terça-feira, 6 de junho de 2023

O centro que não existe mais na política brasileira.

 O centrismo na política, dentro do conceito da existência de uma esquerda e direita, é a posição de quem se encontra no centro do espectro ideológico. Para alguns, há apenas duas posições políticas: a de esquerda e a de direita. Porém, além dessa dicotomia há a visão centrista, que é utilizada pelos moderados. Vertentes do liberalismo se encaixam no centro uma vez que defendem pontos de vista considerados de esquerda por quem é da direita tradicional e por defenderem pontos de vistas considerados de direita pela esquerda tradicional.

Um partido político ou indivíduo ideologicamente centrista não defende nem capitalismo nem socialismo absolutos, mas vê a necessidade de conciliar capitalismo com atenção a carências sociais numa democracia, podendo ser mais culturalmente liberal. Na visão da política de centro, não deve haver extremismos ou intransigências na sociedade. Os seus principais valores são: oposição ao radicalismo sustentado pelo equilíbrio que cria a tolerância que defende a coexistência pacífica. Entretanto, há partidos e políticos que se descrevem ou são descritos como "centristas" por serem sincréticos ou, de fato, fisiologistas.

O eleitorado pode se identificar com centristas por uma série de razões, como por exemplo pragmatismo, chegando a ser sugerido que eleitores votam em partidos centristas por razões puramente estatísticas. Segundo o site Poder 360.

A Social Democracia é uma corrente política surgida na Europa. Ligada ao marxismo ela foi mudando ao longo do tempo, se firmando como uma concepção de centro e centro esquerda, no ambito da democracia representativa. 

A Social Democracia, é uma corrente política que visa a redução de desiguales sem abolir o capitalismo e a economia. A Social Democracia, é uma corrente pautadas pelos ideais da liberdade e igualdade. 

Entre os valores da Social Democracia, estão as liberdades individuais, a democracia representativa, a justiça social e a propriedade privada. 

A Social Democracia do ex governador Mario Covas (PSDB), foi o auge  do centrismo no Brasil. O centro, representado pelo ex governador Mario Covas, foi contaminado pela extrema direita bolsonarista.

Uma pena. A Social Democracia do ex governador Mario Covas, foi o maior representante do centrismo político no Brasil.

Confira a noticia no Portal UOLhttps://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2023/06/06/ciro-nogueira-diz-que-pp-apoia-reeleicao-de-nunes-em-sp-e-defende-tarcisio-no-republicanos.htm

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal UOL.







 


Nenhum comentário:

Postar um comentário