terça-feira, 8 de julho de 2025

Polarização .

 Na política, o significado de polarização está relacionado a uma divisão da sociedade em polos, que representam posições diferentes sobre um determinado tema. Porém, essa palavra tem sido usada de modo negativo, uma vez que passou a se referir a disputa entre dois grupos que se fecham em suas convicções e não estão dispostos ao diálogo.

A polarização popular ocorre quando a atitude de um eleitorado em relação a questões políticas, a políticas governamentais e a determinadas figuras públicas é claramente dividida em linhas partidárias] Em cada grupo  é questionada a legitimidade moral do outro. Um lado e suas ideias são vistos pelo outro como uma ameaça ao seu estilo de vida ou à nação como um todo.

Cientistas políticos que estudam esse tipo de polarização tipicamente se baseiam em dados de pesquisas de opinião e de intenção de votos. Eles buscam por tendências nas opiniões dos entrevistados sobre um dado problema e analisam sua ideologia política e seu histórico eleitoral. Levam-se em conta também outros fatores de polarização, como localização geográfica ou nível de renda.

Esse tipo de polarização se refere àquela entre o partido do poder e o partido (ou os partidos) na oposição[2] Em um sistema bipartidário, como o dos Estados Unidos, uma legislatura (isto é, os congressistas que em determinado período exercem sua função) polarizada tem duas características importantes: primeiro, tem poucos ou mesmo nenhum ponto em comum na ideologia dos partidos; e segundo, quase todo conflito sobre legislação e políticas é dividido ao longo de uma ampla divisão ideológica. Isso leva à fusão entre partidos e ideologias (por exemplo, Democratas e Republicanos, nos Estados Unidos, viram sinônimo de liberal e conservador, respectivamente).

Embora já fosse possível identificar traços de crescimento da polarização política ao longo do período de redemocratização da década de 1990, em que os candidatos mais fortes nas eleições presidenciais invariavelmente representaram o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), um grande aumento na polarização política foi consequência da crise política e econômica iniciada em meados de 2014. Durante a eleição presidencial de 2014, acirravam-se os ânimos entre a esquerda, representada principalmente pelo PT, que esta no  poder, e uma nova direita que surgia. Segundo o Sóciólogo, Mestre e Doutor César Portantiolo Maia. No quarto periodo da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).

 Em política, "esquerda" e "direita" são termos usados para categorizar posições políticas e ideológicas, geralmente em relação a questões sociais, econômicas e culturais. A "esquerda" tende a enfatizar a igualdade, justiça social e intervenção do Estado na economia, enquanto a "direita" dá mais ênfase à liberdade individual, mercado livre e menor intervenção estatal. 

Esquerda:

Prioridade: Igualdade, justiça social, direitos dos trabalhadores, protecionismo, apoio ao Estado de bem-estar social. 

Exemplos de ideologias: Socialismo, comunismo, social-democracia, progressismo. 

Em Portugal: Partidos como o PS (Partido Socialista) e o Bloco de Esquerda são geralmente considerados de esquerda. 

Direita:

Prioridade: Liberdade individual, mercado livre, propriedade privada, menor intervenção estatal, conservadorismo. 

Exemplos de ideologias: Liberalismo clássico, conservadorismo, neoliberalismo. 

Em Portugal: Partidos como o PSD (Partido Social Democrático) e o CDS (Centro Democrático Social) são geralmente considerados de direita. 

Centro:

Posição: Geralmente, uma posição que tenta equilibrar as ideias de esquerda e direita, buscando soluções de compromisso.

Exemplos de ideologias: Democracia cristã, social-liberalismo.

Em Portugal: Partidos como o PAN (Partido Novo Ambiente e Inovação) são vistos como tendo posições de centro.  Segundo o Sociólogo, Mestre e Doutor Cesar Portantiolo Maia. No quatro periodo da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Democracia. Na sua essência. De se aplica por pluralidade e divergência. Mas podemos ter mais responsabilidade  Só acho. 

Confira o artigo no Jornal Estado de São Paulo.         https://www.estadao.com.br/politica/eliane-cantanhede/nem-trump-tem-o-direito-de-se-meter-em-assuntos-internos-do-brasil-nem-lula-nos-da-argentina/  

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Rede TV.




 





 



 





 

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário