Confira o texto da CLT( Consolidação das Leis do Trabalho). No Portal Oficial da Câmara dos Deputadoshttps://www2.camara.leg.br/
Comunismo é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes sociais, do dinheiro e do Estado. Como tal, o comunismo é uma forma específica de socialismo.
O comunismo inclui uma variedade de escolas de pensamento que incluem o marxismo e o anarcocomunismo, assim como as ideologias políticas agrupadas em torno de ambos, todas as quais compartilham a análise de que a ordem atual da sociedade deriva do capitalismo, seu sistema econômico e seu modo de produção. Neste sistema existem duas classes sociais principais, sendo que a relação entre essas duas classes é de exploração e que esta situação só pode ser resolvida em última instância por meio de uma revolução social.
Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial. Embora nenhuma definição única englobe os muitos tipos de socialismo] a propriedade social é o elemento comum. Os tipos de socialismo variam com base no papel dos mercados e do planejamento na alocação de recursos e na estrutura de gestão das organizações. Os socialistas discordam sobre se o governo, particularmente o governo existente, é o veículo correto para a mudança.
A Social Democracia é uma corrente política surgida na Europa na segunda metade do século 19. Ligada originalmente ao marxiso, a Social Democracia, se firmou com uma corrente política de centro esquerda, no ambito da igualdade social e da democracia representativa. A Social Democracia, tem uma perspectiva da atuação do Estado na redução das desigulades economicas no país.
A Social Democracia se populacionou na Europa, principalmente no periodo pós segunda guerra mundial no seculo 20. A Social Democracia na Europa, se popularizou com a extrema necessidade da recontrução dos países do velho continente, que havioam sido afetados na guerra global.
A Social Democracia, pregava a participação do Estado, no processo de reconstrução dos países europeues, que haviam sido devastados pela segunda guerra mundial. A Social Democracia na Europa, também pregarava s reformas economicas e sociais, visando garantir o acesso ao transporte, educação, segurança pública, educação e também acesso aso serviços sociais gratuitos.
Embora pregue a justiça social. A Social Democracia, não tenta abolir o direito dos cidadãos a propriedade privada A Social Democracia. Abange as liberdade economicas e as liberdades individuais. Pregando sempre a inclusão social.
A Social Democracia. Também se preocupa com a estabilidade economica. Poiso os sociais democratas, também que o crescimento econômico viabilizado pelo investimento privado era crucial, pois propiciava o aumento da arrecadação de impostos e, com isso, permitia maiores investimentos socias no país Algumas correntes da Social Democracia, acreditavam que, se nacionalizassem as empresas, os investidores privados retiravam seus recursos e levavam para outros países, o que gerava crise econômica, desemprego, queda na qualidade de vida e na inclussão social, e, consequentemente, perda de cadeiras no Parlamento na eleição seguinte.
Os social-democratas concluíram, então, que precisavam do investimento privado para melhorar as condições sociais e econômicas da população, por isso decidiram itevrir no capitalismo em vez de tentar implantar o socialismo.
A Social Democracia. Tem um pacto constitucional . Os operarios abrem mão se socializar os meios de produção. Enquanto os donos do capitral privado. Também abrem mão de parte suas oriudas riquezas, para que possam haver investimentos sustentaveis na qualidade de vida e inclusão social.
A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo.
A desigualdade social decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
Desta forma. a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.
O capitalismo é um sistema econômico e social baseado no direito à propriedade privada, no lucro e na acumulação de capital.
Também conhecido como economia de mercado, o capitalismo opera através das leis da livre iniciativa, da livre concorrência e das leis da oferta e da procura.
O capitalismo , surgiu no século 15, entre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, a burguesia.
A partir das revoluções da burguesia, que se sucederam nos séculos 17 e 18, o capitalismo se consolidou por meio da revolução industrial, que instituiu um novo modelo de produção.
Um país que consegue atender as necessidades básicas de grande parte de seus cidadãos, também irá prosperar de forma equitativa.
As consequências da fome, miséria e pobreza em qualquer país do mundo. São as seguintes.
Aumento das taxas de desemprego
Grandes diferenças entre as classes sociais
Marginalização de parte da sociedade
Atraso no progresso da economia do país
Aumento dos índices de violência e criminalidade
O socialismo. Que tem como objetivo abolir a propriedade privada. Que pertenceria ao Estado. O que acabaria com a sociedade de classes.
Contudo. Até agora. Todas as experiências socialistas fracassaram. Pois surgiu uma classe dirigente que detinha mais privilégios que as demais.
O estudo do capitalismo em níveis científicos. É muito importante para entender os seus efeitos negativos em níveis colaterais.
Os problemas no capitalismo são ;a desigual relação entre capital e trabalho, os problemas ambientais, incremento das desigualdades sociais e a perda de valores humanos.
No capitalismo privado. Os trabalhadores (que almejam melhorias salariais e de trabalho) e os donos dos meios de produção (que insistem em pagar baixos salários, garantindo assim um volume mais alto de seu lucro, promovendo a acumulação de capital).
No capitalismo privado. Temos também a devastação da natureza destacando que o sistema capitalista em níveis privados, busca o lucro constantemente, para isso é preciso explorar os recursos naturais, que abastecem de matérias-primas as indústrias.
Nas desigualdades socais. Os capitalistas. Os donos dos meios de produção. pagam baixos salários, desse modo, conseguem imensas riquezas que se encontram nas mãos de uma restrita parcela da população mundial, enquanto que a maioria possui uma renda que não supre sequer as necessidades básicas.
E temos a perda dos valores humanos. Uma vez na acumulação de riquezas dos donos dos meios de produção. Os bens materiais são mais importantes que os valores humanos.
Na perda dos valores humanos. As pessoas somente tem valor por aquilo que tem E não pelos seus valores humanos, éticos e morais.
Pelo que converso com meus (minhas ) colegas. Na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera. Aonde trabalho nas vagas para PCDS ( Pessoa com Deficiência). Sinto que meus (minhas ) colegas trabalhadores (as). Não são comunistas. Ou mesmo socialistas.
Pelo que converso com meus ( minhas ) colegas trabalhadores (as). Os sinto mais próximos á uma Social Democracia.
Não sinto que meus (minhas) colegas de trabalho. Sejam adeptos á uma sociedade sem dinheiro.
Sinto apenas que meus (minhas ) colegas trabalhadores (as). Querem ter seus direitos em uma sociedade capitalista.
Nós trabalhadores (as). Somos quem movimenta o capital privado e econômico. Que gera os bilhões dos donos dos meios de produção.
Nós trabalhadores (as). Temos que ter nossos direitos sociais.
E sempre lutaremos por isso no nosso direito de greve.
E assim caminha a humanidade.
Imagem ; Facebook CUT Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário