domingo, 16 de agosto de 2020

A psicanalise da Teoria Instrumental.

A Teoria Instrumental, ou Teoria da Ação Política, diz que as notícias servem a determinados interesses políticos. O Instrumentalismo na Teoria Instrumental é o paradigma dos estudos da parcialidade com o objetivo de verificar a existência ou não de distorções nos textos noticiosos.
Na sua essência psicanalítica, a teoria instrumental afirma que para o jornalismo de esquerda, as notícias são instrumentos para manter o status quo capitalista.
Já no jornalismo de direita, as notícias são utilizadas para questionar o sistema.
O jornalismo Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação (profissional ou não), aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. A mídia jornalística inclui: impressão, televisão, rádio, Internet e, no passado, noticiários.
Será que no conceito puro da psicanálise humana, a teoria instrumental não é a forma do ser humano expressar suas visões de mundo questionando o sistema? Pois no jornalismo, as linhas editoriais não seriam as respectivas formas do comunicador fazer seu público .Mas afinal, o que é a linha editorial ?
A linha editorial é a política organizacional determinada pela direção do veículo de comunicação ou pela diretoria da empresa. A linha editorial determina a lógica pela qual o veículo de comunicação enxerga o mundo, indicando seus valores, apontando seus paradigmas e influência na construção de sua mensagem.
Então quem sabe podemos dizer que as teorias instrumentais são as questões mais íntimas dos jornalistas e de seus respectivos públicos. Pois afinal de contas, todos os seres humanos vivem constantemente questionando todos os tipos de status quo.
Talvez, a teoria instrumental diga que na psicanalise da comunicação social, os jornalistas, os donos dos veículos de comunicação, e principalmente seus respectivos consumidores, alimentam suas próprias teorias instrumentais dentro de si para tentar questionar todo o tipo de verdade absoluta.
A teoria instrumental talvez seja a psicanálise comunicativa mais clara de que os jornalistas e o público sempre irão ter suas próprias teorias instrumentais para questionar as verdades absolutas que lhe são apresentadas.
Será que  a maravilha fascinante da Comunicação Social, não é justamente questionar os modelos de verdades absolutas apresentadas pelo status quo ? Será que os jornalistas e o público não tem seus próprios conceitos de verdade instrumental ? Talvez a psicanálise reflexiva da teoria instrumental nunca tenha fim.
E assim esse jornalista foca se despede de você caro (a) leitor (a): E assim caminha a psicanálise jornalística, não é mesmo ?

E assim segue a humanidade .


Imagem : Site Prezi Next.


TEORIA DA AÇÃO POLÍTICA by Ana Carolina C. dos Anjos on Prezi Next

Nenhum comentário:

Postar um comentário