terça-feira, 15 de março de 2022

A necessidade da preservação no Jornalismo.

 O jornalista Paulo Morsa chamou o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, de "idiota" e "boçal" durante o Papo de Craque, programa da Rádio Transamérica, de hoje. O comentário acontece um dia após a vitória por 1 a 0 sobre o Santos, quando o comandante alviverde ironizou a alcunha de retranqueiro.

Morsa deixou claro que as críticas foram direcionadas ao "ser humano" Abel Ferreira. Para o jornalista, o português é "mal-educado", "prepotente" e "arrogante".

"Não estou dizendo que ele é mau treinador. Não falei isso. Estou falando que ele como ser humano é uma desgraça, um idiota. Ele é um idiota. Ele é um boçal. Ele não tem educação. Ele é arrogante, ele é prepotente, como ser humano. Não estou falando como técnico de futebol, que ele sabe fazer. Com time bom ou ruim, o esquema dele de retranca será sempre o mesmo", afirmou Morsa.

O UOL Esporte apurou que o estafe de Abel Ferreira não comentará o episódio neste momento.

Em fevereiro, Abel Ferreira esteve próximo de abrir um processo contra Neto, apresentador da Bandeirantes, após declarações do ex-jogador sobre a mãe do treinador, proferidas durante o programa "Os Donos da Bola". O comandante alviverde, porém, decidiu não seguir com a medida. A informação é do Portal UOL.







Á você que está me lendo eu digo : Jornalismo é a coleta, investigação e análise das informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo também se aplica à ocupação, aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. De acordo com as aulas durante a habilitação em Jornalismo, na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Jornalismo Esportivo é a especialização de profissão jornalística nos fatos relacionados aos esportes, ginástica, hobbies e outras atividade de exercício físico.
O Jornalismo esportivo é um ramo da comunicação que lida com um alto grau de parcialidade, pois tantos os leitores, quanto os jornalistas, tem suas preferencias por determinados clubes ou atletas. Sendo assim, o jornalista esportivo deve ter extremo cuidado com a paixão, pois o seu texto pode causar repudio e trazer a falta de credibilidade do jornalista esportivo perante o público e seus colegas de profissão.
Linha editorial é uma politica que determina a visão de mundo dos respectivos meios de comunicação. A linha editorial indica os valores, aponta o paradigma e influencia decisivamente na construção da mensagem do veiculo de comunicação com seus respectivos públicos.
Sim leitor (a). Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 a Dezembro de 2016 , eu cursei Comunicação Social- com Habilitação em Jornalismo. Durante os meus 04 anos e meio de estudo, eu aprendi a entender a psicanalise da comunicação, em um estudo cientifico.
Contudo, eu evito fazer criticas pessoais nos meus blogs. Sim leitor (a). Você, que me acompanha neste blog, desde o seu inicio, em Setembro de 2018, é testemunha do quanto eu não faço criticas pessoais nas postagens.
Neste blog, já fiz critica ao presidente Jair Bolsonaro (PL), ao governador João Doria (PSDB) e também ao presidente da Argentina Alberto Fernandez.
Contudo, as minhas criticas aos respectivos mandatários, foram referentes a atitudes tomadas no exercício dos respectivos mandatos, e não criticas de qualquer ordem pessoal.
Nas minhas leituras sobre a Constituição Federal de 1988, no livro do autor Guilherme Pena de Moraes, eu tenho me inteirado muito sobre o Direito Constitucional e Liberdade de Expressão.
O Jornalista Paulo Roberto Martins, é amplamente conhecido e conceituado no Jornalismo Esportivo. Sim leitor (a). O Jornalista Paulo Roberto Martins, é um nome bastante influente no Jornalismo Esportivo no Brasil.
Mas, entretanto, eu sei o quanto eu sou desprotegido em ações judiciais. Além de não estar em um grande veiculo de imprensa, eu sou um jornalista com deficiência.
Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
E sendo um jornalista com deficiência, eu sei o quanto eu estou extremamente desprotegido em possibilidade de ações judiciais. Sendo uma pessoa com deficiência. E também me baseando no meu estudo intelectual durante os 08 semestres na habilitação em Jornalismo, eu sei o quanto eu preciso me preservar nas minhas atividades como blogueiro.
O exercício do jornalismo opinativo deve ser exercido com extrema prudência e responsabilidade. Ainda mais quando um jornalista com deficiência é extremamente desprotegido em possibilidade de ações na justiça.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal UOL.







Nenhum comentário:

Postar um comentário