quinta-feira, 17 de outubro de 2019

O acordo entre a União Europeias e Reino Unido sobre brexit


De acordo com a matéria de hoje do Jornal Folha de São Paulo,o Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo nesta quinta feira (17) para a saída do país do bloco,dando inicio a uma corrida contra o tempo para aprovar a proposta até 31 de Outubro,data marcada para o brexit.
O jornal afirma,que eram 10:35 hs em Londres (6:35 hs em Brasília),quando o premie Boris Johnson fez o anúncio esperado há meses “Nós temos um acordo que retoma o controle”,escreveu o ministro em uma rede social segundo a Folha.A Folha também afirma que a informação foi confirmada  simultaneamente pelo presidente da Comissão Europeia (o braço executivo da UE),Jean Claude Juncker.
Entretanto, a reportagem da Folha afirma que o projeto tem um longo caminho a percorrer,e há duvidas  se ele terá apoio suficiente para ser confirmado no parlamento britânico,a etapa derradeira.
Á você que está me lendo eu digo: A saída do Reino Unido da União Europeia que é apelidada de brexit. A saída do reino unido da União Europeia tem sido um objetivo político perseguido incessantemente por varias pessoas, grupos de interesses e também partidos políticos, desde 1973,quando o Reino Unido fez seu ingresso na Comunidade Econômica Europeia (CEE).
Sim leitor (a): Em 1975, já havia sido realizado um referendo popular sobre a permanência ou não do Reino Unido na Comunidade Economia Europeia, porém, o resultado foi favorável à permanência. No entanto,novamente o eleitorado britânico foi novamente convocado a decidir sobre permanência ou não do reino unido no bloco europeu,em novo referendo popular em 23 de Junho de 2016. Contudo, dessa vez, o resultado do referendo foi favorável a saída.
No entanto, o brexit pode interferir na economia mundial. Para os países emergentes, que atravessam crises econômicas, no caso o Brasil, a saída do reino unido da união europeia tem a ver diretamente com os interesses brasileiro, uma vez que o Brasil tem parcerias comerciais com os países membros da União Europeia.
O Brexit e a disputa comercial entre China e Estados Unidos, muito provavelmente ditarão os rumos da economia global daqui para frente. E isso inclui os interesses comerciais brasileiros leitor (a).

E assim caminha a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário