Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais e patrimônios material e imaterial, dentre outros) e ao seu povo. É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidários com os seus compatriotas.
O historiador Lord Acton, afirmou que patriotismo prende-se com os deveres morais que temos para com a comunidade política.[4][5] Como quase todos os conceitos políticos e filosóficos, também o patriotismo é alvo de inúmeras conceptualizações conflituantes que, segundo Alasdair MacIntyre, ocorrem num espectro que tem num extremo a ideia de que o patriotismo é uma virtude e, noutro, que é um vício. Resumidamente, pode-se definir o patriotismo como o amor pelo próprio país, identificação com este e preocupação com os nossos compatriotas. Não é despiciendo referir a comum sobreposição e confusão com o nacionalismo, pelo que importa salientar a distinção que Lord Acton opera, afirmando que o nacionalismo está ligado à raça, algo que é meramente natural e físico, enquanto o patriotismo se prende com os deveres morais que temos para com a comunidade política.
O nacionalismo é uma ideia e um movimento que defende que a nação deve ser congruente com o Estado.] Como movimento, o nacionalismo tende a promover os interesses de uma nação em particular (como num grupo de pessoas), especialmente com o objetivo de ganhar e manter a soberania da nação (autogovernação) sobre a sua pátria para criar um Estado-nação. O nacionalismo defende que cada nação deve governar-se a si própria, livre de interferências externas (autodeterminação), que uma nação é uma base natural e ideal para uma entidade política e que a nação é a única fonte legítima de poder político. Visa ainda construir e manter uma identidade nacional única, baseada em características sociais partilhadas de cultura, etnia, localização geográfica, língua, política (ou governo), religião, tradições e crença numa história singular partilhada, e promover a unidade ou solidariedade nacional O nacionalismo, portanto, procura preservar e fomentar a cultura tradicional de uma nação. Existem várias definições de uma "nação", o que leva a diferentes tipos de nacionalismo. As duas principais formas divergentes são o nacionalismo étnico e o nacionalismo cívico. De acordo com a mestra e historiadora Sandra Lima, na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Os verdadeiros patriotas respeitam a democracia. Os verdadeiros patriotas, são aqueles que respeitam as medidas de prevenção a Covid 19.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Pode-se afirmar que a democracia é o governo da maioria (pois são eleitos os representantes que uma maioria da população escolhe), e que, em sua base filosófica, deve estar associada aos direitos das minorias e garantir as liberdades individuais. Em um sistema democrático todos os cidadãos devem ter o direito de participar das decisões políticas de forma igualitária. De acordo com a jornalista, mestra e doutora Nadini de Almeida Lopes, no oitavo e ultimo semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado ( FIAAM FAAM).
Os bolsonaristas em nasa representam o patriotismo. Os verdadeiros patriotas, são justamente aqueles que respeitam o regime democráticos.
Os verdadeiros patriotas não promovem atos golpistas. O bolsonarismo apenas representa a face mais obscura do autoritarismo e dos piores tipos de preconceito contra grupos minoritários.
Os verdadeiros patriotas respeitam a democracia.
Confira a reportagem do BBC News Brasil.https://www.bbc.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário