sábado, 11 de janeiro de 2020

A medida de aliados de Jair Bolsonaro na contramão do liberalismo.


Segundo a reportagem de hoje do Jornal Folha de São Paulo, apesar do alinhamento a Jair Bolsonaro na pauta dos costumes, aliados do presidente com mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo apresentaram em 2019 uma série de processos de lei que contrariam processos liberais.
Levantamento da Folha com base nas propostas protocoladas por deputados estaduais do PSL – partido ao qual Bolsonaro estava filiado até novembro – mostra que a bancada frequentemente destoa das bandeiras defendidas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Entre os textos, há iniciativas que criam mais despesas para o governo do Estado, pressupõem interferência estatal na iniciativa privada, tem viés assistencialista ou estabelecem privilégios para determinados grupos e categorias profissionais, segundo relata a reportagem da Folha.
A bancada paulista do PSL tem 15 parlamentares e é a maior da casa.A maior parte deles tem o plano de migrar para a nova legenda que Bolsonaro está fundando,a Aliança pelo Brasil,segundo afirma a Folha.
A lista de projetos na Assembleia que se chocam com a pauta liberal de Paulo Guedes é extensa. Inclui, por exemplo, a proposta do deputado Rodrigo Gambale,que obriga os estabelecimentos comerciais de beira de rodovia a oferecer banheiros públicos,segundo afirma a Folha na reportagem.
O mesmo parlamentar é autor de um projeto para proibir comércios da negarem o uso do banheiro para quaisquer pessoas em todo o território paulista, segundo afirma a Folha.
Á você que está me lendo eu digo. A Política(do Grego:) politikos, significa " de, para, ou relacionado a grupos que integram a Pólis ") denomina-se a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; a aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância, segundo o que eu tive no curso de Jornalismo na FIAM.

A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em Pólis (cidades-estado), nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência dos Estados",segundo o que eu estudei na FIAM

O termo política é derivado do grego antigo  (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade- Estado grego. Por extensão, poderia significar tanto cidade- Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana, segundo o que eu estudei na Universidade.

Ou seja: A Política é uma ciência inteiramente intelectual, que abriga uma pluralidade de opiniões vigentes em uma sociedade contemporânea. Portanto, a política requer uma negociação constante, no sentido de eliminar as diferenças de opiniões contemporâneas e intelectuais em nome da governabilidade organizacional.

Na Política contemporânea o exercício do poder está inteiramente ligado a capacidade de negociação, visando a minimização das diferenças das pluralidades de opinião, em nome da governabilidade de um estado ou nação. A política contemporânea sempre vai requerer a capacidade constante da negociação, o que está ligada a capacidade intelectual dos parlamentares, na política contemporânea, o poder se exerce pelo intelecto, e não pelo autoritarismo hierárquico por meio da imposição .  .

E assim caminha a humanidade.

Credito da Imagem :Jornal Folha de São Paulo.

Resultado de imagem para A medida de aliados de Jair Bolsonaro na contramão do liberalismo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário