sexta-feira, 9 de julho de 2021

A necessária igualdade entre homens e mulheres.

Um homem de 42 anos é suspeito de agredir a namorada, de 31, no fim da tarde de quinta-feira (08), na Vila Moreninha IV, em Campo Grande. Além de bater na mulher, ele também furtou o celular dela. Tudo teria sido motivado por ciúmes.

Conforme o registro policial, o homem não gostou de uma conversa que viu no celular da namorada e jogou o aparelho nela. Depois deu socos, chutes e com a vítima no chão, pisou na cabeça e no pescoço dela.

Após a agressão, o suspeito fugiu levando o aparelho de celular da namorada, que acionou a Polícia Militar (PM). Os policiais fizeram buscas, mas não localizaram o homem.

A mulher ficou com lesões no olho esquerdo, recebeu atendimento médico e foi liberada. Ela contou à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) , que fica na Casa da Mulher Brasileira, que o namorado, com quem está há 8 meses, agiu por ciúmes e afirmou não precisar de medidas protetivas.

O suspeito irá responder pelos crimes de lesão corporal dolosa e furto em situação de violação doméstica. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta sexta feira (09).


Á você que está me lendo eu digo :  O Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, intelectuais e filosóficos, que tem como objetivos, os direitos iguais entre homens e mulheres por meio do empoderamento feminino e da libertação das mulheres de padrões patriarcais. O Feminismo envolve diversos movimentos políticos, sociais e intelectuais, que advogam pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses.

O Feminismo alterou principalmente as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental. que vão da cultura ao direito. Com alto nível de intelectualidade, as feministas fazem campanhas pelos direitos legais das mulheres ( direitos de contrato, direito de propriedade e direito ao voto), pelo direito da mulher á sua autonomia e á integridade do seu corpo, pelo direito ao aborto e o direito reprodutivo ( incluindo o acesso á contracepção e cuidados pré natais de qualidade), pela proteção das mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro, pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença maternidade e salários iguais aos dos homens. As feministas lutam contra a interiorização das mulheres em uma sociedade patriarcal.

Desde a década de 1980, as intelectuais feministas argumentam que o movimento deveria examinar atentamente as experiências das mulheres com a desigualdade gerada pelo racismo, homofobia, classismo e colonização . No final de década de 1980 e o inicio da década de 1990, as feministas do pós modernismo argumentam que os papéis sociais dos homens e mulheres, seria construídos socialmente, sendo impossível generalizar as experiências das mulheres por todas as suas culturas e histórias. Segundo o  documentário exibido durante o meu curso de |Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado ( FIAAM FAAM).

O machismo se baseia na ideia da virilidade e da autossuficiência masculina na sociedade. No pensamento machista, o conceito intelectual se baseia na superioridade dos homens em relação as mulheres na sociedade.

O patriarcado se baseia no poder primário dos homens na sociedade. O patriarcado é um conceito filosófico que mantem os homens predominando sobre todos os cargos de liderança politica, baseado na autoridade moral, privilégio social e controle total sobre as mulheres e crianças.

A misoginia é ódio e a aversão dos homens as características e valores femininos. A aversão aos valores femininos se aplica com atitudes extremamente intolerantes e agressivas por parte dos misóginos, que visam a manutenção de desigualdades e hierarquia entre os gêneros. Ou seja. Os misóginos focam sua aversão aos valores femininos mantendo atitudes do machismo e do patriarcado.

O feminicidio é um crime de ódio baseado em questão de gênero. O Feminismo é um crime de ódio aonde a vitima é morta simplesmente por ser uma mulher. O feminicidio se caracteriza pelo ódio e aversão ao sexo feminino.

Como jornalista e cidadão leitor (a), eu apoio as mulheres do movimento que encabeçam o feminismo. O Brasil ainda é um país patriarcal, misógino e extremamente machista. Os direitos das mulheres ainda não são respeitados na nossa sociedade.

Como jornalista e cidadão, eu apoio as lutas pela igualdade plena entre homens e mulheres. Eu apoio as lutas intelectuais do movimento feminista contra o patriarcado e o machismo leitor (a).

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Hypeness

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário