Caro (a) leitor (a): Hoje vou abordar uma teorias da psicanálise da comunicação, a teoria instrumental, também conhecida como a teoria da ação política.
A teoria instrumental afirma que as noticias servem a determinados interesses políticos. Essa teoria também aponta que o instrumentismo é o paradigma dos estudos da parcialidade, cujo objetivo é verificar a existência ou não de distorções nos textos noticiosos.
Ainda segundo a teoria psicanalítica: A teoria instrumental interpreta, que no jornalismo de esquerda, as noticias são instrumentos para manter o status capitalista. Já as noticias de direita, são usadas para questionar o sistema, segundo a teoria instrumental.
Então leitor (a): Podemos começar nossa reflexão desse domingo com a seguinte pergunta: Será,que de certa forma,o jornalismo apenas não reflete os conceitos mais íntimos da teoria instrumental no intimo das pessoas ?
Mas, afinal, o que é o jornalismo? O Jornalismo é a coleta, investigação e analise das informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. Mas, no entanto, o jornalismo também é aplicação de conhecimentos científicos e psicanalíticos para o recrutamento do interesse público, o que á alma do negócio para os jornalistas.
Mas, entretanto, se a teoria instrumental diz que as noticias servem objetivamente a determinados interesses políticos. Será, que de certa forma, não podemos afirmar que a teoria instrumental, apenas nos diz claramente que o jornalismo é a capacidade psicanalítica do jornalista em entrar nas verdades instrumentais mais intimas das pessoas para o recrutamento do interesse público.
Se as noticias servem objetivamente a determinados interesses políticos: Então talvez possamos dizer que as linhas editoriais dos veículos de comunicação,representam,de certa forma,os instrumentismos mais íntimos dos jornalistas e dos telespectadores.
Então, isso nos leva á outra pergunta: Afinal, o que é a linha editorial?A linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veículo de comunicação ou pela direção da empresa, que determina a visão de mundo da empresa jornalística. Isso passa seus valores e verdades, influenciando decisivamente na construção de sua mensagem.
Então, talvez, de certa forma, talvez em uma reflexão mais profunda, possamos afirmar que a teoria instrumental apenas alimenta as verdades mais intimas. E, que, assim sendo, o jornalismo é a capacidade cientifica de recrutar as mentes e os corações das pessoas através de suas paixões e convicções mais intimas.
Quem sabe possamos afirmar, que a teoria instrumental, apenas reflete na pratica do jornalismo, as verdades mundanas mais intimas de todas as partes envolvidas na roda que alimenta a atividade da comunicação. Será que o fato das noticias servirem objetivamente a determinados interesses políticos, não diz de certa forma, que a teoria instrumental apenas diz que ela serve para que o jornalismo alimente as verdades mais intimas do ser humano.
A inspiração desse artigo me vem a mente, acompanhando os diversos meios de comunicação pela TV ou pelas revistas semanais. E assim, esse jornalista iniciante se despede de vocês.
E assim vai caminhando o jornalismo: E assim vai caminhando a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário