domingo, 27 de janeiro de 2019

O universo pan-óptico e os tempos insanos em que vivemos.


O universo pan-óptico e os tempos insanos em que vivemos.


Na faculdade de jornalismo estudei dentro e fora da sala de aula o universo pan-óptico. O Pan-óptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filosofo e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite á um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados.
O medo e o receio de não saberem se estão a ser observados leva-os adotar o comportamento desejado pelo vigilante. Desde os protestos em 2013, passamos á viver tempos insanos no Brasil com a forte polarização política. Sim leitor (a),á partir de 2013 relacionamentos familiares e entre amigos passaram á ser dissolvidos por diferenças de opiniões políticas,irmãos,pais e amigos por exemplo,deixaram de se falar por não adotarem o comportamento desejado e imposto pelos seus respectivos vigilantes.
A renhida eleição presidencial em 2014 entre a ex-presidente Dilma Rouseff (PT) e o deputado Aécio Neves (PSDB) reacendeu a insanidade vivida no Brasil, sim durante a após a eleição presidencial naquele ano pessoas se agrediam por diferenças de opiniões políticas,a insanidade tomava conta da população que não aceitava que seus semelhantes adotassem o comportamento exigido pelos seus respectivos vigilantes,ou seja vivíamos a insanidade do pan-óptico no Brasil.
Entretanto as coisas pioraram ainda mais com o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff em 2016, á partir daí as pessoas perderam totalmente a noção de civilidade e sensatez. As diferenças políticas viraram motivo de mortes e agressões, sim no auge de sua insensatez as pessoas achavam que poderiam agredir livremente quem não adotasse o comportamento imposto por seus respectivos vigilantes,e mais insano é que os vigilantes brasileiros passaram á achar natural agredir quem pensasse de maneira diferente do que deseja seus respectivos vigilantes.
Relacionamentos familiares e de amizade se dissolveram como água quando as pessoas quiseram impor seu próprio pan-óptico sobre seu semelhante, não havia espaço para a empatia e para a conversa e no Brasil passamos a voltar aos tempos da idade média. As pessoas perderam a noção do tempo e do espaço, e não entendem que o populismo faz parte de qualquer corrente de pensamento político, mas na insanidade do estado brasileiro não havia espaço para uma discussão sensata e sadia.
Agora tivemos o lamentável episódio do ex-deputado Jean Wylls que renunciou ao seu mandato alegando coações, sim esse é o retrato de um país aonde seus filhos perderam a capacidade da empatia e da conversa. O universo pan-óptico que deveria ser um objeto de estudo cientifica no curso de comunicação social se tornou um objeto de disputa insana entre os vigilantes de diferentes pensamentos políticos, sim leitor (a),esse é o retrato de um país que é considerado a nona economia do mundo mas que não respeita a pluralidade de opiniões.A insanidade dos vigilantes no pan-óptico brasileiro é um retrato triste dos tempos insanos em que vivemos no Brasil .

E assim tristemente caminha a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário