sábado, 27 de março de 2021

O despreparo de um diplomata.

 Uma articulação suprapartidária foi deflagrada no Senado para barrar toda pauta do Itamaraty na gestão do chanceler Ernesto Araújo.

Com isso, o Legislativo pode inviabilizar na prática todas as demandas do Ministério de Relações Exteriores, principalmente no encaminhamento e aprovação de embaixadores para representação diplomática no exterior.

De acordo com o senador Tasso Jereissati, nunca houve um chanceler com rejeição unânime no Senado, como Araújo. Por isso, segundo o senador, todas as demandas do ministério tendem a rechaçadas.

"Não existe chanceler se tiver rejeição unânime do Senado”, disse ao Blog o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), para quem o ministro está inviabilizado.

O Palácio do Planalto foi alertado desse movimento dos senadores e recebeu com preocupação essa articulação.

Como revelou o Blog, o presidente Jair Bolsonaro espera uma “janela de oportunidade” para substituir Ernesto Araújo a fim de não parecer que ele foi demitido pelo Congresso depois de a situação do ministro ter se tornado insustentável.

Também se costura uma saída honrosa. Mas senadores já avisaram que a aprovação do nome de Ernesto Araújo para ocupar um cargo de destaque no exterior sofreria grande resistência no Senado.

Em 2019, Bolsonaro não conseguiu emplacar o próprio filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o cargo de embaixador nos Estados Unidos e foi obrigado a recuar da indicação.

Essa percepção de que Ernesto Araújo ficou inviabilizado no cargo cresceu entre senadores depois da audiência da quarta-feira, quando ele foi duramente criticado e recebeu pedidos de renúncia. Até o mesmo senadores governistas evitaram defender o ministro de Relações Exteriores. A informação é do Jornalista Gerson Camarotti, no seu blog, no Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste sábado (27).


Á você que está me lendo eu digo : A Politica é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Politica, é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( politica externa) e assuntos internos ( politica interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, participam da politica na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na politica, seja através do voto, do pensamento critico e de sua militância politica, por meio do sufrágio universal.

Caro (a) leitor (a). Você, que me acompanha no blog, certamente, já teve oportunidade de ler em outros posts, comentários aonde eu abordo que a politica deve ser exercida com o devido preparo intelectual.

A diplomacia é um conceito de politica externa que os países desenvolvem nas suas relações com o restante do mundo. A diplomacia emprega politicas externas para que um pais se relacione em nível diplomático com países de culturas e formas de governos distintos, visando relações diplomáticas e politicas. Os diplomatas tratam de assuntos que envolvam, guerra, paz e comercio exterior, promoção cultural e promoção de eventos em níveis de politica internacional. A diplomacia tem suas relações definidas pela convenção de Viena sobre relações diplomáticas (CVRD) de 1961.

Sim leitor (a). A ala ideológica do governo de Jair Bolsonaro inviabilizou as relações do Brasil com os demais países. O ministro Ernesto Araújo reproduz o extremismo da ala ideológica do governo, que tem prejudicado as relações comerciais do Brasil no globo internacional.

O extremismo de Ernesto Araújo tem dificultado as relações com a China, e consequentemente, a aquisição das vacinas contra o corona vírus. Politica se conduz com o devido preparo intelectual. A diplomacia também se conduz com o necessário preparo intelectual leitor (a). O ministro Ernesto Araújo representa o despreparo de um diplomata no exercício de suas funções. O despreparo da ala ideológica do Palácio do Planalto, tem dificultado as relações internacionais do Brasil, inviabilizando a aquisição de vacinas. Mudanças urgentes se fazem extremamente necessárias. Em nome da sobrevivência do Brasil.


E assim caminha a humanidade.


Imagem : Blog da Jornalista Andreia Sadi , no Portal G1 da Rede Globo. 


no 








Nenhum comentário:

Postar um comentário