Geopolítica é uma ciência que visa estudar as relações de poder entre os países do mundo. A geopolítica se dedica aos estudos científicos das relações diplomáticas políticas e territoriais entre todos os países do mundo. A geopolítica também se dedica aos estudos da articulação política entre os países a influencia militar e econômica das maiores potencias na politica global.
"Geopolítica é uma ciência que se dedica ao estudo das relações de poder entre todos os países do mundo , bem como a forma como se organizam na politica global"
"A geopolítica aborda temas como as relações diplomáticas , as relações territoriais, relações internacionais, relações separatistas e ainda a atuação e importância dos organismos internacionais e as maiores potencias econômicas na articulação da politica global '
A geopolítica são as relações de poder e influencia que determinados países exercem na economia global. A geopolítica são as relações de poder que as maiores potencias econômicas e militares exercem nas relações espaciais, políticas e econômicas, defendendo seus respectivos interesses nas questões das discussões das relações internacionais globais.
A geopolítica está associada a geografia política. Utilizado a geografia política para definir as estratégias que as maiores potencias utilizam para administrarem seus respectivos territórios e expandir a sua influencia mundialmente.
A geopolítica nos dá o conhecimento para a analise das "as relações internacionais e as estratégias políticas adotadas pelos diferentes territórios e Estados nacionais na sua atuação diante de situações específicas, como conflitos, crises políticas, econômicas e diplomáticas, ameaças à manutenção de sua soberania interna, questões separatistas e questões de parlamento global."
A geopolítica é a conjunção do sistema politico mundial e a do como se aplica a influencia política das maiores potencias no parlamento global nas decisões das relações internacionais.
Dentre tais conceitos. "está ainda a atuação dos organismos supranacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), os blocos econômicos regionais, as organizações políticas e financeiras internacionais e as alianças locais e regionais que se formaram ao longo da história da geografia política global."
Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, o sistema de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. É a capacidade política de decidir, possibilitando a realização de políticas públicas. Assim, governabilidade também diz respeito à eficiência do governo de implementar suas políticas através de articulação entre partidos que formam maioria na base aliada. Envolve o atendimento ou troca de interesses políticos, de forma que o Executivo consiga apoio parlamentar na aprovação de projetos legislativos, dando em contraprestação, nesse jogo de poder, ministérios e cargos para seus aliados.
Governabilidade é a capacidade política do Estado;
Governança é a capacidade da administração em executar as políticas públicas.
Um governante sem governabilidade, tem seu mandato inviabilizado, uma vez que o mandatário fica impedido de aprovar suas propostas de governo. O resultado da falta de governabilidade, é a ausência da governança, pois o mandatário se torna incapaz de administrar a economia do país, e também incapaz de atender os anseios da sociedade.
A governabilidade de um mandatário, tem sentido na legitimidade. Na legitimidade, a governança do mandatário é ampla, pois o mesmo adquire competência técnica para atender os anseios mais direitos dos seus respectivos governados. De acordo com o sociólogo, mestre e doutor César Portantiolo Maia, durante a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado.
Resta saber. Na geopolítica imperialista. Quantas vidas se perdem nas guerras sangrentas que temos vivido ?
Eis uma questão.
Confira a noticia no UOLhttps://noticias.uol.com.br/
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário