O secretário dos Transportes Metropolitanos do governo de São Paulo, Alexandre Baldy de Sant'Anna Braga, foi preso pela Polícia Federal em sua casa, no Jardins, na Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (6), segundo a reportagem do Portal G1 da Rede Globo.
Ele é um dos alvos da Operação Dardanários, que apura desvios na Saúde no Rio de Janeiro e em São Paulo, envolvendo órgãos federais, segundo o relato do Portal.
Baldy é um industrial e político filiado ao Progressistas (PP). Foi ministro de estado das Cidades no governo de Michel Temer. Foi eleito deputado federal por Goiás em 2014, e atuou como secretário de Indústria e Comércio do Governo de Goiás de 2011 a 2013, segundo relatou a reportagem.
O secretário foi levado à sede da Polícia Federal, na Zona Oeste da capital paulista. Segundo informações iniciais, a motivação do pedido de prisão temporária de Baldy não está relacionada ao cargo que ocupa no governo paulista, segundo o veiculo.
De acordo com a PF, foram apreendidos R$ 90 mil dentro de um cofre em um imóvel do secretário em Brasília, de acordo com o Portal.
Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que "colaborou junto à PF enquanto estiveram no prédio. Após as buscas, nenhum documento ou equipamento foi levado pela Polícia Federal.", de acordo com o G1.
O G1 ainda aguarda retorno da defesa do secretário, segundo o Portal.
A prisão do secretário é uma das seis expedidas pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do RJ na operação, de acordo com o Portal.
Também são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Petrópolis (RJ), São José do Rio Preto (SP), Goiânia e Brasília, de acordo com o veiculo.
A operação é um desdobramento das investigações realizadas no âmbito das operações Fatura Exposta, Calicute e SOS, de acordo com a reportagem na manhã de hoje.
Os suspeitos responderão pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, de acordo com o veiculo.
Segundo a PF, dardanários são "agentes de negócios, atravessadores que intermediavam as contratações dirigidas", de acordo com o Portal.
Á você que está me lendo eu digo :O centrismo na política, dentro do conceito de uma esquerda e direita no espectro político. Se para algumas pessoas, existe apenas a direita e a esquerda no campo ideológico.
Entretanto, no conceito da direita e a esquerda, há a visão centrista. Teoricamente falando, um partido do centro, não é um capitalista extremado, nem um socialista. O partido do centro, teoricamente enxerga a necessidade de defender o capitalismo, sem abrir mão da preocupação de uma Social Democracia de centro esquerda, com a questão social. Teoricamente, na visão política do centro, não deve haver extremismo ou intransigências na sociedade que se vive. Na teoria, os políticos do centro, são caracterizados historicamente como os mais conciliadores e menos intolerantes.
Historicamente, o PSDB sempre aderiu ao centro. Os tucanos sempre defenderam o capitalismo, sem abrir mão das politicas sociais dos Sociais Democratas de centro esquerda. Além dos dois mandatos presidenciais do ex presidente Fernando Henrique Cardoso entre 1994 a 2002, o PSDB chegou ao segundo turno das eleições presidenciais de 2002,2006,2010 e 2014, com expressivas votações , que lhe assegurava força na política nacional.
Entretanto, assim como PT e MDB, o PSDB também vem sendo extremamente sangrado pela Operação Lava Jato. Os tucanos perderam sua identidade no espectro centrista no campo político nos últimos anos. O discurso da ética na política, já não cabe mais para os tucanos da alta plumagem. A perda da identidade do PSDB, foi a principal causa do ex governador Geraldo Alckmin ter ficado fora do segundo turno na ultima eleição presidencial.
Claro que é preciso aguardar as apurações do caso do secretário de Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo. Contudo, não custa nada lembrar que o próprio João Doria pegou carona na onda de Jair Bolsonaro para chegar ao Governo do Estado de São Paulo.
João Doria nitidamente fugiu do centrismo tucano e pegou carona na extrema direita bolsonarista para se eleger.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Jornal O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário