A ditadura militar brasileira foi o regime instaurado no Brasil em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, a ditadura teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito. O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República (ou Sexta República).
Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos. Além disso, a ditadura foi se intensificando por meio da publicação de diversos Atos Institucionais, culminando com o Ato Institucional Número Cinco (AI-5) de 1968, que vigorou por dez anos. A Constituição de 1946 foi substituída pela Constituição de 1967 e, ao mesmo tempo, o Congresso Nacional foi dissolvido, liberdades civis foram suprimidas e foi criado um código de processo penal militar que permitia que o Exército brasileiro e a Polícia Militar pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas suspeitas, além de impossibilitar qualquer revisão judicial.
A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o "milagre econômico", no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes. Na década de 1980, assim como outros regimes militares latino-americanos, a ditadura brasileira entrou em decadência quando o governo não conseguiu mais estimular a economia, controlar a hiperinflação crônica e os níveis crescentes de concentração de renda e pobreza provenientes de seu projeto econômico, o que deu impulso ao movimento pró-democracia. Segundo minhas leituras na biblioteca das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), o longo dois 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.
Uma clausula pétrea é um dispositivo constitucional que não pode ser modificado nem mesmo por uma proposta de emenda a constituição (PEC).
As 04 clausulas pétreas da Constituição são : 01) A Republica Federativa no Brasil. 02) O voto secreto, direito, universal e periódico.03) A Separação dos Poderes da República. 04 ) Os direitos e as garantias fundamentais. Segundo o autor Guilherme Pena de Moraes, no meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil.
As eleições de hoje, marcam o cumprimento pleno e efetivo de uma das clausulas pétreas da Constituição Federal do Brasil de 1988, a plena garantia do voto secreto, direito, universal e periódico.
As eleições devem acontecer em absoluta paz e tranquilidade para todos os brasileiros ( independentemente da sua preferencia política). A livre escolha dos governantes, são a manifestação da democracia, por meio da liberdade e igualdade entre as pessoas.
Que haja uma eleição de absoluta paz e tranquilidade em todos os 27 Estados e no Distrito Federal. Que tenhamos uma eleição marcada pela democracia, livre direito de escolha, também pela plena igualdade no estado democrático de direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário