domingo, 30 de agosto de 2020

O nosso país tão patrimonialista.

A investigação que afastou do cargo o governador do Estado do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC), obteve indícios de um suposto esquema de propina paga a desembargadores da Justiça do Trabalho no Rio de Janeiro, segundo a reportagem de hoje no Jornal Folha de São Paulo.
Para a PGR ( Procuradoria Geral da República), o governador tentou incluir a Secretária da Saúde num esquema pré existente no TRT 1 ( Tribunal Regional do Trabalho na Primeira Região), segundo relato da reportagem da Folha na manhã de hoje.
O esquema que acabou não se concretizando no estado, seria mais um braço de propina á ser explorado pelo governador, segundo a procuradoria, de acordo com o relato da Folha neste domingo (30).
O elo entre o governo fluminense e o tribunal foi , segundo a PGR, o desembargador Marcos Pinto da Cruz, de acordo com a informação da Folha.
O nome do magistrado apareceu no inquérito a partir da delação do ex secretário da saúde Edmar Santos. Segundo ele, o magistrado o procurou para que a pasta pagasse diretamente á Justiça dividas trabalhistas de OSS( Organizações Sociais) que tinham valores a receber do governo, de acordo com a reportagem da Folha.

Á você que está me lendo eu digo :O patrimonialismo é um conceito desenvolvido por Max Weber que refere-se à característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado. Foi comum em praticamente todos os absolutismos.
O monarca gastava as rendas pessoais e as rendas obtidas pelo governo de forma indistinta, ora para assuntos que interessassem apenas a seu uso pessoal (compra de roupas, por exemplo), ora para assuntos de governo (como a construção de uma estrada). Como o termo sugere, o Estado acaba se tornando um patrimônio de seu governante.
O Brasil é considerado uma das dez maiores economias do mundo. Contudo, o nosso país nunca se livrou da cultura patrimonialista herdada do período colonial. Mesmo a modernização industrial nunca tornou o Brasil capaz de separar o público e o privado na administração pública.
Eu nasci no Rio de Janeiro e fico muito triste com a corrupção que tomou conta da minha terra natal nos últimos anos. O sofrimento do povo fluminense mostra a realidade da corrupção suprapartidária quer tomou conta do nosso país. 
Eu fico muito triste pela corrupção ter tomado conta do meu querido Rio de Janeiro. Minha terra natal tem sido muito sofrida com a corrupção destruindo as estruturas fundamentais do estado. 

E assim caminha a humanidade.


Imagem : Wikipédia.


Palácio Guanabara – Wikipédia, a enciclopédia livre





Nenhum comentário:

Postar um comentário