O liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas. O liberalismo econômico rejeita o intervencionismo estatal, o que significa que o maior número de decisões são tomadas pelas empresas e pelos indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas.
Na politica, a polarização significa a divergência politica entre as duas pontas do aspecto ideológico. A polarização normalmente envolve a direita e a esquerda no aspecto politico dentro de certos grupos e instituições.
Na polarização entre direita e esquerda, as correntes moderadas perdem poder e influencia.
A politica é uma ciência intelectual e geopolítica que os países utilizam para administrar seus respectivos territórios. A política é a ciência, enquanto direito, utilizada para administrar assuntos internos (politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, a politica é exercida pelos cidadãos elegiveis, por meio do pensamento critico no sufrágio universal.
A democracia é um regime politico em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente- diretamente através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos elegiveis, exercem plenamente o poder da governação, por meio do voto, do pensamento critico e intelectual, no pleno direito democrático por meio do sufrágio universal.
A extrema direita é o espectro político do mais alto grau do direitismo no campo ideológico. A extrema direita tem total desprezo por reformas econômicas e sociais das correntes de centro e centro esquerda. A extrema direita tem total aversão às reformas econômicas de bem estar coletivo. A extrema direita tem na sua crença, a hierarquia social, que prega a superioridade de certos grupos em relação a outros. A extrema direita acredita nas práticas de seleção natural entre os indivíduos, seleção natural que poderá ser feita através de práticas genocidas contra grupos considerados inferiores na hierarquia social. A extrema direita é contra qualquer moderação nas políticas interna e externa de um país, a extrema direita prega a destruição das vozes discordantes, através de politicas externas contra o estado democrático direito.
A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma política de centro e centro esquerda no espectro político, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma política de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional é o espectro politico base dos partidos de centro esquerda e esquerda no Brasil, PT, PDT, PC do B e PSOL. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.
A ciência politica aponta, que dentre os conceitos de direita e esquerda, existe o centro, a visão centrista. O centrismo se baseia dentre os conceitos de direita e esquerda no espectro politico. Os adeptos do centrismo, não são capitalistas extremados e nem totalmente socialistas. Os centristas são conhecidos por defenderem a economia de mercado, mas sem esquecer do lado social. Os centristas são conhecidos por serem pessoas conciliadoras e tolerantes no espectro político. Os centristas, na sua essência, também têm características sociais democratas na sua forma de governo.
A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões políticas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro político, no espectro político mais moderado do que em variantes radicais da extrema direita. O liberalismo econômico ou liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. O liberalismo econômico é a característica de uma direita moderada, a chamada centro direita. Segundo descreve a literatura do meu livro Opinião Pública, do autor Walter Lippmann
Sim leitor (a). Conforme eu já disse em outras postagens, não tenho qualquer formação em Ciências Políticas. Longe disso leitor (a). Minha única formação acadêmica, é um simples curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM0,o qual conclui em 22 de Dezembro de 2016.
Contudo leitor (a). É possível entendermos certas coisas apenas acompanhando os noticiários. Seja em veículos da grande imprensa. Seja em veículos independentes.
O Brasil vive uma forte polarização política entre a direita e a esquerda. A volta do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cenário político, deu vida a uma forte polarização entre a Social Democracia e a Extrema Direita no Brasil.
Os grandes veículos de imprensa, ainda que de maneira discreta, defendem uma candidatura de centro como uma terceira via nas eleições em 2022. Contudo leitor (a). A questão não é tão simples assim.
Partidos de centro e centro esquerda, foram completamente sangrados pela Operação Lava Jato á partir de 2014. O PT sofreu com um antipetismo doentio entre 2016 e 2018. Contudo, PSDB e MDB, outrora partidos de centro, também foram sangrados pela Operação Lava Jato.
Como sequelas da Operação Lava Jato, PSDB e MDB, passaram do centro para a centro direita. Parte do MDB passou para a extrema direita de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.
Talvez uma polarização política não seja saudável. Contudo leitor (a). Os partidos do chamado "centro" também não se ajudam no cenário atual. Eu vejo partidos de centro defendendo o estado mínimo, como se estivéssemos na Nova Zelândia, por exemplo.
As bandeiras do estado mínimo, defendidas por partidos do chamado "centro" no cenário atual, não são realistas em nenhum país do mundo leitor (a). Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. Na Suíça leitor (a), não existe o estado mínimo, defendido pelos chamados partidos do "centro" no cenário atual.
O Brasil é um pais continental, com aproximadamente 211 a 213 milhões de habitantes. O Brasil é um pais com 27 estados dentro de uma Republica Federativa, com um Produto Interno Bruto de aproximadamente 7,4 trilhões em 2020, segundo os dados do Banco Central e do Ministério da Economia.
A politica de estado mínimo, que é defendida pelos chamados partidos do " centro", condenaria milhares de trabalhadores assalariados á miséria em um pais como o Brasil. Uma politica de estado mínimo, é completamente suicida em um país com tamanhas desigualdades como o Brasil. Um politica do estado mínimo, é uma politica suicida em um pais cujo salário mínimo é R$ 1.100,00.
A irrealista bandeira do estado mínimo, defendida pela terceira via do "centro", favorece a polarização entre direita e esquerda no cenário político. Contudo leitor (a), na política, a mudança é unica coisa realmente certa. Em uma democracia, tudo pode mudar a qualquer momento.
Talvez a polarização não seja saudável. Mas convenhamos leitor (a), os partidos do chamado "centro", também não se ajudam muito no Brasil.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Site BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário