O Brasil tem 117.789 mortes por corona vírus confirmadas até as 8h desta quinta-feira (27), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, segundo a reportagem do Portal G1 da Rede Globo.
Desde o balanço das 20h de quarta-feira (26), dois estados atualizaram seus dados: GO e RR, segundo o relato do Portal.
Veja os números consolidados, segundo o veiculo:
117.789 mortes confirmadas
3.722.421 casos confirmados
Na quarta-feira, às 20h, o balanço indicou: 117.756 mortes, 1.090 mortes confirmadas em 24 horas. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 938 óbitos, uma variação de -5% em relação aos dados registrados em 14 dias, segundo o relato do Portal na manhã desta quinta feira.
Em casos confirmados, eram 3.722.004 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 47.828 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 37.370 por dia, uma variação de -16% em relação aos casos registrados em 14 dias, segundo o relato da reportagem na manhã de hoje.
Nesta quarta-feira, completam seis meses desde o registro do primeiro infectado no Brasil, de acordo com o veiculo nesta quinta feira (17).
No total, 5 estados apresentaram alta de mortes: RJ, GO, AP, TO e BA, de acordo com o G1.
Em relação a terça (25), MT estava com a média de mortes em estabilidade e, hoje, apresenta queda. Veja os números dos estados, segundo o Portal.
Subindo: RJ, GO, AP, TO e BA.
Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente: RS, MG, SP, DF, MS, PA, RO, PB e RN.
Em queda: PR, SC, ES, MT, AC, AM, RR, AL, CE, MA, PE, PI e SE.
Á você que está me lendo eu digo : A Constituição Federal diz que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, que deverá ser garantido por meio de politicas sociais e econômicas que devem visar a redução de doenças e outros agravos. A constituição também cita o acesso universal e igualitário ás ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
A Constituição também afirma que são de relevância pública as ações e serviços da saúde, cabendo ao poder público, dispor nos termos da lei, sobre a sua regulamentação, fiscalização e controle. A Constituição diz que deverá ser feita sua execução diretamente ou por meio de terceiros, como também por meio de terceiros, e também por intermédio de pessoa física ou jurídica de direito privado.
Faltou uma ação coordenada do Governo Federal com estados e municípios no combate a pandemia do corona vírus. Não fossem as medidas de quarentena, que foram decretadas por governadores e prefeitos, teríamos tido ainda mais mortes. Os países europeus controlaram as curvas de casos fazendo uma boa quarentena durante um certo período de tempo. No Brasil, sempre tivemos um enorme nacionalismo sobre os efeitos da pandemia na saúde da população.
No entanto, a proteção á saúde pública é algo circunscrito na Constituição Federal do Brasil.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário