Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças. Algumas sociedades patriarcais também são patrilineares, o que significa que a propriedade e o título são herdadas pelos homens e a descendência é imputada exclusivamente através da linhagem masculina, às vezes, até o ponto onde parentes do sexo masculino significativamente mais distantes têm precedência sobre parentes do sexo feminino.
Historicamente, o patriarcado tem-se manifestado na organização social, legal, político e econômico de uma gama de diferentes culturas.
O machismo éum conceito intelectual que não aceita de fora alguma a igualdade entre homens e mulheres na sociedade. O machismo é um conceito intelectual que enalteçe que os homens devem ocupara todos os cargos de liderança política, todas as posições de poder economico, cabendo unicamente aos homens, tomar todas as decisões nos rumos políticos, intelectuais e economicos no andamento social.
O machismo é uma corrente intelectual, que parte da idéia de que os homens são muito superiores as mulheres. E baseado em tal de conceito da superioridade masculina. Os homens devem assumir todas as tomadas de decisões na sociedade.
O machismo intelectual, está empregado na sociedade há séculos, nos aspéctos políticos, economicos nas religiões e nos nucleos familiares. O machimso, no seu pensamento intelectual. fgura os homens como os donos do poder. Cabendo unicameente aos homens, todas as decisões sobre todos os rumos politicos, familiares e economicos, tanto na família, quanto na própria sociedade.
No machismo intelectual. As mulheres não devem ter liberdade, tão pouco antonomia para tomar as próprias decisões. No machismo intelectual, as mulheres, como seres inferiores, devem ter total obediencia as autoridades patriarcais, que são constítidas pelos " valores morais".
No Brasil. Um pais patriarcal e machista. Caracterizado pelo desprezo pelo lado feminino na sociedade. Muitos dizem, " Esse movimento feminista é quem destrói a família".
Mas. Como jornalista e cidadão brasileiro. Eu digo. Ainda bem que existe o movimento feminista.
A luta pela igualdade entre homens e mulheres. É algo fundamental. Em um país patriarcal, ultra conservador e machista como o Brasil.
Confira a noticia no Portal UOLhttps://noticias.uol.com.br/
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário