sexta-feira, 25 de julho de 2025

Economia diversificada.

  O  Brasil possui uma economia diversificada, abrangendo setores primário (agricultura e extrativismo), secundário (indústria) e terciário (serviços). Essa diversificação é um fator importante para a relevância econômica do país no cenário global. 

É um dos maiores produtores e exportadores de commodities agrícolas, como soja, carne, café, açúcar e frutas tropicais. 

Possui uma indústria diversificada, com destaque para a produção de automóveis, aviões, siderurgia, petróleo e gás. 

Setor terciário:

O setor de serviços, como tecnologia da informação e comércio, tem grande peso na economia brasileira. 

Essa diversidade contribui para a resiliência da economia brasileira, tornando-a menos vulnerável a choques externos e mais adaptável a diferentes cenários econômicos. 

o Brasil possui uma economia diversificada em termos de exportação, com destaque para produtos agrícolas, minerais e manufaturados. Embora seja conhecido pela exportação de commodities como soja e minério de ferro, a indústria brasileira tem crescido em setores como o automobilístico e aeronáutico, diversificando ainda mais a pauta de exportações. 

O Brasil, como uma das maiores economias do mundo, tem uma pauta de exportação diversificada, abrangendo diversos setores. Tradicionalmente, o país é conhecido pela exportação de produtos primários, como soja, minério de ferro, petróleo, café, carne e açúcar, que continuam sendo importantes para a economia. No entanto, o Brasil também tem se destacado na exportação de produtos manufaturados, como veículos, autopeças, aeronaves e produtos químicos. 

A diversificação da economia brasileira em termos de exportação é um processo contínuo. O país tem investido em setores como energia renovável, com destaque para a produção de energia hidrelétrica e o potencial para energia solar e eólica, buscando se tornar um exportador relevante nessa área. Além disso, a indústria de transformação tem ganhado importância, com a produção de bens de maior valor agregado, como máquinas e equipamentos, impulsionando a diversificação da pauta de exportação. 

A participação do Brasil em acordos comerciais e blocos econômicos, como o Mercosul, também contribui para a diversificação das exportações, facilitando o acesso a novos mercados. A busca por acordos comerciais com outros países e blocos econômicos é fundamental para o aumento da competitividade das exportações brasileiras e para a redução de barreiras tarifárias e não tarifárias. 

Em resumo, a economia brasileira possui uma pauta de exportação diversificada, com destaque para produtos primários, mas com crescente participação de produtos manufaturados e setores de alta tecnologia, impulsionada pela busca por acordos comerciais e investimentos em setores estratégicos.  Segundo os Jornalistas e Mestres Carla de Oliveira Tozo e Edson Rossi, no Sexto e Sétimo Período da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

O Brasil deve manter e investir em uma economia diversificada.  Para minimizar efeitos externos.

Confira a noticia na Folha de São Paulo.   https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/07/com-peso-valorizado-brasil-amplia-vendas-para-a-argentina-inclusive-de-carnes.shtml

E assim caminha a humanidade.

Imagem ; Folha de São Paulo. 





 
 

 


 











Nenhum comentário:

Postar um comentário