O centrismo na política, dentro do conceito da existência de uma esquerda e direita, é a posição de quem se encontra no centro do espectro ideológico. Para alguns, há apenas duas posições políticas: a de esquerda e a de direita. Porém, além dessa dicotomia há a visão centrista, que é utilizada pelos moderados. Vertentes do liberalismo se encaixam no centro uma vez que defendem pontos de vista considerados de esquerda por quem é da direita tradicional e por defenderem pontos de vistas considerados de direita pela esquerda tradicional.
Um partido político ou indivíduo ideologicamente centrista não defende nem capitalismo nem socialismo absolutos, mas vê a necessidade de conciliar capitalismo com atenção a carências sociais numa democracia, podendo ser mais culturalmente liberal. Na visão da política de centro, não deve haver extremismos ou intransigências na sociedade. Os seus principais valores são: oposição ao radicalismo sustentado pelo equilíbrio que cria a tolerância que defende a coexistência pacífica. Entretanto, há partidos e políticos que se descrevem ou são descritos como "centristas" por serem sincréticos ou, de fato, fisiologistas.
O eleitorado pode se identificar com centristas por uma série de razões, como por exemplo pragmatismo, chegando a ser sugerido que eleitores votam em partidos centristas por razões puramente estatísticas.
Centro-esquerda é um termo político utilizado para descrever indivíduos, partidos políticos ou organizações que se encontram entre o centro e a esquerda no espectro ideológico, dentro do conceito da existência de uma Esquerda e Direita (política), com foco na promoção da justiça social dentro do establishment.
O termo pode se referir à esquerda do centro num país específico ou num hipotético espectro político global. Uma das ideologias que se colocam como centro-esquerda é a social-democracia, que tem origem no socialismo, porém que ganhou nova roupagem com o advento da chamada Terceira Via, linha de pensamento contemporâneo que foi discutida para modernizar a divisão direita-esquerda.
Associada com a centro-esquerda estão algumas bandeiras tais como o reformismo, o ambientalismo e outras políticas chamadas progressistas. De acordo com a jornalista, mestra e doutora Nadini de Almeida Lopes, durante o oitavo e ultimo semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
O governador Tarcísio de Freitas ( Republicanos), acerta ao acenar para além do eleitorado ultraconservador. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), sabe que existe uma parte do Estado de São Paulo, que não tem espectro político no conservadorismo.
Ao se descolar do bolsonarismo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), está acertadamente, tentando se aproximar do eleitorado de centro esquerda no Estado de São Paulo.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), acerta ao tentar se aproximar de um eleitorado de centro esquerda, justamente os (as) eleitores (as) que o rejeitaram nas eleições de 2022.
Política se baseia na arte de fazer concessões para se construir pontes. E neste sentido. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), já começa acertando, ao se aproximar de um parcela do eleitorado que não pertence ao conservadorismo.
Confira a reportagem do Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/sp/sao-
Imagem : Revista Carta Capital.
| |||

Nenhum comentário:
Postar um comentário