A Política é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Política é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( política externa) e assuntos internos (política interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis participam da política na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na política, seja através do voto, do pensamento crítico e de sua militância política, por meio do sufrágio universal.
A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões políticas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro político, no espectro político mais moderado do que em variantes radicais da extrema direita. O liberalismo econômico ou liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. O liberalismo econômico é a característica de uma direita moderada, a chamada centro direita.
A democracia é um regime politico em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente, diretamente através de representantes eleitos, na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos exercem o poder da governação, por meio do pensamento intelectual e critico, por meio do sufrágio universal
O pluripartidarismo ou sistema multipartidário, é um sistema de governo aonde três ou mais partidos podem assumir o controle governamental de um país, seja de maneira independente, ou em uma coalizão. Sim leitor (a). Em uma democracia, é legitimo que cada cidadão tenha o direito legitimo de ter suas preferencias políticas.
Sim leitor (a). Esse blogueiro que vos fala nesta manhã, também tem uma determinada preferencia politica, assim você certamente tem a sua leitor (a).. Contudo leitor (a), como jornalista por formação, analiso as coisas com racionalidade, deixando as minhas preferencias pessoais em segundo plano.
É um grande erro analisarmos a corrupção no Brasil levando em consideração apenas as nossas preferencias politicas. Sim leitor (a). Os grandes esquemas de corrupção no Brasil, sempre funcionaram de maneira pluripartidária, desde que eu acompanho os noticiários, ainda em meados da década de 1980.
As grandes negociatas na politica brasileira, sempre aconteceram da maneira multipartidária. E sendo assim leitor (a). Não podemos analisar as negociatas na politica brasileira apenas pelas nossas preferencias politicas.
Sim leitor (a). Em uma democracia, é legitimo que todos nós tenhamos o direito de ter as nossas preferencias políticas. Esse jornalista que vos fala agora, também tem sua preferencia politica, assim como você leitor (a).
E é um grande erro nós analisarmos as grandes negociatas na politica brasileira tendo a passionalidade das nossas simpatias partidárias. Sim leitor (a). Para analisarmos as grandes negociatas na politica brasileira, é preciso ser menos passional em relação as nossas preferencias políticas, e nos orientarmos sempre por um raciocínio bastante completamente pragmático.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Site Meu Dicionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário