segunda-feira, 17 de agosto de 2020

A zona sombria na politica brasileira.

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (16), que mostrou aumento na avaliação negativa do Congresso Nacional, foi feita no momento em que o presidente Jair Bolsonaro passou a explicitar o loteamento político de cargos para o Centrão em troca de uma blindagem no Legislativo, segundo o jornalista Gerson Camarotti no seu blog no Portal G1 da Rede Globo.
A prática, conhecida como "toma lá dá cá", se intensificou nos últimos meses, segundo o jornalista.
Segundo o Datafolha, a reprovação ao Congresso subiu de 32% para 37%; a pesquisa mostrou ainda que a avaliação regular caiu de 47% para 43%; a aprovação do Legislativo se manteve estável, passando de 18% para 17%., segundo o relato do comentarista na manhã de hoje, de acordo com o jornalista nesta segunda feira (17).
Segundo o Datafolha, a reprovação ao Congresso subiu de 32% para 37%; a pesquisa mostrou ainda que a avaliação regular caiu de 47% para 43%; a aprovação do Legislativo se manteve estável, passando de 18% para 17%, de acordo com o jornalista.
Essa postura do presidente Bolsonaro mudou em junho, depois que o ex-assessor Fabrício Queiroz foi preso em um imóvel de propriedade do então advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef. Desde então, o presidente passou a evitar ataques ao Supremo e ao Congresso e consolidou sua aliança com o Centrão, segundo o comentarista.
Segundo o Datafolha, a rejeição ao Congresso é maior entre aqueles que tem ensino superior e os que ganham mais de 10 salários mínimos, justamente entre os formadores de opinião que costumam antecipar tendências. Apesar do aumento da avaliação negativa do Congresso, o presidente Bolsonaro conseguiu diminuir sua rejeição e aumentar sua aprovação nesta rodada, principalmente com a influência do auxílio emergencial de R$ 600. , segundo o comentarista da Rede Globo na manhã desta segunda feira.

Á você que está me lendo eu digo : A politica é algo que conduz a organização e a administração de países e estados . A política é a ciência aplicada não somente a assuntos internos das respectivas nações, mas também a assuntos externos. Nos regimes democráticos a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
A negociação é a ciência aplicada em uma organização pluralizada, a negociação visa a minimização das diferenças em nome de uma causa ou bem comum no âmbito coletivo.
A negociata é uma negociação em que existe comprovada trapaça, ou seja, algo suspeito e comprovadamente desonesto. A Operação Lava Jato aniquilou os partidos políticos e a politica como nós conhecemos desde a época da redemocratização. As pessoas passaram a associar a negociação com a negociata.
Contudo, em um país patrimonialista como o Brasil, aonde a separação entre o público e o privado nunca foi muito nítida, sempre existiu uma zona cinzenta para que as negociações se transformassem em grandes negociatas.
O patrimonialismo fica mais nítido com o notório fisiologismo suprapartidário que sempre existiu na politica brasileira. Isso abre espaços para que exista a rejeição a politica e ao Congresso Nacional. Na politica brasileira, as grandes negociatas sempre se misturaram ao fisiologismo nas estruturas governamentais ao longo da nossa história. 
O patrimonialismo brasileira se funde com o fisiologismo, isso faz com que parte da população rejeite o Congresso Nacional.

E assim caminha a humanidade.



Imagem : Site Correio do Povo.


Congresso Nacional gasta R$ 10,8 bilhões por ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário