a Teoria do Espelho apenas não reflete as verdades de cada veículo de imprensa e dos seus respectivos públicos? Será que os veículos de imprensa e o seus leitores apenas não querem procurar e refletir apenas as suas verdades mais intimas como um espelho? Será que a psicanálise da Comunicação apenas não confirma que a teoria do espelho é a verdade intima de cada um nas respectivas linhas editorias do campo jornalístico?
   Talvez essas perguntas possam ser feitas se aplicarmos a psicanálise da Comunicação nos conceitos de Walter Lippmann no livro Opinião Pública. Segundo o que eu entendi na leitura do livro, o exercício do jornalismo é o recrutamento do interesse público no conceito do próprio exercício da Comunicação.
Então temos que fazer talvez uma outra pergunta :Partindo do conceito que a prática do jornalismo é o recrutamento do interesse público,então não poderíamos nos perguntar se o simples fato em recrutar o interesse público,já não reflete de que o jornalista tem sim interesse específicos a defender no campo da comunicação?,Será que o jornalismo não seria a verdade intima de cada pessoa refletida como um espelho?.Não seria as suas próprias verdades refletidas como um espelho que os veículos de comunicação não procurem com seus respectivos telespectadores ?
Será que a psicanálise da Comunicação apenas diz que as diferentes linhas editoriais não são apenas as verdades das pessoas refletindo com o brilho de um espelho?
E assim, talvez caminhe o próprio jornalismo segundo a psicanálise da Comunicação.



E assim também caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7



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