domingo, 15 de agosto de 2021

A autocracia governamental.

De forma reservada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sinalizou que não dará prosseguimento a pedidos de impeachment que o presidente Jair Bolsonaro prometeu apresentar contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Nas palavras de um interlocutor de Pacheco, não há qualquer casualidade e nenhum fato objetivo na argumentação apresentada por Bolsonaro em mensagem postada nas redes sociais neste sábado (14).

A Constituição diz que "compete privativamente ao Senado Federal" processar e julgar os ministros do Supremo Tribunal Federal em casos de crime de responsabilidade.

Um senador próximo de Rodrigo Pacheco ressaltou que já há 17 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo. E que um eventual novo pedido terá o mesmo caminho: a gaveta. Ou seja, não terá prosseguimento sem um fato objetivo.

Para interlocutores do presidente do Senado, o objetivo de Bolsonaro com isso é criar um “factoide” para alimentar sua militância mais radical, principalmente depois da prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, determinada nesta sexta-feira (13) pelo ministro Alexandre de Moraes.

“Mas o Pacheco não vai entrar nesse jogo. Bolsonaro vai ficar dançando sozinho”, disse ao blog um interlocutor próximo do presidente do Senado. A informação é do Jornalista Gerson Camarotti, no seu blog, no Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste domingo (15).


Á você que está me lendo eu digo :A politica é a geopolítica que os países adotam para governar seus respectivos territórios. A politica, é a ciência, enquanto direito, utilizada para representatividade de assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, os cidadãos elegiveis exercem a atividade politica, através do seu voto e militância, por  meio do pensamento critico no sufrágio universal.

A democracia é um regime politico em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente- diretamente através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos elegiveis, exercem  plenamente o poder da governação, por meio do voto, do pensamento critico e intelectual, no pleno direito democrático por meio do sufrágio universal.

O Estado de Direito é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual todos os cidadão de um pais são submetidos ao império do Direito. O Estado de Direito é um império jurídico, que é ligados as normas constitucionais, ao conjunto de leis e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de Direito estabelece normas jurídicas dentro de um império democráticos, no qual até mesmos os governantes do estado estão submetidos as normas já existentes. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena ne Moraes.

O autoritarismo é uma forma de governo autocrática, aonde o poder absoluto é concentrado nas mãos de um único governante. O autoritarismo é uma forma de governo aonde se prega a obediência cega á autoridade de um único governante, em total oposição as liberdades democráticas e de uma  obrigação de obediência cega da população á um unico governante, que exerce o poder com mãos de ferro.

Caro (a) leitor (a). Dou a voce o direito legitimo de não concordar com este blogueiro e jornalista que vos fala na manhã deste domingo. Como cidadão e jornalista, sou extremamente tolerante aos meus compatriotas que não pensam como eu a respeito dos temas no Brasil.

Como cidadão e jornalista, acredito em uma democracia representativa em termos de pluralidade de livre pensamento entre os nativos brasileiros.

Sim leitor (a). Você que me acompanha no blog, desde as minhas primeiras postagens em 2018, já leu posts aonde eu faço criticas a corrupção de partidos de centro e centro esquerda, que foram reveladas pela Policia Federal desde 2014.

Contudo leitor (a), o presidente Jair Bolsonaro tem sim uma tendência autoritária de governo. O atual mandatário brasileiro não sabe conviver com a pluralidade de pensamento em um pais democrático.

O presidente Jair Bolsonaro é um governante com uma tendência autoritária. Haja vista as ofensas do atual mandatário as jornalistas mulheres durante o seu governo. Governantes autoritários apenas querem desestabilizar as instituições democráticas após serem eleitos nas urnas.

O presidente Jair Bolsonaro teve tudo para se firmar como um grande líder nacional no enfrentamento a pandemia do novo corona vírus. A tarefa era simples. Bastava que o presidente demonstrasse a maturidade necessária para o exercício da politica.

Jair Bolsonaro fez tudo ao contrário. O presidente foi contaminado pelo extremismo da sua ala ideológica. Com tendências autoritárias, o presidente Jair Bolsonaro tentou adotar politicas contra a saúde pública no Brasil.

Coube aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, impedir que o presidente Jair Bolsonaro, colocasse ainda mais em risco, a já fragilizada saúde pública no Brasil.

Como chefe do executivo nacional, Jair Bolsonaro dispões de poderes que lhe são dados pela Constituição Federal. Como presidente da República, Jair Bolsonaro tem poderes para demitir os presidentes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e da Petrobrás.

Como presidente da República, Jair Bolsonaro também dispõe de poderes para demitir o Ministro da Defesa. Entretanto, mesmo sendo presidente da República, Jair Bolsonaro não dispões que quaisquer poderes para colocar em risco a saúde pública no país.

Adotar politica contra a saúde pública, é uma característica de governantes autoritários. Como cidadão e jornalista, eu tenho muita tolerância aos meus compatriotas que não pensam como eu a respeito dos temas no Brasil.

Como cidadão e jornalista, eu acredito em uma democracia representativa, com plena manifestação do pensamento. Mas o autoritarismo fere o estado democrático de direito em qualquer país. Governantes autoritários apenas conduzem um país ao caos absoluto.

E assim caminha a humanidade.  

Imagem : Jornal  O Globo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário