quinta-feira, 20 de junho de 2019

O julgamento sobre a suspeição de Sergio Moro na Operação Lava Jato .

Segundo o blog da jornalista Monica Bergamo  na Folha de São Paulo,o STF (Supremo Tribunal Federal) pode adiar o julgamento  sobre a suspeição do ministro Sergio Moro nos processos da Lava Jato,marcado para a terça feira (25).
A jornalista afirma que a pressão é grande no sentido de postergar a analise do caso.No entanto,o blog da jornalista afirma que a decisão só deve ser tomada no dia,e por todos os ministros da segunda turma,que julgará o pedido de habeas corupus apresentado pela defesa de Lula.
A reportagem do blog também  afirma que o habeas corupus foi apresentado no STF antes do escândalo das mensagens de Moro com os procuradores da Lava Jato,revelado pelo site The Intercept Brasil. A jornalista cita na matéria  que um dos pilares da argumentação é o fato ter conversado com emissários de Jair Bolsonaro para integrar o governo dele quando ainda era juiz.
Á você que está me lendo eu digo : Tanto o Código Jurídico quanto a Constituição Federal vigente no Brasil desde 1988 dizem que a venda é um símbolo da imparcialidade: Ou seja caro (a) leitor (a),significa que a justiça não faz qualquer distinção entre aqueles que estão sendo julgados.
Tanto o Código Jurídico quanto a Constituição Federal dizem que a balança  indica total equilíbrio e extrema ponderação na hora de pesar,lado a lado,os argumentos contra e favor dos réus que estão sendo julgados em uma ação penal.  Sendo assim,a imparcialidade do juiz e do órgão julgador é uma garantia individual dada á qualquer cidadão pela Constituição Federal vigente no Brasil desde 1988.
A condenação do ex-presidente Lula ainda gera muita controversa entre advogados e juízes no Brasil,os que são a favor alegam que Lula tem que ser condenado pelo domínio do fato.Os que são contra apontam a falta de provas contra o ex presidente na sentença condenatória. É claro que é preciso comprovar a autenticidade das gravações atribuídas ao ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Operação-Lava Jato,entretanto,se comprovada a veracidade das gravações ,o conteúdo das conversas viola a imparcialidade da justiça,que é garantida tanto pelo conceito jurídico quanto pela constituição federal de qualquer país do mundo.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


Nenhum comentário:

Postar um comentário