Confira meu artigo. Diário de um Jornalista.: Progressismo..
Centro-esquerda é um termo político utilizado para descrever indivíduos, partidos políticos ou organizações que se encontram entre o centro e a esquerda no espectro ideológico, dentro do conceito da existência de uma Esquerda e Direita (política), com foco na promoção da justiça social dentro do establishment.
Ser de centro-esquerda na política refere-se a uma posição ideológica que se situa entre o centro e a esquerda no espectro político. Os indivíduos que se identificam como centro-esquerda geralmente defendem políticas que buscam equilibrar a liberdade individual com a igualdade social. Eles acreditam no papel ativo do Estado na promoção do bem-estar social, na redução das desigualdades e na garantia de direitos e serviços básicos para todos os cidadãos. Além disso, os políticos de centro-esquerda costumam apoiar a proteção do meio ambiente, a justiça social, a inclusão de minorias, bem como a cooperação internacional e a diplomacia.
A esquerda foca em uma educação mais emancipada que foque o ambiente que o aluno vive, nas suas relações sociais. Ou seja, uma educação que tende para a cidadania e para valores. Já o conservadorismo também pode dar uma ênfase a esse tipo de educação, mas pensando nas familias tradicionais.
A esquerda prega o investimento da educação pública.
A esquerda prega a igualdade social, por meio da maior regulação do mercado financeiro das ações do Estado na Economia. A esquerda tem muito foco na questão do desemprego. Nos nossos tempo modernos, a esquerda também pode favorecer o empreendedorismo, focando nas facilidades para abrir e fechar empresas. Em países como Uruguai, e os países escandinavos, governos de esquerda, souberam garantir que as pessoas mais talentosas, tivessem muita facilidade para fazer seus próprios negócios.
A esquerda defende déficits fiscais. Pois defende os investimentos em saúde, educação e nas politicas sociais.
A esquerda foca na saúde gratuita e universal para todos. Como o SUS. De acordo como o Sociólogo, Mestre e Doutor César Portantiolo Maia. No quarto período da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Uma base eleitoral, é um determinado reduto aonde os governantes recebem a maioria dos votos necessários á sua eleição.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Partidos dos Trabalhadores (PT). Sempre terão suas bases eleitorais. Na Centro Esquerda e na Esquerda. Mas já não mais conseguem dialogar com o eleitorado além das suas bases eleitorais.
O que coloca o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores em uma grande encruzilhada política.
Principalmente em um Brasil muito mais polarizado em relação aos oito anos anteriores dos dois mandatos presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva. Entre 2003 á 2011.
Oxigenar as lideranças. Seria sim. Algo muito necessário. Urgente
Pois os trabalhadores atuais. Não são mais os mesmos das décadas de 1980 e 1990.
Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/politica/
E assim caminha a humanidade.
Imagem ; Blog da Jornalista Andréa Sadi .No Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário