domingo, 29 de maio de 2022

Um presidente que não tem jeito .

 RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - O Governo de Pernambuco disse neste domingo (29) que o governador Paulo Câmara (PSB) não recebeu ligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) nem foi convidado pela comitiva de ministros que compareceu ao estado para monitorar a situação das chuvas que deixaram ao menos 84 mortos e outros 56 desaparecidos.

A gestão estadual deu essas informações ao ser procurada pela reportagem da Folha.

A administração estadual informou que o comandante militar do Nordeste, general Richard Fernandez Nunes, está em contato permanente com o governador. O Ministério da Defesa enviou 400 militares ao estado para ajudar no resgate das vítimas.

Também segundo o governo estadual, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, ligou para Paulo Câmara e disse que iria ao estado, o que aconteceu neste domingo. No entanto, não convidou o chefe do Executivo estadual para reuniões a fim de discutir a ajuda nem se prontificou a participar do gabinete de crise.

A reportagem procurou o Palácio do Planalto para comentar o assunto. Até a publicação deste texto, não houve resposta.

O partido de Câmara, PSB, faz oposição a Bolsonaro e é a sigla de Geraldo Alckmin, pré-candidato a vice na chapa liderada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência.

Na manhã deste domingo, Bolsonaro afirmou em rede social que o governo disponibilizou todos os meios para socorrer as famílias atingidas. O presidente irá nesta segunda-feira (30) ao Recife.

Em comitiva na capital pernambucana, o ministro do Desenvolvimento Regional disse que as equipes de suporte permanecerão na região enquanto for necessário e que a população deve manter as medidas protetivas, já que há previsão de chuva para os próximos dias.

"Mesmo o governo do estado e o município tendo as Defesas Civis muito bem estruturadas, são Defesas Civis reconhecidas nacionalmente, uma chuva dessa magnitude causa estragos em qualquer município do Brasil", disse Ferreira.

O ministro estava acompanhado dos ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Carlos Brito (Turismo) e Ronaldo Bento (Cidadania). O ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto, pré-candidato a senador em Pernambuco pelo PL, estava no helicóptero.

O grupo sobrevoou as áreas mais atingidas, como o Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, zona sul da capital, onde 20 pessoas morreram num deslizamento de terra.

O impacto causado pelas chuvas levou nove municípios a decretarem situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho e São Vicente Ferrer.

Também há registro de 3.957 desabrigados, sobretudo nos municípios da região metropolitana do Recife e na Zona da Mata, e 533 desalojados.

Apenas no Recife, 2.464 pessoas foram abrigadas em 39 equipamentos públicos, sendo 24 em prédios do município, como escolas. Na cidade, há 22 desaparecidos. Foram recebidas 48 ocorrências críticas, com 23 bairros atingidos, sendo 43 deslizamentos de barreiras, segundo a administração do município.

Há bairros sem energia e pontos de alagamento em avenidas e estradas. A informação é do Jornal Folha de São Paulo.













Á você que está me lendo eu digo :  A ciência política é a ciência que estuda as estruturas que moldam as regras de convívio entre pessoas em seus respectivos grupos sociais. A ciência política se dedica a estudar as funções de estado, governo e organização política. 
A ciência política pode estuda outras organizações que interferem direta ou indiretamente na organização política. 
Uma Republica Federativa ou Republica Federal é um estado, no qual é ao mesmo tempo uma Republica e uma Federação. Em uma República Federativa, o Brasil tem um Presidente, mas está divido em Estados, geridos pelos Governadores, Municípios, geridos por Prefeitos. Em uma Republica Federativa, Estados e Municípios tem suas próprias autonomias governamentais, e suas decisões não podem ser revogadas pelo Governo Federal.
O Brasil é uma Republica Federativa, com a união indissolúvel entre União, Estados e Municípios e Distrito Federal, sendo a Republica Federativa, a própria constituição do Estado de Direito.
Embora cada república federal administre esta divisão de poderes de maneira diferente, questões comuns relacionadas à segurança e defesa e política monetária são geralmente tratadas em nível federal, enquanto questões como manutenção de infraestrutura e política educacional são geralmente tratadas em nível regional ou local.
A clausula pétrea é um dispositivo constitucional que não pode ser alterado sequer por uma proposta de emenda a constituição (PEC). Na Constituição Federal de 1988, as clausulas pétreas são : 01 .A Republica Federativa no Estado Brasileiro. 02. O direito ao voto direto e ao voto secreto, universal e periódico. 03 . A separação entre os Poderes da República. 04. Os direitos e totais garantias individuais dos cidadãos brasileiros e naturalizados no Brasil. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do Guilherme Pena de Moraes.
Caro (a) leitor (a). Baseados na clausula pétrea da Constituição Federal de 1988, que garante o Brasil como uma Republica Federal, os ministros do Supremo Tribunal Federal, impediram que a política genocida do presidente Jair Bolsonaro (PL), ceifasse ainda mais vidas no Brasil.
Foi com base na Republica Federativa do Brasil, como uma clausula pétrea da Constituição, os ministros do Supremo Tribunal Federal, impediram que o presidente Jair Bolsonaro (PL), levasse a perda de mais vidas de brasileiros no país.
O ex presidente Lula (PT), estava atolado no antipetismo. A volta do ex presidente Lula, é total responsabilidade da política genocida, adotada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra os brasileiros, durante a pandemia da Covid 19.
A falta de compaixão de Jair Bolsonaro (PL), trouxe o ex presidente Lula de volta a vida no cenário político. No Brasil, os votos dos brasileiros, se dividem do centro para direita e do centro para a esquerda.
Os votos do centro para a esquerda, são naturalmente do ex presidente Lula (PT). Contudo, neste momento, o ex presidente Lula (PT), está captando alguns dos  votos do centro para a direita, justamente os votos que elegeram o próprio Jair Bolsonaro em 2018.
Não sou ingênuo para não perceber que a economia tem um peso na impopularidade do presidente Jair Bolsonaro (PL). Sim leitor (a). Obviamente a economia tem seu peso.
Mas, entretanto, os eleitores que rejeitam o presidente Jair Bolsonaro (PL), também avaliam criticamente a política genocida, que foi adotada pelo mandatário brasileiro, sem qualquer cuidado com a saúde alheia.
Tanto quanto a economia, a falta de compaixão do presidente Jair Bolsonaro, também é avaliada criticamente pelos eleitores que o rejeitam neste momento.
Argentina, Chile e Uruguai, três países sul americanos com uma economia exatamente igual a nossa, tiveram uma pandemia mais suave do que nós brasileiros tivemos por aqui. . Argentina, Chile e Uruguai, achataram a curva da pandemia do novo corona vírus.
Assim como a economia, essa comparação é feita criticamente pelos eleitores que rejeitam o mandatário brasileiro neste momento. 

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário