sábado, 10 de julho de 2021

A solidariedade valida neste momento.

Um educador físico de Avaré, no interior de São Paulo, criou um programa que oferece treinamento gratuito para pessoas que se recuperaram da Covid-19. A iniciativa faz parte de um projeto de doutorado desenvolvido em conjunto com uma fisioterapeuta.

Luiz Carlos Alves Júnior é dono de uma academia em Avaré e contou ao G1 que teve que suspender as atividades do espaço em março do ano passado, quando começou a pandemia. Neste período, ele também teve que encerrar o projeto de doutorado que estava fazendo com um grupo de idosos e pensar em outras possibilidades de estudo em meio à quarentena.

“Em uma reunião com a minha orientadora, ela falou que eu teria que focar em alguma coisa atual, e eu pensei sobre a situação da minha academia. Eles não enxergam como um serviço essencial de saúde, que o exercício físico ajuda a combater as comorbidades”, conta Luiz.

A partir disso, o doutorando em Ciências do Movimento Humano em uma universidade de Piracicaba (SP) escreveu o projeto sobre a importância dos exercícios físicos na recuperação da Covid-19. No fim do mês passado, a iniciativa foi aprovada pelo comitê de ética.

“Eu conheço atletas que tiveram Covid, pessoas que treinavam muito bem, com a capacidade física boa, mas voltaram a treinar e tiveram cansaço, falta de ar. A pessoa realmente fica cansada, fadigada pós-Covid, e o exercício físico ajuda”, explica.

Como funciona

De acordo com Luiz Carlos, no projeto, ele vai fazer vários testes e exames específicos nos participantes para montar um treino individual de acordo com as necessidades de cada aluno. Estagiários serão convidados para ajudar nas avaliações e acompanhar os treinos.

“Os participantes vão poder escolher entre musculação e hidroginástica. Tanto na água quanto na academia, eles terão duas vertentes, que é o trabalho de fortalecimento muscular e resistência aeróbica”, afirma o educador físico.

O morador de Avaré informou que a academia está seguindo à risca todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19, com a higienização dos equipamentos e 70% da capacidade de pessoas.

As inscrições para participar do programa estão abertas até o dia 16 de julho. As sessões serão feitas duas vezes por semana, com agendamento de horário, e o programa segue até outubro.

Luiz Carlos informou que podem participar homens e mulheres, de 30 a 75 anos, que se recuperaram da Covid-19 e estejam aptos a realizarem atividade física, de acordo com atestado médico.

O programa é totalmente gratuito, mas será colocada uma caixa na recepção do local para as pessoas que quiserem contribuir com entidades do município.

Para fazer a inscrição, os moradores podem entrar em contato através do WhatsApp (14) 99641-2676 ou ir até a academia, na Avenida Gilberto Filgueiras, 500. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste sábado (10).


Á você que está me lendo eu digo : Caro (a) leitor (a). Nesta manhã, eu quero dizer que lamento profundamente, os meus 532 mil compatriotas mortos pela Covid 19. Sim leitor (a). Eu lamento profundamente todos as mortes dos meus compatriotas que se foram em decorrência da Covid 19.

Nesta manhã, eu também me solidarizo com todos os (as) leitores (as), que tenham perdido algum ente querido para a Covid 19. Desejo sinceramente que o tempo venha a confortar os corações dos (as) leitores (as) que tenham perdido algum ente querido para a Covid 19.

Sim leitor (a). União, Estados e Municípios não se entenderam em medidas nacionais para o combate a Covid 19. Sim leitor (a). Além do lamentável descaso do presidente Jair Bolsonaro com as vidas dos brasileiros. Também tivemos Governadores e Secretários da Saúde que foram afastados dos cargos e presos em casos de desvios de recursos públicos para o combate a pandemia da Covid 19 no Brasil.

Sim leitor (a). Nesta pandemia tão terrível que nós estamos vivendo, todas as iniciativas são validas para o enfrentamento dos males da doença. Sim leitor (a). Além dos 532 mil mortos, também tivemos outras pessoas que tiveram sequelas em decorrência da Covid 19.

Portanto leitor (a), todas as iniciativas solidárias são validas neste momento. O Brasil carrega males terríveis dos efeitos da pandemia no nosso país. A Covid 19 nos deixou males terríveis nos campos econômico e humanitário.

Sendo assim leitor (a). Como cidadão, eu apoio todas as iniciativas solidárias para enfrentar os males deixados pela Covid 19. É fato que muitas pessoas irão precisar de sessões de reabilitação para se recuperar das sequelas da Covid 19.

Em meio a tantos casos de descaso das autoridades públicas, iniciativas solidárias são sempre bem vindas. Eu apoio todas as iniciativas que ajudem na reabilitação das pessoas que tiveram sequelas em decorrência da Covid 19.

E assim caminha a humanidade. 

Imagens : Portal G1 da Rede Globo.







 




Nenhum comentário:

Postar um comentário