domingo, 25 de abril de 2021

Um pais misógino, patriarcal e machista.

 Ao todo, oito mulheres foram vítimas de mortes violentas em março de 2021 na Paraíba. Foram três feminicídios apenas no mês de março, o equivalente ao somatório dos casos de janeiro e fevereiro. O número de feminicídios representa 37,5% dos crimes violentos letais intencionais que aconteceram contra mulheres no terceiro mês do ano. Os números são da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), solicitados pelo G1 via Lei de Acesso à Informação.

Em relação a março de 2020, o número de mulheres assassinadas subiu mais de 33%. No ano passado, o mês de março registrou 6 mortes de mulheres e um feminicídio. Os assassinatos foram cometidos pelo companheiro ou ex-companheiro das vítimas. O aumento no número de feminicídios foi de 200% entre 2020 e 2021, avaliando apenas o mês de março.

No ano inteiro de 2020, o número de feminicídios representou 38% do total de mulheres assassinadas na Paraíba. O número de feminicídios atingiu 36 casos. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio, quando acontece o roubo seguido de morte. No total, 93 mortes violentas de mulheres foram registradas em 2020

Em relação a 2019, o percentual diminuiu em 2020. Ao longo daquele ano, o número de feminicídios representou 52% da quantidade de mulheres assassinadas. De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística, foram registradas 73 mortes de mulheres. O número de 38 feminicídios é superior ao de homicídios dolosos de mulheres, que não têm relação com o gênero. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio e outra por lesão corporal seguida de morte.  A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste domingo (25).


Á você que está me lendo eu digo .Á você que está me lendo eu digo : O machismo se baseia na ideia da virilidade e da autossuficiência masculina na sociedade. No pensamento machista, o conceito intelectual se baseia na superioridade dos homens em relação as mulheres na sociedade.
O patriarcado se baseia no poder primário dos homens na sociedade. O patriarcado é um conceito filosófico que mantem os homens predominando sobre todos os cargos de liderança politica, baseado na autoridade moral, privilégio social e controle total sobre as mulheres e crianças.
A misoginia é ódio e a aversão dos homens as características e valores femininos. A aversão aos valores femininos se aplica com atitudes extremamente intolerantes e agressivas por parte dos misóginos, que visam a manutenção de desigualdades e hierarquia entre os gêneros. Ou seja. Os misóginos focam sua aversão aos valores femininos mantendo atitudes do machismo e do patriarcado.
O feminicidio é um crime de ódio baseado em questão de gênero. O Feminismo é um crime de ódio aonde a vitima é morta simplesmente por ser uma mulher. O feminicidio se caracteriza pelo ódio e aversão ao sexo feminino.
Muitas vezes a necessidade de qualificar o assassinato das mulheres como algo separado do homicídio é questionada. Os críticos argumentam que 80% dos assassinatos são de homens, então o termo feminicidio colocaria ênfase no assassinato menos prevalente das mulheres. Além disso, o estudo do feminicdio seria um estudo social.
Sim leitor (a). Muitos homens no Brasil dizem que infelizmente existe esse movimento feminista no Brasil. Como jornalista e como cidadão brasileiro eu digo. Ainda bem que ele existe.
Os crimes de misoginia e feminicidio, são justificados pela "legitima defesa da hora" e a " manutenção do valores tradicionais". Sim leitor (a). Temos que ter a consciência coletiva para decidirmos em que tipo de sociedade queremos viver.
A sociedade  em que tem prevalecido a " defesa dos valores tradicionais", está sufocando e matando as mulheres a cada dia no Brasil. A " defesa dos valores tradicionais", está sendo a força para que os misóginos mostrem toda a sua força contra as mulheres no Brasil.
Como cidadão e como jornalista, eu vejo o quanto os movimentos feministas são indispensáveis para a criação de uma consciência coletiva no Brasil sobre os direitos das mulheres. Em um pais machista, misógino e  patriarcal como o Brasil, eu vejo o quanto ainda temos um longo caminho a percorrer como uma sociedade.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário