Social Democracia Liberal : A Social Democracia é uma ideologia politica liberal, que basicamente aponta reformas econômicas para a inclusão das pessoas no sistema econômico capitalista, em uma democracia representativa. A Social Democracia Liberal, é defendida por partidos de centro esquerda ou centro progressista.
Direitos humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos. São direitos civis e políticos (exemplos: direitos à vida, à propriedade privada, à língua materna, liberdade de pensamento, de expressão, de crença, igualdade formal, ou seja, de todos perante a lei, direitos à nacionalidade, de participar do governo do seu Estado, podendo votar e ser votado, entre outros.
No regime militar, tivemos violações terríveis de direitos humanos. No AI 5, tivemos tortura e assassinato de presos políticos como uma politica de estado. Não bastasse. Ainda tivemos a herança dos anos de arrocho salarial do período militar
.Na redemocratização, em 1985, passamos a ter reformas sociais liberais no Brasil. Aos poucos, A Social Democracia Liberal, passou a ser uma ordem democrática institucional no Brasil. No governo do ex presidente Fernando Henrique Cardoso, a Rede Social Brasileira de Proteção Social, formada por programas de transferência de renda, como a Bolsa-escola e o Auxílio-gás. Para coordenar e articular as ações do governo, foi criado o Programa Comunidade Solidária.
Na área educacional FHC , sancionou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Já no governo do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tivemos como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome. Durante seus dois mandatos, empreendeu reformas e mudanças radicais que produziram transformações sociais e econômicas no Brasil, que triplicou seu PIB per capita e alcançou o grau de investimento. Nos governos de centro e centro progressista, dos ex presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, a Social Democracia Liberal, se consolidava como uma ordem nacional.
Contudo, a corrupção escancarada nos cantos do país, abriu espaços para a Operação Lava Jato aniquilar os partidos brasileiros. A classe média, que sempre foi fragmentada entre o centro e centro esquerda, aderiu a extrema direita radical nas eleições de 2018.
O radicalismo colocou uma visão de que direitos humanos é coisa para vagabundo. A população passou a acreditar que a violência é a melhor forma de proteger as famílias dos cidadãos. O que não é verdade.
Direitos humanos são o que determina uma sociedade civilizada. Os direitos humanos são os conceitos que regula o estado e o regime governamental em qualquer país minimamente civilizado. São os direitos humanos quem regulam a vida coletiva em uma sociedade.
Os países mais desenvolvidos, são justamente os que seguem rigorosamente as cartilhas dos direitos humanos. O radicalismo politico, está fazendo o Brasil abrir mãos de conquistas civilizatórias, em nome de um imaginário conceito de ordem e moralidade.
Ordem e moralidade, nada tem a ver com execução sumaria, tão pouco com truculência policial. O Brasil está voltando aos tempos dos primatas, aderindo ao radicalismo, que está fazendo o nosso país retroceder em direitos civilizatórios . Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. E nesses países, definitivamente não há espaços para o retrocesso de direitos civilizatórios.
O Brasil precisa romper com o radicalismo. O nosso país precisa retomar a ordem institucional. Em uma democracia minimamente madura, jamais a sociedade abre mão das conquistas civlizatórias. O assassinato no Carrefour, mostra que precisamos dar um basta.
E assim infelizmente segue a humanidade.
magem : Site Slyde Player.
Nenhum comentário:
Postar um comentário