sábado, 20 de março de 2021

O processo contra o senador Ciro Gomes.

 O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) virou alvo da Polícia Federal pela suposta prática de crime contra a honra do presidente Jair Bolsonaro após criticá-lo durante entrevista. O pedido de abertura de inquérito foi assinado pelo próprio Bolsonaro por meio da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência e posteriormente conduzido pelo ministro da Justiça, André Mendonça.

O documento cita uma entrevista à Rádio Tupinambá, de Sobral (CE), em novembro do ano passado, na qual Ciro afirmou que a população, ao não apoiar os candidatos de Bolsonaro, mostrava um sentimento de "repúdio ao bolsonarismo, à sua boçalidade, à sua incapacidade de administrar a economia do País e seu desrespeito à saúde pública". Também o chamou de "ladrão" e citou o caso de "rachadinha" que envolve seus filhos ao falar das pretensões políticas do ex-juiz Sérgio Moro.

"Qual foi o serviço do Moro no combate à corrupção? Passar pano e acobertar a ladroeira do Bolsonaro. Por exemplo, o Coaf, que descobriu a esculhambação dos filhos e da mulher do Bolsonaro, que recebeu R$ 89 mil desse (Fabrício) Queiroz, que foi preso e é ladrão, ladrão pra valer, ligado às milícias do Rio de Janeiro. E onde estava o senhor Sérgio Moro? Acobertando", disse Ciro. Em cerca de uma hora de entrevista, Ciro ainda traçou cenários eleitorais de 2022 e fez análises sobre as crises sanitária e econômica enfrentadas pelo País.

"Fui informado da abertura desse inquérito há cerca de dez dias. Estou pouco me ligando", disse Ciro nesta sexta-feira, 19. O caso corre na Justiça Federal do DF. Segundo despacho do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Ciro é alvo de investigação policial com base do artigo 145 do Código Penal, que trata sobre crime contra a honra. Procurado, o ministério não comentou até a conclusão desta edição. A informação é do Jornal Estado de São Paulo, na manhã deste sábado (20).


Á você que está me lendo eu digo : A Constituição Federal do Brasil garanta a liberdade de expressão. A Constituição Federal afirma que é assegurado a todos os brasileiros o pleno direito a liberdade de expressão e livre pensamento. A Constituição diz que a liberdade de expressão não deve ser violada pelo estado ou pelos poderes da República e tão pouco pelo governo vigente. A Constituição afirma que a violação da liberdade de expressão e livre pensamento deve ser tratado como um crime contra a dignidade da pessoa humana.
Contudo leitor (a). A Constituição também diz, que embora os órgão vigentes devam respeitar a liberdade de livre pensamento, será vedado os crimes contra a honra. A Constituição também garante o pleno direito a honra e o principio da boa reputação, como parte das garantias fundamentais. 
A polarização se caracteriza pela divergência entre diferentes formas de pensamento politico. Essa divergência normalmente acontece na população em geral e também em certos grupos e instituições.
A polarização é considerada algo pertinente ao contexto politico em sistemas democráticos de governo. Em países de sistemas bipartidários, como os Estados Unidos, por exemplo, as vozes mais moderadas podem perder influencia.
O Brasil é um pais polarizado no campo politico. Vivemos uma divergência muito clara entre os Sociais Democratas e a Extrema Direita no território nacional.
Em relação as criticas que são feitas ao presidente Jair Bolsonaro. Sejamos justos leitor (a). Conforme eu já comentei em outros posts, eu não sou alheio aos danos que o isolamento social irá causar na economia brasileira. Sim leitor (a). Como um cidadão brasileiro, eu também me preocupo com o endividamento publico do Brasil e a estabilidade da economia. Sim leitor (a). Sendo francamente honesto, eu também compartilho das mesmas preocupações do presidente Jair Bolsonaro em relação a estabilidade da economia do país.
Mas, entretanto leitor (a), as preocupações com a economia não justificam o descaso com as vidas humanas no Brasil. Caro (a) leitor (a), o Brasil já soma 290 314 vidas perdidas na pandemia do novo corona vírus. O presidente Jair Bolsonaro falhou sim na condução da pandemia no Brasil. Em uma pandemia, a medicina e a ciência, é quem determinam as politicas sanitárias a serem adotadas. Se a situação não fosse grave, os países da Europa, Ásia e Oceania, jamais iriam decretar um locwdon nacional leitor (a).
Não é admissível que pessoas morram sufocadas, como aconteceu no Estado do Amazonas leitor (a). 

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal Terra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário