Segundo a reportagem de hoje do Portal G1 da Rede Globo,o
americano John B.Goodenough ,o britânico M.Stanley Whittingham e o japonês Akira
Yoshino são os vencedores do Premio Nobel 2019 de Química pelo desenvolvimento
de baterias de íons de lítio,hoje usadas em celulares,notebooks e carros
elétricos .O portal destaca que a descoberta foi feita no começo da década de
1970.
O veiculo afirma,que a academia sueca,anunciou nesta quarta
feira (9),que os cientistas irão dividir,de forma igualitária,o premio de 9
milhões de coroas suecas,o equivalente a cerca de R$ 3,72 milhões.
Á você que está me lendo eu digo : Caro (a) leitor (a):A
história comprova através dos tempos,o quanto o investimento em educação faz
total diferença no desenvolvimento econômico do país.
Após o fim da segunda guerra mundial, o Japão estava
totalmente arrasado a nível econômico. O Japão era uma sociedade feudal
sofisticada com uma alta cultura e tecnologia pré-industrial avançada. O país
era densamente povoado e urbanizado.
O milagre econômico japonês é o nome dado ao fenômeno econômico
que aconteceu no Japão de crescimento econômico recorde após a segunda guerra mundial,
impulsionado primeiramente pela assistência dos Estados Unidos e consolidado
pelo intervencionismo do governo japonês, em particular, por meio de seu
Ministério de Comercio e Indústria.
É claro que esses acordos se deram para impedir o avanço da
União Soviética e da China Comunista sobre esse país. As características distintivas
da economia japonesa durante sua “reconstrução econômica” foram: a estreita
colaboração de empresas, fabricantes, fornecedores, distribuidores e bancos em
grupos chamados Keiretsu,e também os sindicatos de poderosas empresas chamados
de shunto.
Mas, entretanto, o “milagre econômico” japonês continuou
mesmo depois do fim da ocupação
americana no Japão.Mas,entretanto,caro leitor (a): Os governos japoneses
perceberam que a reconstrução econômica do país,passava pelo investimento maciço
em educação,e consequentemente,no capital humano.
Durante todo o processo da sua recuperação econômica pós-segunda
guerra mundial, o Japão sempre investiu em educação, e na qualificação da
população.
“Um dos principais pilares para o ‘milagre econômico” japonês,
foi sem dúvida, o investimento maciço em educação. O investimento na educação
tornou a população japonesa altamente produtiva economicamente, e isso acabou
gerando um altíssimo nível de potencialidade econômica no Japão.
E, mesmo nos dias atuais, o Japão é um dos países que mais
investem em educação, e exatamente por isso, sua população é cada vez mais
produtiva economicamente falando. Talvez, o Brasil deva seguir esse exemplo, pois
a história econômica do Japão mostra o quanto o capital humano é vital para a
produtividade econômica de um país.
E assim caminha a humanidade.
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