sábado, 27 de janeiro de 2024

Uma questão á seguir.

 



Criada em 1934, USP é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

Esse desempenho, gerado ao longo de mais de oito décadas de uma intensa busca pela excelência, permite à USP integrar um seleto grupo de instituições de padrão mundial. Sua graduação é formada por 183 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos. A pós-graduação é composta por 239 programas, com cerca de 30 mil matriculados. Atualmente, a USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira.

Para desenvolver suas atividades, a USP conta com diversos campi, distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios. Segundo o site oficial da Universidade de São Paulo

Classe dominante é um termo utilizado para designar a classe social que controla o processo económico e político. A  classe dominante  corresponde à burguesia, ou seja, refere-se especificamente à classe social detentora dos meios e da capacidade de organizar a produção capitalista, ainda que não necessariamente tenha o controle total do processo de expansão econômica.

Consciência de classe diz respeito a um modo de se reconhecer dentro de uma classe específica e lutar pelos direitos e pela melhoria dessa classe de maneira coesa.

"Consciência de classe é um complexo conceito desenvolvido no âmbito da sociologia e da teoria política marxista que ressoou na vasta produção filosófica, sociológica e política de inspiração marxista do século XX. Pensadores como Louis Althusser e Georg Lukács retomaram a consciência de classe como um modo necessário de se enxergar dentro de um sistema como o capitalismo. Apesar de nos referirmos à consciência de classe como um conceito, ela é para o filósofo e sociólogo alemão Karl Marx uma condição da existência do sujeito no capitalismo."

 As universidades públicas. Devem estar a serviço de todos os (as ) brasileiros (as). Historicamente .As universidades públicas. Sempre estiveram a serviço da classe dominante.

As universidades públicas. Também devem estar á serviço dos trabalhadores pobres. Trabalhadores pobres. Que produzem todas as riquezas da economia capitalista.

As universidades públicas no Brasil. Devem estar acessíveis para o trabalhador pobre. E não apenas para as classes dominantes no capitalismo.

Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/01/27/estudante-da-rede-publica-de-sp-se-emociona-ao-descobrir-que-foi-o-primeiro-da-familia-aprovado-na-universidade.ghtml

E assim caminha a humanidade.
Imagem: Site Brasil de Fato. RS 














 


 



 




 





Nenhum comentário:

Postar um comentário