A economia é uma ciência que analisa a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia trabalha basicamente com dois ramos científicos de estudo. A microeconomia, que é uma ciência que estuda comportamentos individuais na atividade econômica. E a macroeconomia, que é uma ciência que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais na atividade econômica.
Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, todo o planeta Terra, segundo o meu irmão Bruno de Oliveira Ribeiro, que é médico.
Em contabilidade nacional, a balança comercial resulta da agregação da balança de bens e de serviços, ambas componentes da balança corrente. A balança comercial registra, portanto, as importações e as exportações de bens entre os países. Quando as importações são menores que as exportações regista-se um superávit na balança, e no caso contrário registra-se um déficit.
A pandemia do novo corona vírus, foi um tombo na economia global. O Brasil já vinha em uma situação econômica extremamente critica, mesmo antes da pandemia chegar ao nosso país. Sim leitor (a) : Antes da pandemia, o Brasil já vinha com mais de dez milhões de desempregados.
A economia global sentiu os efeitos da pandemia. Os países da Europa, Ásia e Oceania, adotaram lockdown para conter a onda de contaminações nos seus respectivos países. Para se você ter uma ideia leitor (a), o dólar está cotado a R$ 5,31 centavos na manhã desta quarta feira (18).
E para piorar. O extremismo xucro do presidente brasileiro, joga contra o Brasil consistente da economia. O presidente brasileiro, impõe um isolamento terrível ao Brasil, devido a sua politica predatória na Amazônia.
A adoração de lockdown pelos países europeus, mostra o quanto o novo corona vírus prejudica a retomada segura da economia. A pandemia gera uma incerteza no mercado global, pois ainda não há uma vacina disponível para controlar a doença
Os partidos de oposição e o congresso nacional, propuseram o auxilio emergencial, não somente para ajudar os trabalhadores, mas também para estimular a economia. O auxilio emergencial, foi um estimulo considerável a atividade econômica no Brasil. As classes populares no Brasil, passaram a consumir em alta escala alimentos e remédios.
Mas, entretanto, o fim do auxilio emergencial, irá piorar o quadro de recessão econômica no Brasil. A Europa, Ásia e Oceania, enfrentam uma segunda onda do novo corona vírus. O lockdown adotados pelos países desses continentes, prejudica a retomada da economia global. A falta de uma vacina segura para o controle da doença, gera uma falta de segurança para a volta segura da atividade econômica.
A balança comercial brasileira registra um déficit muito grande nos tempos de pandemia. A desvalorização do real na frente ao dólar, faz com que os produtores de soja e arroz, optem por exportar a matéria prima para a China, por exemplo. O aumento das exportações, é uma das grandes causas da alta em massa do preços dos arroz e dos alimentos no Brasil.
Caro (a) leitor(a): Você que me acompanha no blog, sabe o quanto eu venho dizendo que só vamos começar a pensar em recuperação econômica a partir de 2023. No momento, só nos resta torcer pela aprovação rápida de um vacina segura. A combalida economia brasileira, necessita de um retomada segura e rápida da economia global. Assim como o Brasil necessita que o presidente Jair Bolsonaro abandone seu extremismo xucro.
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário