segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

A questão da maioridade penal e da segurança no Brasil

A questão da maioridade penal e da segurança no Brasil


Segundo a reportagem do portal G1 da Rede Globo, 84 % da população brasileira diz ser favorável a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A matéria do G1 cita na sua reportagem  o levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo nos dias 18 e 19 de dezembro de 2018, ainda segundo o portal,foram ouvidas 2077 pessoas em 130 municípios.
O portal G1 afirma que de acordo com a pesquisa realizada pela Folha, 84 % dos brasileiros são favoráveis, enquanto 14 % são contrários e 2 % são indiferentes ao tema.O G1 ainda cita que segundo a pesquisa feita pela Folha de São Paulo,33 % defendem que a medida deve valer somente para determinados crimes,enquanto 67 % acham que a redução da maioridade deve ser aplicada a todos os tipos de infração.

Á quem estiver me lendo eu digo : De fato a violência urbana é um problema crônico no Brasil de uma maneira geral. Mas entretanto antes de discutirmos a redução ou não da maioridade penal devemos lembrar que no Brasil os governos são historicamente marcados pelo fisiologismo e assim nunca foram capazes de colocar em prática as leis engavetadas  há décadas no senado e na camará.
Assim o fisiologismo político no Brasil impede que se tenha um investimento maciço em segurança pública e também em educação, sim leitor (a),pois todos nós sabemos que o Brasil pela questão da pobreza tem uma alta taxa de evasão escolar e isso faz com que muitos adolescentes sejam recrutados pelo mundo do crime. E além disso, em muitos dos estados brasileiros, os policiais sofrem com falta de estrutura e equipamento adequado para realizar seu trabalho de maneira eficiente e inda cabe citar o baixo salário de um policial no Brasil.
Convenhamos leitor (a),é bem complicado discutirmos o redução ou não da maioridade penal em um país com falta de segurança nos presídios e com super população carcerária, ou seja é preciso uma visão mais critica sobre esse tema. E ainda devemos lembrar que o bilhão que poderia ser investido na logística do país vai para o ralo da corrupção em paraísos fiscais, tenho sérias duvidas se o Brasil está realmente preparado para debater essa pauta.



E assim caminha a humanidade.


Imagem : Site Elo 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário