A Polícia Civil indiciou seis pessoas por envolvimento na morte da cabeleireira transexual Lorena Muniz, de 25 anos, após um incêndio numa clínica de estética, em 17 de de fevereiro, no Centro de São Paulo.
Laudo necroscópico do Instituto Médico Legal (IML) apontou que a vítima morreu cinco dias depois por asfixia ao inalar fumaça tóxica e quente das chamas. Ela estava sedada numa cama enquanto era preparada para uma cirurgia, na qual colocaria implantes de silicone nos seios, que nem chegou a fazer
O inquérito policial foi concluído na quinta-feira (1º), quando foi relatado à Justiça pelo 1º Distrito Policial (DP), na Sé. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (5) ao G1 pela assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A pasta não divulgou os nomes e as profissões dos indiciados, mas informou que quatro deles foram responsabilizados por homicídio doloso, por dolo eventual, quando se assume o risco de matar mesmo que não haja a intenção disso. Outros dois indiciados respondem por omissão de socorro, por não terem ajudado a vítima a escapar do fogo. Todos os indiciados respondem em liberdade.
O G1 apurou que, entre os investigados pela polícia no caso Lorena Muniz, estão diretores da Clínica Saúde Aqui, que fica na Liberdade, no Centro, e onde ocorreu o incêndio; e donos da Clínica Paulino Plástica Segura, localizada em Taboão da Serra, na região metropolitana, e que teria alugado o espaço oferecendo a equipe médica para operar a cabeleireira. O 1º DP também investigou uma pessoa da área médica e outra que é técnica em enfermagem.
Apesar disso, até a última atualização desta reportagem, o G1 não havia conseguido confirmar se esses investigados foram indiciados, nem seus nomes e profissões. Eles também não foram localizados para comentar os indiciamentos.
Caberá agora ao Ministério Público (MP) decidir se acusa ou não os indiciados pelos crimes. Até a última atualização desta reportagem, não havia a confirmação se a Promotoria havia denunciado as seis pessoas à Justiça pelos crimes de homicídio e omissão.
Incêndio
De acordo com a investigação, o incêndio teria começado num dos aparelhos da Clínica Saúde Aqui. Segundo o viúvo de Lorena, Washington Barbosa, conhecido como blogueiro Tom Negro, testemunhas lhe contaram que o ar-condicionado da clínica pegou fogo e todos os funcionários saíram, deixando sua mulher inconsciente em uma sala.
"O ar-condicionado pegou fogo, todos saíram correndo, ela ficou lá, inconsciente, sedada, inalando fumaça. Chegou a ficar por sete minutos inconsciente, e isso gerou um prejuízo para o oxigênio no cérebro dela, segundo os médicos", escreveu Tom nas suas redes sociais.
De acordo com o prontuário médico do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP), para onde a vítima foi levada depois de ser socorrida, por causa da intoxicação, Lorena ficou sem oxigenação no cérebro e teve uma parada cardiorrespiratória por 17 minutos. Ela ainda ficou com o nariz e a orelha queimados, provavelmente pelas chamas. A morte cerebral da paciente só foi confirmada pelo hospital em 21 de fevereiro.
Um vídeo que circulou nas redes sociais de ativistas mostra pacientes da clínica na calçada, relatando o incêndio e informando que uma pessoa ainda estava dentro do local.
A cirurgia
Lorena teria pago R$ 4 mil à Clínica Paulino Plástica Segura, que fica em Taboão da Serra, para fazer a cirurgia na Clínica Saúde Aqui, na capital, segundo testemunhas. Ela deixou Paulista, no Grande Recife, em Pernambuco, onde morava com o marido, somente para colocar as próteses nos seios.
A delegacia investigava ainda se a Saúde Aqui poderia fazer operações de implantes de silicone. A clínica de estética onde foi feita a cirurgia não tem aval dos Bombeiros para funcionar. No sistema da corporação não há registro do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Esse documento é exigido para garantir que o imóvel tenha os equipamentos adequados para o combate a incêndios.
Em nota, a Vigilância Sanitária da capital informou que o estabelecimento tinha licença para a realização de procedimentos médico-cirúrgicos de pequeno porte, sob anestesia local. No entanto, a nota não esclarece se este era o tipo de cirurgia que Lorena realizava. Em 18 de maio, a Clínica Saúde Aqui foi interditada pelo órgão.
A equipe responsável pela cirurgia também é alvo de um inquérito policial e de diversos processos judiciais movidos por outras pacientes.
Doutor Paulino de Souza, o homem que negociava as cirurgias com as pacientes _e com quem Lorena acertou seu procedimento, segundo seu marido_ não tem registro como médico. Em grupos de mulheres trans e travestis, Paulino é conhecido por oferecer cirurgias plásticas baratas e atrair pacientes de diversos lugares do Brasil.
A Defensoria Pública está dando assistência jurídica à família de Lorena.
“Eu quero justiça para que não aconteça mais com nenhuma filha”, disse Elisangela Muniz, mãe de Lorena, que autorizou a doação dos órgãos da filha. “E outra mãe não tenha que sofrer o que eu estou sofrendo.”
O que diz uma das clínicas
Logo após o incêndio e a morte de Lorena, a Clínica Saúde Aqui informou ao G1, por meio de seu advogado Daniel de Santana Bassani, que apenas havia cedido espaço e material cirúrgico para a operação. E que o procedimento seria feito pela equipe médica da Clínica Paulino Plástica Segura, com sede em Taboão da Serra.
Bassani negou que a Saúde Aqui tenha cometido omissão de socorro em relação a Lorena e alegou que seus funcionários seguiram orientações da Polícia Militar (PM) de que a remoção da paciente teria de ser feita pelo Corpo de Bombeiros, que também apagaram as chamas.
"Tinha treinamento para lidar com este tipo de situação, tanto que eles evadiram as pessoas e, quando tentaram retornar, não conseguiram. Havia dois auxiliares de enfermagem que tentaram retirar a paciente, mas na esquina vinha vindo uma viatura, e ela já interveio pra que eles não entrassem lá e aguardassem o Corpo de Bombeiros", afirmou o advogado da clínica Saúde Aqui, Bassani.
Segundo o advogado, a clínica funcionava de forma regular, e os funcionários eram treinados para lidar com todo tipo de situação.
"O prédio tem AVCB e esse documento autoriza o funcionamento da clínica", disse Bassani. "Nós tentamos fazer de tudo para retirar a paciente, mas os policiais militares, de forma coerente, não permitiram que fosse retirada por pessoas que não tinham a capacidade pra isso. Os bombeiros entraram e retiraram."
De acordo com o advogado, o curto-circuito que teria causado o incêndio na clínica pode ter sido provocado por funcionários de uma empresa de fornecimento de energia que fazia manutenção na rede elétrica da região. "Tenho quase a plena certeza disso. Há pelo menos mais duas lojas próximas que também tiveram curto."
Até a última atualização desta reportagem, os responsáveis pela Clínica Paulino não foram localizados para comentar o assunto. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta terça feira (06).
Á você que está me lendo eu digo : A cidadania é exercida dentro do conceito de responsabilidade jurídica. A cidadania é responsabilidade ética e jurídica de um individuo em um Estado. A cidadania diz que os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de uma pessoa implica necessariamente em uma obrigação de outra. A cidadania é um conjunto de direitos, meios, recursos e práticas que dá á uma pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.
A relação de do cidadão com o Estado é dupla. Na sua responsabilidade comportamental e jurídica, a cidadania diz que os cidadãos participam ativamente da fundação e governança do Estado, estando sujeitas ao estado de direitos vigente no Estado Brasileiro. A cidadania na sua responsabilidade ética e jurídica, diz que os cidadãos são responsáveis pelo cumprimento pleno da responsabilidade ética e também da responsabilidade jurídica do pleno estado democrático no império do estado de direito. A cidadania diz que através do voto, do cumprimento das normas jurídicas legais e do respeito a igualdade entre os cidadãos, a responsabilidade ética e responsabilidade jurídica é um dever de todos os brasileiros dentro da Republica Federativa do Brasil.
Na sua responsabilidade ética e responsabilidade jurídica, a cidadania é estabelecida pela igualdade plena entre todos os brasileiros perante o pleno estado vigente da Republica Federativa. Na sua responsabilidade ética e responsabilidade jurídica, a cidadania plena é exercida por meio da plena igualdade entre os brasileiros, sendo respeitadas a igualdade plena entre os cidadão brasileiros, na sua responsabilidade ética e responsabilidade constitucional. Essas são as informações sobre o conceito da cidadania na sua responsabilidade jurídica e constitucional, do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.
Ou seja leitor (a). O meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes, diz que as garantias da igualdade e respeito mutuo, é um conceito da cidadania no Brasil. A meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes, diz que a plena igualdade entre os brasileiros, é o pleno exercício da cidadania constitucional, na sua responsabilidade ética e na sua responsabilidade jurídica.
Ou seja leitor (a). Como um cidadão brasileiro, eu somente posso esperar que o caso em questão seja devidamente apurado, e que os responsáveis sejam punidos.
O Estado de direito é uma situação jurídica, ou sistema institucional, no qual todos os cidadãos são submetidos ao império do direito. O Estado de direito é um conjunto de leis, cujo o exercício é marcados pelo respeito ao império do direito e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de direito, na sua essência, alcança até mesmo os mandatários políticos, que também estão submissos ao império do direito democrático. Segundo as mesmas informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.
Ou seja leitor (a). Como um cidadão brasileiro, eu espero que o caso seja devidamente apurado. E que caso se constatem as responsabilidades. Que os responsáveis pela omissão de socorro sejam devidamente punidos.
E assim caminha a humanidade.
Imagens : Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário