Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação, aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários.
A mídia jornalística inclui: impressão, televisão, rádio, Internet e, no passado, noticiários.
O curso de Jornalismo é uma graduação com titulação de bacharelado e duração de quatro anos. Ao longo dos oito semestres, o estudante é preparado para dominar os meios de comunicar-se por textos ou de forma oral, e também para contar e descrever um fato com clareza para todos os tipos de público por intermédio de portais de internet, rádio, TV, jornais e revistas.
O jornalista é o profissional responsável pela apuração, investigação e apresentação de informações de interesse público em forma de notícias, reportagens, artigos ou entrevistas.
Um jornalista é um profissional especializado em coletar e compartilhar informações de relevância para a sociedade em geral. Sua função é tornar esses conteúdos públicos por meio de diversas plataformas de comunicação, como TV, rádio, jornais, revistas e internet. Os jornalistas dedicam-se a buscar e divulgar informações que sejam do interesse coletivo, promovendo assim a disseminação de conhecimento para o público.
Um jornalista desempenha um papel crucial na disseminação de informações precisas e relevantes para o público em diversas mídias, como jornais, revistas, televisão, rádio, sites de notícias e mídias sociais. Suas responsabilidades incluem:
Pesquisa e investigação: Coletar informações por meio de entrevistas, pesquisa de fontes, observação e investigação para narrar histórias precisas e bem fundamentadas.
Entrevistas: Conduzir entrevistas com fontes, especialistas e pessoas envolvidas em eventos para obter informações de primeira mão e depoimentos.
Redação: Escrever matérias, reportagens, artigos e notícias de maneira clara, concisa e objetiva, seguindo os princípios éticos do jornalismo.
Edição: Revisar e editar o próprio trabalho ou o trabalho de outros para garantir a qualidade e a precisão das informações.
Cobertura de eventos: Relatar eventos ao vivo, como conferências de imprensa, acidentes, manifestações e acontecimentos importantes, muitas vezes em tempo real.
Apuração de fatos: Verificar a veracidade das informações e a fonte das notícias para evitar a propagação de informações falsas ou imprecisas.
Contextualização: Colocar os eventos e informações em contexto, explicando seu significado e relevância para o público.
Fotografia e vídeo: Em algumas situações, jornalistas também podem capturar imagens ou vídeos para acompanhar suas matérias.
Ética e responsabilidade: Agir com integridade e responsabilidade, seguindo princípios éticos jornalísticos.
Adaptação às mídias digitais: Com a evolução da mídia, os jornalistas também se adaptam à produção de conteúdo para plataformas online, redes sociais e mídia digital.
Acompanhamento de tendências: Ficar atualizado sobre os desenvolvimentos e tendências na área jornalística e em áreas de cobertura específicas.
Grade curricular do curso de Jornalismo. No site Quero Bolsa
Acordos de Cooperação Internacional
Arquitetura da Informação
Assessoria e Comunicação
Competências Gerenciais
Comportamento do Consumidor
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Comunicação Comunitária
Comunicação Empresarial Integrada
Comunicação nas Empresas
Comunicação Política
Comunicação Pública e Privada
Comunicação Semiótico
Cultura Brasileira
Cultura das Mídias
Cultura Empreendedora
Direitos Humanos
Economia do Meio Ambiente e Financ. de Projetos
Educação Ambiental
Educação e Economia Política
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Estética da Imagem
Estética e História da Arte Contemporânea
Filosofia, Ética e Cidadania
Fotojornalismo
Fundamentos das Ciências Sociais
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Marketing
Historiografia Brasileira
História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo
História da Mídia
História do Jornalismo
História dos Povos Indígenas e Afro-descentes
História Econômica Geral
Introdução à Fotografia
Introdução Às Profissões em Comunicação
Jornalismo de Dados
Jornalismo Especializado
Linguagem e Roteirização para Audiovisual
Língua Portuguesa
Marketing para o Terceiro Setor
Metodologia da Pesquisa
Mídias Digitais
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Planejamento de Cobertura Jornalística
Planejamento Gráfico e Editorial
Política Ambiental Global
Português Instrumental
Produção de Projetos Jornalísticos
Práticas de Jornalismo Multimídia
Psicologia da Comunicação
Redação e Produção para Vídeo (tv)
Redação e Produção para Web
Redação e Produção para Áudio (rádio)
Redação para Mídia Impressa
Seminários Integrados em Jornalismos
Sustentabilidade
Tcc em Jornalismo
Teoria do Jornalismo
Teorias da Comunicação
Transformações Globais e Relações Internacionais
Técnicas da Apuração e Pesquisa Jornalística
Técnicas de Entrevista Jornalística
Técnicas de Reportagem Jornalística
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Tópicos Especiais em Comunicação
Ética e Legislação Jornalística. Segundo dados do Site Quero Bolsa.
Sim. Existe sim. Todo um estudo empirico nos cursos superiores em Jornalismo.
Na data de 17 de Junho de 2009, O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. Em plenário, por oito votos a um, os ministros atenderam a um recurso protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que pediam na época, a extinção da obrigatoriedade do curso superior para o exercicio do Jornalismo no Brasil.
A época. O recurso contestava uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que determinou a obrigatoriedade do diploma. Para o MPF, o decreto-lei 972/69, que estabelecia as regras para exercício da profissão, é incompatível com a Constituição Federal de 1988.
Relator do Processo no Supremo Tribunal Federal na época. O Ministro Gilmar Mendes Gilmar Mendes, havia concordado com o argumento de que a exigência do diploma para jornalistas não está autorizada pela Constituição. Para ele, o fato de um jornalista ser graduado não significa mais qualidade aos profissionais da área. “A formação específica em cursos de jornalismo não é meio idôneo para evitar eventuais riscos à coletividade ou danos a terceiros.” Disse o magistrado na época.
Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello seguiram o voto do relator. Único a votar pela exigência do diploma, Marco Aurélio Mello disse que qualquer profissão é passível de erro, mas que o exercício do jornalismo implica uma “salvaguarda”. “Penso que o jornalista deve ter uma formação básica que viabilize sua atividade profissional, que repercute na vida do cidadão em geral”, argumentou o magistrado na época.
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