sexta-feira, 30 de junho de 2023

Uma grande questão.

Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário. Ditadura é uma forma de autoritarismo.

Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário. Diz-se que um governo é totalitário quando exerce influência sobre amplos aspectos da vida e comportamento dos cidadãos, e liberal caso contrário. Ocorre, porém, que, frequentemente, regimes totalitários exibem características ditatoriais, e regimes ditatoriais, características totalitárias. O estabelecimento de uma ditadura moderna normalmente se dá via um golpe de estado.

Nos regimes democráticos, o poder é dividido entre Legislativo, Executivo e o Judiciário. Na ditadura não existe essa divisão, ficam todos os poderes apenas em uma instância. A ditadura possui também vários aspectos de regimes de governo totalitários, ou seja, quando o Estado fica na mão apenas de uma pessoa. Geralmente, a ditadura é implantada através de um golpe de estado. De acordo com o site Poder 360.

O ex presidente Jair Bolsonaro (PL), cometeu um erro grave, ao romper relações com a Venezuela. Concordo que o Brasil deve assumir o protagonismo nas negociações do Mercosul com os mercados externos.

O erro do ex presidente Jair Bolsonaro (PL), foi não ter rompido com a Venezuela, sem ter pensado nas questões econômicas sobre Petróleo. 

Não é um problema o Brasil restabelecer relações com a Venezuela. Trata-se de uma nação vizinha e existe a necessidade de um diálogo. O regime ditatorial no país não deve ser encarado como um empecilho já que o Brasil, assim como todos os outros países do mundo, mantém relações com ditaduras. Basta dizer que a China é a principal parceira comercial da maioria dos países do planeta, incluindo os EUA e o próprio Brasil.

Sendo a maior economia da América do Sul, o Brasil deve sim, assumir a liderança e o protagonismo nas negociações do Mercosul com os mercados externos.

Contudo. Discordo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em relação a Nicolas Maduro. Nicolas Maduro, é sim um tirano á frente do poder na Venezuela.

O regime de Nicolas Maduro, é marcado pela perseguição a jornalistas e opositores políticos. Faltou um maior senso crítico do atual mandatário em relação ao governo de Nicolas Maduro.

A democracia é sempre o melhor regime de governo em qualquer país no mundo. A democracia e livre expressão, são o melhor e mais civilizado reegime governamental em qualquer país no mundo.

O regime de Nicolas Maduro, persegue jornalistas e opositores políticos. Nesse sentido, Discordo completamente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Maduro não é uma liderança democrática, diferentemente de outros líderes de esquerda da América do Sul como o presidente do Chile, Gabriel Boric, e o da Colômbia, Gustavo Petro. Persegue jornalistas  e opositores e não joga pelas regras da democracia.

O tirano Nicolas Maduro, é contrário á bandeiras extremamente  caras a todas as  sociais democracias no mundo. Nicolas Maduro não concede todos os direitos a comunidade LGBTQ+, Maduro já fez declarações homofóbicas no passado, por exemplo.

Nesse sentido. Vai minha crítica ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nicolas Maduro é antidemocrático. É um líder ditatorial. Um tirano que não respeita a democracia e liberdade de expressão

O ditador Nicolas Maduro. Sequer tem apreço a Constituição Federal do Brasil.  Constituição Federal voltada á Social Democracia.

Coonfira a noticia no Portal UOLhttps://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2023/06/30/simone-tebet-contradiz-lula-sobre-venezuela-nao-tem-um-governo-democratico.htm

 

E assim caminha a humanidade. 


Imagem : Revista Oeste.












Nenhum comentário:

Postar um comentário