sábado, 2 de janeiro de 2021

Brexit e as novas mudanças.

 A geopolítica é a forma governamental com as quais os países administram seu território. A geopolítica é uma ciência, enquanto direito. que se se aplica a assuntos internos (politica interna) e a assuntos externos (politica externa). Uma característica marcante da geopolítica, é a relação entre os países do mundo, que é baseada na hierarquia social e global. Ou seja. Na geopolítica, a hierarquia entre os países se baseia no seu poder ou influencia.

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foi apelidada de Brexit originada na língua inglesa resultante da junção das palavras British (britânico) e exit (saída). A saída do Reino Unido da União Europeia foi um objetivo político perseguido por vários indivíduos, grupos de interesse e partidos políticos, desde 1973, quando o Reino Unido ingressou na Comunidade Econômica Europeia (CEE), a precursora da UE. A saída da União é um direito dos estados-membros segundo o Tratado da União Europeia (artigo 50): "Qualquer Estado-Membro pode decidir, em conformidade com as respectivas normas constitucionais, retirar-se da União.

O Brexit se baseia no contexto da crise migratória de Europa, sendo o resultado da disputa politica interna entre os britânicos, centralizados na soberania politica e no nacionalismo. Aonde o controle migratório se daria o controle migratório e econômico com os países do bloco europeu.

Os defensores do Brextit, alegam que o Reino Unido perde sua soberania politica e econômica, estando submetido as regras do bloco europeu e tendo poucas compensações segundo estes argumentos. Os detratores do Brexit alegam que a aliança com os países do bloco europeu torna o Reino Unido mais poderoso. Outro argumento dos críticos do Brexit é que a União Europeia representa a paz e a cooperação entre os países europeus após a segunda guerra mundial. Além disso, os críticos do Brexit alegam o transito livre dos britânicos nos demais países do bloco europeu.

O nacionalismo se baseia no orgulho, na salvaguarda e na aplicação dos interesses nacionais de determinado país. Os nacionalistas normalmente alegam que a cultura nacionalista fortalece a soberania politica e econômica de um determinado país.

O Brexit tem sim um certo caráter nacionalista por parte do Reino Unido. O Brexit é uma estratégia bastante ousada para que os britânicos aumentem seu poder e influencia na economia e na politica mundial. 

No mundo pós pandemia, é bastante provável que haja mudanças na economia global. O Reino Unido é um superpotência econômica, e certamente irá investir na sua soberania na geopolítica global. 

Os mandatário dos demais países (incluindo o Brasil) terão que ter um alto poder de negociação nas relações com o reino unido. Governos extremistas não irão acrescentar nada a esta equação.

O Brexit trará mudanças na economia e na geopolítica global. Extremismos terão que ser substituídos por negociações. Os Estados Unidos terão no democrata Joe Biden um exímio negociador. Resta saber o que teremos com o presidente Jair Bolsonaro no Brasil. Aguardemos.


E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário