quarta-feira, 1 de março de 2023

A acertada decisão do presidente Lula.

 Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças. Algumas sociedades patriarcais também são patrilineares, o que significa que a propriedade e o título são herdadas pelos homens e a descendência é imputada exclusivamente através da linhagem masculina, às vezes, até o ponto onde parentes do sexo masculino significativamente mais distantes têm precedência sobre parentes do sexo feminino.

Historicamente, o patriarcado tem-se manifestado na organização social, legal, político e econômico de uma gama de diferentes culturas.

Machismo é a sensação de ser 'viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família". 

O machismo é uma discriminação criada pelo sistema patriarcal, através do pressuposto de que mulheres são inferiores aos homens. A ideia de equidade de gênero é repudiada pelo machismo, pois ele determina que os homens devem estar acima das mulheres, possuindo mais direitos e tendo controle sobre os seus corpos e vidas.  De acordo com jornalista, mestra e pesquisadora Carla Tôzo, durante o oitavo e ultimo semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começa acertando, em tentar equiparar os salários de homens e mulheres pela mesma função. Em uma sociedade verdadeiramente democrática, homens e mulheres, são tratados como iguais, sem qualquer discriminação de gênero.

As mulheres ainda são vitimas do machismo e do patriarcado em uma sociedade machista. As mulheres, lutaram, e ainda lutam muito para conquistar seus direitos, em uma sociedade patriarcal e extremamente machista.

Nesse sentido, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já começa acertando, ao tentar equiparar os salários das mulheres em relação aos homens, tendo ambos exercerem as mesmas funções.

Confira a reportagem do Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/politica/noticia/2023/02/28/lula-diz-que-apresentara-lei-para-garantir-salario-igual-entre-homens-e-mulheres-na-mesma-funcao.ghtml

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Revista Oeste.



c

Nenhum comentário:

Postar um comentário