"Desigualdade social é um mal que afeta todo o mundo, em especial os países que ainda encontram-se em vias de desenvolvimento. A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. Também podem ser utilizados, como dados para o cálculo de desigualdade, fatores como o IDH, a escolarização, o acesso à cultura e o acesso a serviços básicos — como saúde, segurança, saneamento etc."
"Há uma ideologização antiga da desigualdade social que, em geral, tenta justificar ou explicar o domínio de certas classes sobre outras. No século XVII, Jacques Bossuet afirmava que os reis tinham o direito divino de governar. Isso implicava aceitar como divina também a existência de uma aristocracia que vivia um padrão de vida infinitamente superior ao padrão enfrentado pelos servos, plebeus e camponeses europeus da época. Um detalhe importante é que o que mantinha o luxo da aristocracia eram os impostos pagos pelos pobres"
"Herbert Spencer, sociólogo fundador da teoria chamada darwinismo social, foi um defensor de uma ideologia que explicava a desigualdade, mas entre diferentes sociedades. Segundo o teórico, a miséria enfrentada por povos que habitavam os continentes do sul era explicada pelo baixo desenvolvimento intelectual e genético desses povos, em contraposição aos brancos europeus, que, segundo a sua teoria, eram superiores"
"Extremamente racista e etnocêntrica, essa teoria não explicava o real motivo da miséria encontrada na África, na América do Sul e em parte do Oriente: a exploração europeia por meio do colonialismo e do imperialismo. Os países que foram sumariamente explorados, durante séculos, são os que apresentam, hoje, os maiores índices de desigualdade social, além da miséria, que geralmente os acompanha." De acordo como o Portal UOL.
A seguridade social compreende um conjunto de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinados á assegurar os direitos relativos a saúde, a previdência e a assistência social.
Compete ao Poder Público nos termos da lei, organizar a seguridade social com base nos seguintes objetivos.
A universalidade da cobertura e do atendimento.
A uniformidade e a equivalência dos serviços e dos benefícios as populações urbanas e rurais.
A seletividade e a distributividade na prestação dos beneficios e serviços
A irredutibilidade do valor dos benefícios.
A equidade na forma de participação do custeio.
A diversidade na forma do financiamento, identificando-se em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, de previdência e a assistência social, preservando o caráter contributivo da previdência social.
A seguridade social será financiada por toda a sociedade, da forma direta e indireta nos termos da lei. A seguridade social será financiada mediante os recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. De acordo com o autor Guilherme Pena de Moraes, no meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil de 1988.
O governador Tarcísio de Freitas ( Republicanos), começa a reproduzir o descaso do ex presidente Jair Bolsonaro com a seguridade social, que é garantida na Constituição Federal do Brasil.
No liberalismo clássico, o governador Tarcísio de Freitas ( Republicanos), segue dando continuidade ao total descaso dos ex governadores do PSDB com a seguridade social no estado mais rico do Brasil.
Confira a reportagem do Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/sp/sao-
Nenhum comentário:
Postar um comentário