domingo, 1 de setembro de 2019

A teoria organizacional no jornalismo e no mundo atual .

A teoria organizacional é uma teoria da psicanálise da comunicação que diz respeito ao jornalismo. A teoria organizacional defende que toda a organização dispõe de meios específicos para realizar o seu trabalho e esses meios influenciam diretamente o resultado desse trabalho,no caso,o produto final. A teoria organizacional ainda defende que o trabalho dispões das condições do meio.
A teoria organizacional também defende o conceito de que o trabalho jornalístico depende dos meios utilizados pela organização e o fator econômico é o influente deles.A teoria organizacional afirma que o jornalismo é um negócio,e como tal,busca lucro.
Como eu já abordei em outras postagens aqui no blog,a linha editorial é uma política predeterminada pelo veículo de comunicação,ou seja,pela diretoria da empresa,que determina a lógica pela qual a empresa jornalística enxerga o mundo.A linha editorial indica seus valores,aponta seus paradigmas e acaba influenciando na construção da sua mensagem.
Mas,entretanto,se  a teoria organizacional afirma que o trabalho jornalístico depende das condições do meio.Então,será que a teoria organizacional apenas não reflete que o trabalho dos meios de comunicação não depende das condições de seu público ? Sim leitor(a): Pense bem : No jornalismo a linha editorial é quem determina a comunicação dos jornalistas e dos meios de comunicação com as pessoas no mundo exterior.Sendo assim: Cabe a pergunta :Será que no fundo as teorias organizacionais mais intimas das pessoas é quem não acaba determinando os trabalhos jornalísticos dos profissionais e dos veículos de comunicação ?
Será que a pergunta a ser feita,é até que ponto os conceitos de teorias organizacionais dos seus respectivos públicos,é quem acaba fornecendo  as condições para que os jornalistas e os veículos de comunicação façam seu trabalho ? Mas,afinal o que é o jornalismo ? O Jornalismo é a coleta,investigação e analise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação,de eventos,fatos ,ideias e pessoas que afetam a sociedade em algum grau.
Já o jornalista é o responsável por buscar,investigar,redigir e transmitir notícias através dos meios de comunicação (jornais,revistas,internet,televisão,etc...).Então caro (a) leitor,se você raciocinar junto comigo,temos         que talvez fazer a seguinte indagação: Será que no fundo o jornalismo cotidiano não é movido pelos conceitos íntimos de teoria organizacional das pessoas na nossa sociedade ?
Talvez leitor (a),no fundo o jornalismo seja movido pela teoria organizacional mais intima de todas as partes envolvidas na comunicao social .No caso,as partes envolvidas são,os veículos de comunicação,os jornalistas, e por fim,seus respectivos públicos. Então,isso nos leva a outra pergunta bem interessante ? Será que as linhas editorias dos veículos de comunicação, não são apenas o reflexo dos desejos mais íntimos das respectivas teorias organizacionais dos seus respectivos leitores ?
Veja bem leitor (a):Pense comigo : Será que as condições do meio para a realização do trabalhos dos jornalistas e dos meios de comunicação,não são fornecidos pelos desejos mais íntimos das teorias organizacionais dos seus respectivos públicos ? Será que no fundo a teoria organizacional apenas não diz que o trabalho dos jornalistas,dependem tanto das suas verdades mais intimas das suas teorias organizacionais,quanto das verdades mais intimas das teorias organizacionais dos seus respectivos receptores ?
Se a teoria organizacional diz que o trabalho depende das condições do meio.Será que no fundo, a condição para o trabalho dos comunicadores dos veículos de comunicação aonde trabalham,não são fornecidas pelas fusões simbióticas de seus desejos organizacionais com os de seus respectivos públicos ? Até que ponto,a teoria organizacional não diz que o trabalho não depende apenas das condições de uma combinação de desejos,entre jornalistas,os meios de comunicação e a sociedade ?
Até que ponto a teoria organizacional não diz que o jornalismo busca lucro para satisfazer os desejos do público,do jornalista e do respectivo veiculo de comunicação aonde trabalha ? Será leitor (a),que no fundo,as teorias organizacionais das pessoas não são a maquina que alimenta o jornalismo e sua industria da comunicação ? Será que a teoria organizaciopnal,não é a maquina de fusão entre os desejos mais íntimos,do público,do jornalista e dos respectivos meios de comunicação aonde trabalham ? Até que ponto as linhas editoriais não representam as condições do meio fornecidas pela combinação entre os desejos dos envolvidos nos processos de comunicação em massa ? Será que essa teoria na psicanalise da comunicação apenas não reflete os desejos mais íntimos dos jornalistas, das pessoas e dos meios de comunicação ? Será que no fundo a teoria organizacional apenas diz que o jornalismo é uma industria que se alimenta da fusão entre os desejos de todos os envolvidos nos processos de comunicação em massa ? E assim, esse jornalista foca se despede de vocês, caros (as) leitores (as): 

 E assim caminha o jornalismo. E assim caminha a humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário