quarta-feira, 30 de julho de 2025

Polarização.

 A polarização política refere-se à crescente divergência de opiniões e atitudes políticas em relação a polos opostos, muitas vezes levando a conflitos e divisões na sociedade. No contexto brasileiro, a polarização tem se manifestado através de uma divisão acentuada entre grupos com visões políticas distintas, muitas vezes associadas a figuras como Lula e Bolsonaro. 

A polarização política envolve a concentração de opiniões e atitudes em torno de extremos, criando uma divisão clara entre diferentes grupos. 

Essa divisão pode levar a conflitos, onde os grupos opostos não apenas discordam, mas também demonizam e deslegitimam o outro. 

A polarização pode afetar a capacidade de diálogo, a formação de políticas públicas e a coesão social. 

Estudos indicam que a polarização no Brasil é um fenômeno dinâmico, com períodos de maior e menor intensidade, muitas vezes associados a eventos políticos e ciclos eleitorais. 

A polarização no Brasil tem sido frequentemente associada a grupos que se identificam com figuras como Lula e Bolsonaro, com divisões que podem abranger tanto questões econômicas quanto morais. 

A polarização pode estar ligada ao descontentamento com a política, impulsionado por escândalos e crises, o que pode levar ao avanço do extremismo.  

A polarização pode afetar a participação política, com eleitores mais polarizados tendendo a ser mais interessados, participativos e vinculados a partidos, o que pode intensificar ainda mais a polarização. 

É importante buscar o diálogo e o respeito mútuo entre os diferentes grupos, reconhecendo a legitimidade da pluralidade de pensamento. . 

Identificar pontos em comum:

Buscar temas e objetivos que possam unir a sociedade, dividi-la 

Fortalecer as instituições democráticas e o estado de direito é fundamental para combater a polarização destrutiva. 

É importante combater os discursos extremistas e promover o debate aberto e construtivo. 

A polarização política é algo muito difícil , que requer  diálogo, , respeito e  fortalecimento das instituições democráticas. 

Os partidos de centro são aqueles que conciliam visões de igualdade, uma bandeira mais à esquerda, com preocupações como liberdade individual. Eles procuram conciliar visões pró-mercado e crescimento econômico com justiça social.

A esquerda acredita em uma educação que foque no contexto em que os alunos vivem. A esquerda acredita em uma educação voltada para a cidadania e os valores. O conservadorismo também foca em uma educação voltada para cidadania e valores. Mais nos valores antigos das famílias tradicionais.

A esquerda prega o investimento na educação pública .

A esquerda prega a igualdade social. Uma intervenção do Estado na economia e maior regulação dos mercados financeiros. A esquerda tem uma maior preocupação com o desemprego. Uma esquerda mais moderna. Tem  facilidade em garantir a facilidade para fazer negócios. Como vimos na América do Sul e nos países escandinavos.

A esquerda aceita déficits fiscais na contas públicas. Focando nos investimentos em Saúde, Educação , Moradia e Seguridade Social.

A esquerda acredita em uma saúde universal e gratuita para todos. Como o SUS.

A Direita defende o Estado Mínimo. Que se limite as questões da ordem pública. A Direita acredita que o mercado deve coordenar a vida social em qualquer pis no mundo.

Uma Direita Liberal. Defende uma educação técnica, focada em profissões que possam ser uteis a economia. A Direita liberal acredita em uma educação privada. Com vouchers para financiar a educação das pessoas de baixa renda.

Para  a Direita o crescimento econômico deve funcionara sem qualquer intervenção do Estado na economia do país. Para a Direita, o mercado deve ter total liberdade, sem qualquer interferência do governo.

A Direita se preocupa com o controle da inflação , por meio da redução de gastos públicos. A Direita prega que as empresas não devem ser objeto de regulação por parte do Estado. Assim como a Direita prega uma flexibilização de leis trabalhistas e de leis ambientais.

A Direita foca no contenção  dos gastos públicos. Mas tende a ser mais simpática com gastos com a defesa e com os militares.

A Direita prega que o Estado deve facilitar o investimento privado na Saúde. 

O Pais seguira polarizado e divido em 2026. 

Confira a noticia na Carta Capital..          https://www.cartacapital.com.br/politica/como-catolicos-e-evangelicos-avaliam-o-governo-lula-segundo-nova-pesquisa-poderdata/

E assim caminha a humanidade. 

Imagem  Site Politize. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário