quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

O que não justifica um assassinato.

 Capitalismo é um sistema econômico que se baseia na propriedade privada, no lucro e no trabalho assalariado. Seu surgimento remonta à chamada Baixa Idade Média, com a consolidação da burguesia. O capitalismo já passou por diversas fases, sendo elas o capitalismo comercial, o industrial e o financeiro.

A base para formação, consolidação e continuidade do sistema capitalista é a divisão da sociedade em classes. De um lado, encontram-se aqueles que são os proprietários dos meios de produção, a burguesia; de outro, encontram-se aqueles que vivem de sua força de trabalho, através do recebimento de salários: os proletários. No caso do meio agrário, essa relação também se faz presente, pois os donos das terras, geralmente latifundiários, ganham lucros sobre os trabalhos dos camponeses

Com a era da globalização, o sistema capitalista tornou-se predominante em praticamente todo o mundo. Porém, as suas fases e etapas de desenvolvimento não ocorrem de forma igualitária na totalidade do espaço mundial, isso porque a sua lógica de produção e reprodução é puramente desigual. Assim, alguns países  apresentam estágios mais avançados de capitalismo e outros tem  os seus aspectos ainda iniciais.

A relação entre o Estado, seus mecanismos formais e as sociedades capitalistas tem sido debatida em vários campos da teoria política e social, com uma discussão ativa desde o século 19. Hernando de Soto é um economista contemporâneo que argumenta que uma característica importante do capitalismo é a proteção do Estado e do funcionamento dos direitos de propriedade em um sistema de propriedade formal, onde a propriedade e as operações são registrados claramente.

Segundo Soto, este é o processo pelo qual os bens físicos são transformados em capital, que por sua vez podem ser utilizados de muitas formas mais e muito mais eficiente na economia de mercado. Um número de economistas marxistas argumentaram que as leis do cerco, na Inglaterra, e legislações semelhante em outros lugares, eram parte integrante da acumulação primitiva capitalista e que um quadro jurídico específico da propriedade privada da terra têm sido parte integrante do desenvolvimento do capitalismo

A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo.

A desigualdade social decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.

Desta forma. a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.

O capitalismo é um sistema econômico e social baseado no direito à propriedade privada, no lucro e na acumulação de capital.

Também conhecido como economia de mercado, o capitalismo opera através das leis da livre iniciativa, da livre concorrência e das leis da oferta e da procura.

O capitalismo , surgiu  no século 15,  entre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, a burguesia.

A partir das revoluções da burguesia, que se sucederam nos séculos 17 e 18, o capitalismo se consolidou por meio da revolução industrial, que instituiu um novo modelo de produção.

Um país que consegue atender as necessidades básicas de grande parte de seus cidadãos, também  irá prosperar de forma equitativa.

As consequências da fome, miséria e pobreza em qualquer país do mundo. São as seguintes.

Aumento das taxas de desemprego

Grandes diferenças entre as classes sociais

Marginalização de parte da sociedade

Atraso no progresso da economia do país

Aumento dos índices de violência e criminalidade

O socialismo. Que tem como objetivo abolir a propriedade privada. Que pertenceria ao Estado. O que acabaria com a sociedade de classes.

Contudo. Até agora. Todas as experiências socialistas fracassaram. Pois surgiu uma classe dirigente que detinha mais privilégios que as demais. 

CEO significa Chief Executive Officer ou diretor-executivo ou diretora-executiva. É o termo utilizado para definir a pessoa por trás da direção geral ou presidência da empresa, estando no topo da hierarquia empresarial. O trabalho do CEO envolve tomar decisões sobre todos os níveis da organização.

COO significa Chief Operating Officer ou diretor(a) de operações. Geralmente, os COOs são o braço direito da presidência. São responsáveis por cuidar de perto da parte comercial, olhando para as atividades que geram receita.

CFO significa Chief Financial Officer ou diretor(a) financeiro, em tradução livre. São os profissionais responsáveis pela direção financeira da empresa, fazendo toda a administração e o planejamento estratégico. Normalmente, respondem ao CEO da empresa.

CIOs são responsáveis pela parte de informática, gerenciando recursos digitais e sistemas para que os colaboradores desenvolvam um bom trabalho e alcancem os objetivos da empresa. Segundo a Jornalista e Mestra Carla de Oliveira Tôzo. No sexto perido da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).

Uma empresa privada é um negócio que pertence a um ou mais investidores, acionistas ou proprietários e que não é controlado pelo Estado. 

As empresas privadas podem ser pequenas empresas familiares, de uma única pessoa, ou grandes conglomerados e multinacionais. O objetivo principal de uma empresa privada é gerar lucro para os seus proprietários ou acionistas. 

A principal diferença entre uma empresa privada e uma empresa estatal é o proprietário. Uma empresa estatal pertence e é controlada pelo governo, enquanto a empresa privada é propriedade de empresários. Segundo a Mestra e Publicitária Gloria Tenório Negrelos. No terceiro período da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Barbárie é a condição daquilo que é selvagem, cruel, desumano e grosseiro, ou seja, quem ou o que é tido como bárbaro.

A barbárie pode ser interpretada como uma ação de extrema violência e agressividade, com o único objetivo de afetar diretamente a paz e a tranquilidade de determinado grupo.

Na Barbárie Social, indivíduos de determinado grupo social ignoram as leis previstas pela legislação oficial e agem por conta própria.

Os CEOS . E as empresas privadas. Representam questões negativas do capitalismo. 

Mas isso não justifica um assassinato. Tirar a vida de um ser humano. É uma barbárie contra a humanidade.

Confira a noticia no UOLhttps://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/12/10/suspeito-de-matar-ceo-chega-protestando-em-tribunal-nos-eua-e-um-insulto.htm

E assim caminha a humanidade.


Imagem ; Site Brasil de Fato. 





 

 


 





 


 










 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário