Em política, "esquerda" e "direita" são termos usados para categorizar posições políticas e ideológicas, geralmente em relação a questões sociais, econômicas e culturais. A "esquerda" tende a enfatizar a igualdade, justiça social e intervenção do Estado na economia, enquanto a "direita" dá mais ênfase à liberdade individual, mercado livre e menor intervenção estatal.
Esquerda:
Prioridade: Igualdade, justiça social, direitos dos trabalhadores, protecionismo, apoio ao Estado de bem-estar social.
Exemplos de ideologias: Socialismo, comunismo, social-democracia, progressismo.
Em Portugal: Partidos como o PS (Partido Socialista) e o Bloco de Esquerda são geralmente considerados de esquerda.
Direita:
Prioridade: Liberdade individual, mercado livre, propriedade privada, menor intervenção estatal, conservadorismo.
Exemplos de ideologias: Liberalismo clássico, conservadorismo, neoliberalismo.
Em Portugal: Partidos como o PSD (Partido Social Democrático) e o CDS (Centro Democrático Social) são geralmente considerados de direita.
Centro:
Posição: Geralmente, uma posição que tenta equilibrar as ideias de esquerda e direita, buscando soluções de compromisso.
Exemplos de ideologias: Democracia cristã, social-liberalismo.
Em Portugal: Partidos como o PAN (Partido Novo Ambiente e Inovação) são vistos como tendo posições de centro. Segundo o Sociólogo, Mestre e Doutor Cesar Portantiolo Maia. No quatro periodo da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Direita e Esquerda. Devem buscar novas lideranças. Suas divergências fazem parte da democracia. Mas Direita e Esquerda. Devem renovar seus quadros políticos e tentar polarizar menos o Brasil.
Confira no Jornal Estado de São Paulo. No link abaixo.
Imagem ; UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário